Médicos têm até 14 de dezembro para se apresentar no município escolhido e entregar todos os documentos exigidos no edital.
UBS do Wanel Ville, em Sorocaba, é uma das que não vai mais ser atendida por médicos cubanos — Foto: Eduardo Rodrigues/TV TEM
As vagas do novo edital do Mais Médicos já foram preenchidas nas regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP). Segundo o Ministério da Saúde, foram 74 vagas abertas para os 14 municípios.
O Ministério anunciou nesta segunda-feira (26) que 97,2% das vagas do novo edital já foram preenchidas no país. Os médicos têm até 14 de dezembro para se apresentar no município escolhido e entregar todos os documentos exigidos no edital.Em Jundiaí, três vagas foram preenchidas. A prefeitura aguarda a apresentação dos médicos para validar os documentos.
Em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, as 10 vagas de cada cidade também já foram preenchidas. As prefeituras aguardam a apresentação dos médicos e a validação dos documentos.
Em Itupeva, cinco vagas estão reservadas para que os médicos cadastrados também entreguem os documentos necessários.
Já em Sorocaba, as 20 vagas disponíveis foram preenchidas e a prefeitura espera a liberação do Ministério da Saúde para designar os locais de trabalho dos novos médicos.
As outras cidades da região não responderam aos questionamentos da TV TEM. A previsão de chegada dos novos profissionais é a partir da próxima semana.
As inscrições vão até o dia 7 de dezembro pelo site, que chegou a apresentar instabilidade nos primeiros dias de abertura para cadastramento.
Na região
A TV TEM fez um levantamento sobre os números de médicos cubanos na região:
Araçoiaba da Serra: quatro médicos cubanos atendiam no Posto de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
Capela do Alto: duas médicas cubanas. Uma atendia na UBS do Jardim Nova Capela e outra na UBS Distrito do Porto;
Piedade: dois cubanos trabalhavam nos programas estratégia saúde da família dos bairros Miguel Russo e Dos Leites;
Salto: três médicas cubanas atuavam nos postos do Jardim Saltense, São Gabriel e Santa Cruz;
Sorocaba: 18 médicos cubanos atuavam em unidades de saúde.
O edital também compreende vagas para médicos em outras cidades da região que não responderam aos questionamentos:
Cabreúva: sete vagas;
Campo Limpo Paulista: 10 vagas;
Iperó: uma vaga;
Itupeva: cinco vagas;
Jundiaí: três vagas;
Salto de Pirapora: três vagas;
São Roque: uma vaga;
Várzea Paulista: 10 vagas;
Votorantim: uma vaga.
Mais vagas após saída de cubanos
O Ministério da Saúde abriu 8.517 vagas em quase três mil municípios e 34 distritos indígenas após Cuba anunciar a saída do programa no último dia 14, alegando declarações 'ameaçadoras' do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.