domingo, 18 de novembro de 2018

Maria Fumaça volta a apitar nos trilhos de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul

O passeio mensal da antiga Locomotiva 58 a vapor, que aconteceu mais uma vez ontem, voltou a atrair adultos e crianças — que retiraram 360 ingressos antecipadamente para seis viagens, realizadas entre a estação Paula Souza e o bairro Vila Assis. O passeio é promovido pela Associação Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, juntamente com a Prefeitura. Em dezembro, a Locomotiva funcionará nos dias 15 e 16. A data para a retirada dos ingressos será anunciada próximo aos passeios.

O presidente da Associação, Eric Mantuan, explicou que a ideia de funcionar a Maria Fumaça uma vez por mês “faz parte da operação experimental para o trem turístico, visando dimensionar a demanda de passageiros para um futuro passeio até Votorantim, bem como identificar os pontos que precisam ser corrigidos, além de difundir a proposta do trem como produto cultural, histórico e educativo”. Ele disse também saber da grande procura que existe por parte do público, e comentou que a partir de janeiro do próximo ano, tanto a oferta de lugares como a distribuição de ingressos, financiados pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), deverão ser revistos. A partir desse estudo, conforme disse, se chegará a um indicador mais real da procura pelo passeio. A reportagem inclusive recebeu várias reclamações, de pessoas interessadas em participar do passeio, sobre a dificuldade em se retirar o ingresso — tendo em vista que, mesmo a distribuição começando a partir das 8h, a fila de interessados tem começado a se formar a partir das 5h.

Entusiasmo
Durante todo percurso, que leva aproximadamente meia hora, a reportagem constatou o entusiasmo não apenas dos viajantes, como de quem estava nas ruas e se deparava com a Locomotiva. Eram motoristas que buzinavam, pessoas que acenavam e outros que até faziam foto.

A justificativa para essa atenção toda é dada pelos passageiros, que entendem que o trem significa recordação para os mais antigos — e novidade para os jovens, especialmente para as crianças. Prova disso é que tanto Marina, de 3 anos, e sua mãe Larissa Alves Deppmann Gonçalves, natural do Espírito Santo, andaram pela primeira vez de trem no dia de ontem. Já o marido, o funcionário público estadual Tiago Deppmann Albuquerque, que é sorocabano, contou já ter andado acompanhado do avô.

Maria Fumaça volta a apitar nos trilhos de SorocabaO aposentado Milton levou o neto Miguel para o 
O aposentado Milton Pires de Almeida, que se orgulha de ter andado muito de trem, levou pela segunda vez no passeio o neto Miguel, de 4 anos. Perguntado do que mais gosta, o menino respondeu “da Maria Fumaça”. Para o tempo na fila passasse mais rápido, voluntários da Associação realizaram pintura facial nas crianças, sempre com temática ferroviária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim