terça-feira, 18 de setembro de 2018

Votorantim adota pacote de economia para equilibrar orçamento

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Outras prefeituras da região também adotaram medidas para cortar gastos; é uma maneira de impedir que a administração seja punida Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em Votorantim (SP) o horário de atendimento a população foi reduzido e também teve corte de hora extra — Foto: Reprodução/TV TEM

Prefeituras da região estão tentando cortar gastos e equilibrar o orçamento. É uma maneira de impedir que a administração seja punida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que esse ano completa 18 anos.
Em Votorantim (SP) o horário de atendimento a população foi reduzido e também teve corte de hora extra e outras medidas que começaram a valer nesta segunda-feira (17) para evitar que as contas entrem no vermelho.
A porta da prefeitura abriu no mesmo horário, mas o atendimento só começou às 12h15, os guichês de várias secretarias ficaram fechados a manhã inteira. O aposentado José Barbosa chegou cedo e precisou esperar.
Quem precisava resolver pendências com algum serviço público municipal teve que esperar um pouco mais nesta segunda-feira. A Neuza de Faria e o marido foram bem cedo tentar falar com alguém no gabinete do prefeito, mas estava tudo fechado.
O pacote de economia que a Prefeitura de Votorantim adotou começou a valer agora e vai ser esticado até o dia 31 de dezembro. Nesses três meses e meio a prefeitura garante que vai poupar dois milhões de reais.
"Energia elétrica, água, telefone, são os mais básicos. Enfim, tudo aquilo do dia-a-dia vai ser economizado. Em um universo de 2.800 funcionários é um dinheiro significativo", afirma o Secretário de Governo, Carlos Laino.
Outra medida também afeta diretamente o trabalho dos servidores. Eles estão proibidos de participar de cursos, seminários, congressos e todo tipo de evento que a prefeitura teria que custear as despesas.
A frota da prefeitura só vai rodar de segunda a sexta-feira e até as 18h. Aos finais de semana e feriados os carros da prefeitura só vão circular nas ruas em casos emergenciais e com a autorização do prefeito.
As novas regras também afetam o horário de trabalho dos funcionários públicos. Antes eles entravam às 8h, mas agora a entrada é às 12h. E eles estão proibidos de fazer hora extra, que só serão permitidas com autorização.
O horário nos postos de saúde e nas escolas não sofreu alteração.

Região

Outras prefeituras da região também adotaram medidas para reduzir os custos.

Prefeitura de Itu
Corte de cargos comissionados;
Revisão de contratos;
Hora-extra supervisionada;
Atendimento normal;

Prefeitura de Araçariguama

Criado Comitê de gerenciamento e contenção de gastos;
Expediente das 9h às 16h;
Serviços de transporte: urgência e emergência;
Contenção de consumo de energia elétrica e água;
Redução de cargos comissionados em 30%;

Prefeitura de Sorocaba

Corte de hora-extra;
Suspensão de licença-prêmio;
Corte ou renegociação de aluguel;
Uso consciente de água e luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim