quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Comissão visita o Palmeirinha em busca de solução para o problema do esgoto a céu aberto

A comissão de vereadores formada para avaliar e dar uma resolução ao esgoto que corre a céu aberto no Palmeirinha, bairro Itapeva, vai à comunidade, na manhã desta quinta-feira (11), para definir quando o problema, finalmente, será solucionado. Representantes da concessionária Águas de Votorantim, do Poder Público e da Agerv (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Votorantim) vão acompanhar a visita.

O comerciante Michael Costa Soares, 27 anos, que mantém um mercado na rua Antônio Antunes de Assis, 120, conta que o problema se arrasta há pelo menos dois anos. Segundo ele, além de mau cheiro, o esgoto invade as casas e traz risco à saúde, principalmente, das crianças.

O gerente de operações da Águas de Votorantim, Airton Brun, e a advogada Erica Veloso explicaram que a concessionária ainda não fez a manutenção na rede, pois há uma recomendação do MP (Ministério Público) dando conta de que nenhuma benfeitoria deve ser realizada em áreas invadidas do município.

Os vereadores, no entanto, ressaltaram que a intervenção deve ser executada como medida de urgência e prometeram dar todo respaldo à empresa. Eles vão ao Palmeirinha para registrar o problema em fotos e vídeos e encaminhar ao MP, caso seja necessário.

O presidente da comissão, Pastor Luiz Carlos dos Santos (PSL), defende a execução da obra. "Nos já estivemos lá e vimos crianças pisando no esgoto", justifica. Por sua vez, Alisson Andrei Pereira de Camargo (MDB), o Lilo, lembrou que em abril do ano passado apresentou ofício pedindo o desentupimento da rede de esgoto do local e até agora nada foi feito.

José Cláudio Pereira (PT), o Zelão, ressaltou que a rede foi construída pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em 2010 e a falta de manutenção foi a causa do problema. Ele também culpou a atual administração pela reocupação da área. "Hoje temos cerca de 300 famílias morando naquele local", aponta.

Para Adeilton dos Santos (PPS), o Ita, a prefeitura deve mandar representantes da Secretaria Municipal de Saúde para acompanhar a visita. Ele, inclusive, é autor de ofício que pede autorização da Administração Pública para que a concessionária possa realizar os reparos necessários.

Fabíola Alves (PSDB) e Luciano Silva (sem partido) também foram representados na reunião desta quarta, que teve as participações ainda de membros a Agerv, como Antônio Carlos Domingues da Cruz (presidente), Adilson de Aro (diretor técnico operacional) e Gabriel Rangel (advogado).


Assessoria vereador Ita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim