sábado, 29 de setembro de 2018

Votorantim é premiada ao obter 100% de cura no tratamento da tuberculose

Desde 2008 cidade não recebia o certificado estadual de qualidade nas ações contra a doença

Após dez anos, o município de Votorantim volta a receber o certificado de "Qualidade nas ações de combate da tuberculose" oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. No último ano de avaliação, 100% dos pacientes tratados evoluíram para a cura.
O prefeito Fernando de Oliveira Souza recebeu nesta quinta-feira o certificado das mãos do secretário da Saúde, Junior Silveira. "É o reconhecimento de que nosso trabalho está sendo executado com muita atenção e responsabilidade", ressalta o prefeito.
De acordo com o titular da pasta, Junior Silveira, a apuração foi realizada em agosto de 2018. Ele explica ainda que outra meta atingida, foi que que 92% dos pacientes realizaram o teste para o HIV, quando o estipulado é 90%. "Isso mostra o empenho da nossa equipe no tratamento e a busca da cura", diz.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nesse período a cidade teve 36 casos confirmados de tuberculose. Destes 27 receberam os últimos acompanhamentos que evoluíram para cura. Ao suspeitar dos sintomas o paciente pode procurar por uma das unidades de saúde da cidade. Após o exame analisado e confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, o paciente é encaminhado ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O tratamento tem a duração de seis meses e os medicamentos são oferecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.
O Serviço de Atendimento Especializado fica na rua João Alarcon, 50, no Jardim Icatu e atende das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone (15) 3343-2740.

Jornalista: André Reis
Foto: Marcos Ferreira
A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Cultura Votorantim