Luciana Lopez
Havia um vereador a mais no plenário
Foto: Luciana Lopez
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Votorantim, ocorrida na tarde desta quarta-feira (19), foi marcada por discussões e gritarias.
A eleição considerada oficial pelo presidente da Câmara, Bruno Martins (sem partido), contou com a presença do vereador Gaguinho (DEM), que voltou antes de terminar sua licença para tratar de assuntos particulares e somente a partir desta quinta-feira (20) irá cumprir suspensão de 30 dias, determinada pela Comissão de Ética e Decoro parlamentar. Desta maneira, o presidente destituiu o vereador Pastor Tonhão (DEM) da suplência.
Duas chapas foram inscritas, uma liderada pelo vereador Lilo (MDB) – Chapa 1, e outra pela Fabíola Alves (PSDB) – Chapa 2. Sob muitos protestos dos vereadores que apoiavam a Chapa 2, a Chapa 1 venceu as eleições. A chapa é composta por Lilo como presidente; Zelão (PT), vice-presidente; Bruno Martins, primeiro-secretário e Luciano Silva, segundo-secretário, e ainda contou com os votos do vereador Dr. Adalberto (PDT) e Gaguinho (DEM), totalizando 6 votos.
Sob grande tumulto, essa sessão foi finalizada. Momento em que o áudio foi cortado, funcionários que secretariam a sessão deixaram o plenário e até a energia elétrica foi cortada, sendo restabelecida parcialmente.
A confusão prosseguiu por vários minutos. Vereadores apoiadores da Chapa 2 continuaram no plenário para fazer uma nova eleição, desta vez comandada pela Mesa Diretora, através do primeiro-secretário Pastor Luiz Carlos (PSL) e do segundo-secretário, vereador Ita (PPS), que também redigiu a ATA, já que não havia servidor no local para essa função. Pastor Dr. Luiz Carlos alegou que “por se tratar de uma sessão única, ou seja, não ordinária, quem deve comandar a sessão é a Mesa Diretora e não somente o presidente”.
Durante essa nova formação, o áudio foi restabelecido e cortado várias vezes por assessores legislativos, tendo inclusive a Polícia Militar precisado apartar briga.
A maior parte da plateia permaneceu no plenário. Uma nova votação foi feita, desta vez com a presença do vereador Pastor Tonhão (DEM). Vereadores integrantes e apoiadores da Chapa 1 não retornaram ao plenário. Os seis vereadores presentes: Pastor Luiz Carlos, Ita, Fabíola, Pastor Tonhão, Mauro do Materiais (PTB) e Pissinato (PPS) votaram na chapa encabeçada pela vereadora Fabíola Alves (Chapa 2), que além dela como presidente, conta com Ita como vice-presidente, Pissinato como primeiro-secretário e Mauro do Materiais como segundo-secretário.
Após a sessão, vereadores da Chapa 2 foram à Delegacia Central de Votorantim para registrar boletim de Ocorrência e informaram que pretendem questionar a primeira votação na Justiça.
A reportagem completa e com mais detalhes será publicada na Gazeta de Votorantim do próximo sábado (22).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.