O governo federal divulgou nesta segunda-feira (03) que o município de Votorantim obteve a nota de 6.6 e atingiu a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população. O levantamento foi realizado em 2017 e analisou os alunos dos 5º anos das escolas municipais da cidade.
De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, o resultado positivo é um reflexo do trabalho dos professores, os quais vêm desenvolvendo projetos de leitura e escrita nas salas de aula, entre outras atividades pedagógicas. "Gostaria de parabenizar os educadores pela dedicação e empenho. Vamos continuar priorizando a educação em nossa cidade, desde a valorização do aluno até as ações de capacitação e formação contínuas de professores, coordenadores e gestores escolares", ressaltou.
Além disso, conforme destacou o secretário de Educação, Tiago Araújo, a cidade possui professores de alto nível e o índice atingido demonstra o esforço dos educadores, que desejam que os alunos avancem. "Também é um reflexo do trabalho dos supervisores de ensino, dos professores da oficina pedagógica e do departamento pedagógico", frisou.
Entre as escolas municipais, destacaram-se a Emef "Walter Rocha Camargo", com nota 7.2; Emeief "Gilberto Santos", com 7.1; Emeief "Betty de Souza Oliveira", com 7.0 e Emeief "Antônio Marciano", também com 7.0. A média do Estado de São Paulo foi de 6.5.
O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, como a Prova Brasil.
Jornalista: Lucas Spirim
A.I. PMV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.