terça-feira, 9 de outubro de 2018

Comerciantes pedem a Ita a remoção dos semáforos da Luiz do Patrocino Fernandes


 

O conjunto semafórico implantado recentemente na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, Centro, tem desagradado a pedestres, motoristas e população em geral. Tanto que os comerciantes da localidade estão colhendo assinaturas para pedir a remoção dos sinais existentes nos dois sentidos da via e ainda na rotatória com a avenida Reverendo José Manoel da Conceição.

O documento, que já possui cerca de 300 assinaturas, foi citado na sessão desta terça-feira (9) pelo vereador Adeilton dos Santos (PPS), o Ita. Ele, inclusive, é o autor do requerimento – aprovado por unanimidade – que pede explicações à Prefeitura de Votorantim sobre a obra viária.

A empresária Andreia Kuwabara conta que as vendas do posto de combustíveis que mantém na avenida há 17 anos despencaram depois que os semáforos foram ali instalados. "Agora ficou difícil entrar e sair do posto", explica.

Além disso, ela conta que alguns motoristas têm procurado desviar por dentro do próprio posto. Andreia teme que pedestres possam ser atropelados por causa de apressados. "Vai gerar um problema sério e eu quero saber quem será o responsável por isso", afirma. "A gente não quer que haja mortes dentro do posto e em lugar nenhum."

O também empresário Yutaka Kuwabara sugere que a prefeitura remova os semáforos e, para conter a velocidade dos veículos que trafegam pela via, implante lombotravessias. Ele se comprometeu até mesmo a fornecer a massa asfáltica para a obra caso a sugestão seja acatada.

Ouvir a população

Ita, que esteve pessoalmente na avenida, acredita que o Poder Público se equivocou ao não ouvir a população sobre a necessidade da realização da obra. No entanto, considera normal a retirada dos semáforos caso fique comprovado que os resultados previstos não foram alcançados. "Não deu certo pode e deve voltar atrás sem problema nenhum", ressalta.

Aprovado de forma unânime, o requerimento do vereador Ita será agora encaminhado ao conhecimento do prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM). "Nossa intenção não é criticá-lo [referindo-se ao prefeito], pois entendemos que ele agiu com as melhores intenções, mas certas decisões precisam ser revistas", diz.

No requerimento, o parlamentar do PPS faz os seguintes questionamentos: após a implantação dos semáforos foi realizado algum estudo técnico para avaliar a real necessidade desta benfeitoria? É necessário mesmo manter esses semáforos em funcionamento? A prefeitura já foi informada da ocorrência de acidentes no local?

Manifestações no plenário

O tema levantado na sessão desta terça-feira (9) por Ita rendeu. Outros parlamentares da Casa pediram a palavra, entre eles, José Cláudio Pereira (PT), o Zelão. Ele revelou que também recebeu reclamações referentes ao conjunto semafórico e que, somente na semana passada, presenciou dois acidentes no local.

Heber Martins (PDT) sugeriu que Ita questionasse a prefeitura, por meio do requerimento apresentado e aprovado, qual o valor investido na obra viária. "Isso é dinheiro público jogado fora, mas é preciso ter a humildade de reconhecer que esta obra não deu certo", complementa Fabíola Alves (PSDB).

Mauro dos Materiais (PTB), por sua vez, disse que o vereador – não citou o nome – que solicitou a implantação do conjunto semafórico deve se reunir com o setor competente da prefeitura e, agora, pedir a retirada. "Apesar de fazer parte da base de sustentação do prefeito na Câmara, eu não tenho medo de falar o que está errado e cobrar", afirma Ita. "O que estamos fazendo é abraçando a causa dos nossos comerciantes", finaliza.

Assessoria vereador Ita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim