domingo, 4 de novembro de 2018

Mãe de adolescente morta pelo ex-namorado faz desabafo em vídeo: 'Justiça falhou mais uma vez'

Por Aline Albuquerque*, G1 Sorocaba e Jundiaí

No vídeo, a mulher lembra que Jackson Silva dos Santos, de 21 anos, chegou a se apresentar na delegacia de Votorantim e confessou o crime, mas foi liberado pela lei eleitoral.


Geovanna Crislaine Soares da Silva, de 17 anos, foi morta pelo ex-namorado em Sorocaba — Foto: Arquivo Pessoal

A mãe da jovem de 17 anos assassinada a facadas pelo ex-namorado publicou um vídeo de apelo nas redes sociais nesta sexta-feira (2) pedindo justiça. Geovanna Crislaine Soares da Silva foi encontrada morta no dia 27 de outubro, em uma estrada do bairro Caputera, em Sorocaba (SP).

No vídeo, Cristina Aparecida Soares Barbosa lembra que o ex-namorado da filha, Jackson Silva dos Santos, de 21 anos, chegou a se apresentar na delegacia de Votorantim (SP), no domingo (28), onde confessou o crime, mas foi liberado pela lei eleitoral.

"Como é que pode? Que lei é essa? Quantas 'Geovannas' ainda vão ser assassinadas? Ele se apresentou, mas a Justiça, infelizmente, falhou mais uma vez."
Ao G1, a mãe declarou estar indignada, pois, mesmo após o suspeito ter confessado o crime e o período eleitoral ter terminado, Jackson continua em liberdade. Segundo Cristina, o relacionamento de três anos entre o casal teria acabado há dois meses, mas o rapaz não aceitava o fim.

"Um ciúmes doentio que acabou com a vida da minha família e da minha filha", disse.
Cristina teme que o homem continue em liberdade até a data do julgamento do crime, que ainda não foi marcada.
Confissão à polícia
O delegado Gilberto Montenegro afirmou que Jackson compareceu à delegacia acompanhado da família, confessou o crime e foi liberado, já que não poderia ficar preso por conta do período eleitoral.

Ainda segundo o delegado, o jovem foi indiciado por homicídio com qualificadora em feminicídio e terá o pedido de prisão decretada, tornando-se procurado pela polícia.

Em depoimento à polícia, Jackson contou que foi buscar Geovanna no trabalho e os dois acabaram discutindo. No entanto, em determinado momento, a vítima jogou o celular para fora do carro por conta de uma crise de ciúme do suspeito e foi esfaqueada.

Segundo o registro, outro homem que passava pela rua pediu para que ele parasse com a agressão. Jackson saiu correndo e soube da morte de Geovanna por conhecidos. Ele afirmou estar arrependido à polícia.

Lei eleitoral
De acordo com a Lei 4737/65, nenhum eleitor pode ser preso ou detido nos cinco dias anteriores ao segundo turno das eleições 2018 ou 48 horas depois do encerramento da votação.

A exceção ocorre apenas em casos de flagrante delito e se houver sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

A determinação que deixou Jackson livre mesmo após confessar o crime está prevista no artigo 236 do Código Eleitoral.

'Escondido por um tempo'
Segundo a Polícia Militar, os policiais encontraram os documentos do suspeito dentro do veículo que estava próximo ao corpo da vítima. Eles foram até o endereço que constava na CNH do suspeito, mas não o encontraram em casa.

De acordo com as informações do boletim de ocorrência, o irmão de Jackson declarou à polícia que recebeu uma ligação dele dizendo que precisaria ficar "escondido por um tempo", sem informar o motivo.

Distância da família
Em entrevista ao G1, uma prima da vítima, Jéssica Bezerra da Silva, disse que Geovanna era carinhosa e sofria com o ciúme possessivo do rapaz. De acordo com a prima, a jovem se distanciou da família durante o tempo em que namorou Jackson.

"Ele não deixava ela conviver muito com a gente, mas dói saber o modo que ela foi assassinada. Uma criança meiga, sempre carinhosa...é inexplicável."

O corpo da adolescente foi velado em Votorantim e enterrado no Cemitério São João Batista, no dia 29 de outubro.

*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku.

Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/11/04/mae-de-adolescente-morta-pelo-ex-namorado-faz-apelo-em-video-justica-falhou-mais-uma-vez.ghtml

Jackson Silva dos Santos e Geovanna Crislaine Soares da Silva namoraram durante três anos — Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim