terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mais de 1,5 mil urnas estão lacradas e prontas para serem distribuídas em Sorocaba

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

No próximo domingo (7), cerca de 460 mil eleitores devem ir às urnas na cidade. Em todo o país são 147 milhões de pessoas aptas a votar.

Nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, eleitores de sete municípios vão votar exclusivamente pela biometria — Foto: Reprodução/TV TEM

No próximo domingo (7), cerca de 147 milhões de brasileiros são esperados para votar em todo o país. Só em Sorocaba (SP) são 458.748, segundo a Justiça Eleitoral. Para atender a esse público, as 1.560 urnas que serão utilizadas já estão lacradas e preparadas para serem distribuídas nas escolas.

Na sexta-feira (5), as urnas de Sorocaba serão distribuídas nas escolas por cerca de 80 pessoas da equipe de apoio do cartório eleitoral da cidade.

A ordem de votação para as eleições gerais é a seguinte: um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, um governador e um presidente.

O chefe de cartório eleitoral da cidade, João Lima, explicou à TV TEM que é importante que o eleitor leve uma "cola" com as anotações dos números dos candidatos escolhidos.

"Com a colinha, o tempo estimado de votação na cabine é de um minuto e 10 segundos, no máximo."
É necessário levar documento oficial de identificação com foto, como RG ou carteira de trabalho. Para o eleitor que cadastrou a biometria, outra opção é o e-título, que valerá como documento de identificação para os biometrizados.

Nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, eleitores de sete municípios vão votar exclusivamente pela biometria.

Em cinco cidades do Estado de São Paulo foram registrados os maiores cancelamentos de títulos em razão do cadastramento biométrico, entre elas estão Sorocaba, Votorantim e Várzea Paulista.

O chefe do cartório também explica que, após digitar o número do título de eleitor, o mesário solicita ao cidadão que posicione o dedo no leitor biométrico para identificação.

Caso não haja a identificação biométrica por até quatro tentativas, serão feitos questionamentos e então o presidente da zona eleitoral poderá autorizar o eleitor a votar.

O chefe de cartório ressalta que o eleitor não é autorizado a levar celulares, filmadoras ou câmeras fotográficas na cabine de votação.

"No momento em que o eleitor se dirige à cabine de votação deve deixar o celular na mesa do mesário ou desligá-lo. Não pode levar para que seja evitada a quebra de sigilo do voto."


Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/eleicoes/2018/noticia/2018/10/02/mais-de-15-mil-urnas-usadas-nas-eleicoes-em-sorocaba-estao-lacradas-e-prontas-para-serem-distribuidas.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim