quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Votoraty anuncia retorno pelas categorias de base

Jornal Cruzeiro do Sul

Depois de oito anos desde sua última partida oficial, o Votoraty Futebol Clube anunciou o seu retorno à cidade de origem e às competições. Com o projeto de iniciar os trabalhos a partir das categorias de base — inclusive com participação confirmada na Copa Brasil de Futebol Sub-15, que acontece em Votorantim entre 17 e 27 de janeiro de 2019 –, o clube pretende reiniciar a caminhada até retomar o nível profissional. Por ora, o clube trabalha com a captação de atletas para as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, mas sonha alto até mesmo com a construção de um novo estádio na Capital do Cimento.

O retorno às origens partiu da compra da marca Votoraty pelo empresário paulistano Rubens Calil, que atua no ramo da construção civil. Como novo presidente do clube, ele adquiriu no ano passado o nome junto a um grupo que já havia trazido a marca de Ribeirão Preto, para onde fora vendido em 2010. E diz ter equacionado a maior parte das dívidas com investimento de próprio punho junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), retomando as atividades do clube que se encontrava inativo há sete anos.

“Sabemos que o time passou na mão de vários donos recentemente, que já ameaçaram voltar várias vezes, então preferimos não fazer muito barulho desde o começo do ano passado, para voltarmos consistentes agora”, disse o novo mandatário em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (28), no estádio Rui Costa Rodrigues. O espaço, aliás, foi cedido para as atividades da equipe em parceria com o projeto Craque do Amanhã, que já ocupa o local.

Sem estabelecer uma data para a volta do time profissional (categoria em que precisará iniciar na segunda divisão paulista que, na prática, equivale à quarta e última), Calil explica que a motivação por trás do retorno do clube é a torcida votorantinense. “Se não tiver gente para encher o estádio, não tem viabilidade. Estamos cientes dessa responsabilidade e está sendo feito um trabalho com os pés no chão”, diz. Ele espera que o clube possa voltar a mexer com a torcida da cidade, que ficou “órfã” desde a migração para Ribeirão Preto. “A paixão existe, só está adormecida. Precisamos despertar o torcedor. É claro que ele vai estar um pouco incrédulo, mas mostrando resultado a confiança volta.”

A comissão técnica já recrutada é formada por ex-atletas da região, todos com nome no esporte. Tratam-se de Brasília, Dinei (ambos com passagem por São Bento e Atlético Sorocaba), Paulão, Mona (dois defensores nascidos em Votorantim que jogaram pelo São Paulo na década de 1990) e o técnico Geraldo Meira, que coordenará os trabalhos.

Segundo ele, o Votoraty já trabalha na escolha de talentos da região para integrar a base do clube e disputar a Copinha. Além do Votoraty, a cidade contará com uma seleção de jogadores, que tradicionalmente participa do torneio.

Ascensão foi interrompida por mudança para Ribeirão
Fundado em 2005, o Votoraty teve uma ascensão meteórica no futebol paulista: logo em sua estreia, venceu o Campeonato Paulista Sub-20 e em seguida conquistou uma vaga na Série A3 do Estadual, divisão da qual foi campeão em 2009 sob o comando de Fernando Diniz.

Naquele mesmo ano, além do acesso à A2, a equipe conquistaria ainda a Copa Paulista, o que lhe garantiu vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2010. Na competição, após eliminar o Treze-PB, o Votoraty caiu para o Grêmio com uma derrota por 1 a 0 no estádio Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim, forçando o jogo da volta, que os gaúchos venceriam por 3 a 0 no Olímpico, naquela que seria a última partida do clube.

Ainda em 2010, o Votoraty, que já havia sido comprado por um grupo de Ribeirão Preto, se mudou para aquela cidade. À época, uma empresa que administrava o Comercial fez uma parceria com o grupo detentor dos direitos do Tigre, mascote adotado para o clube, e, como o time nativo de Ribeirão havia fracassado na missão de conseguir o acesso da A3 para a A2, ficando em quinto lugar, os donos do Votoraty resolveram retirá-lo da competição, abrindo assim uma vaga que beneficiou justamente o Comercial.

Há três anos o clube chegou a voltar para a região e ter anúncios de que voltaria com as atividades, o que nunca aconteceu. Neste novo retorno, foram mantidos o escudo e hino do Votoraty, que já conta inclusive com patrocínio máster para a disputa da Copinha, em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim