terça-feira, 20 de março de 2018

Suspeito é preso por feminicídio, no caso da jovem morta na represa

Gazeta de Votorantim
Luiz Fernando Moura
(programa de estágio)

Ele ainda é acusado de outros crimes

 Reprodução TV Votorantim


Foi preso na manhã desta terça-feira (20), em Votorantim, o suspeito pela morte da jovem Juliana Jovino, 24 anos, que foi encontrada morta na represa de Itupararanga no último Natal (25/12).

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Gilberto Montenegro Costa Filho, depois de juntar todas as provas relacionadas ao crime foi possível fazer o pedido de prisão temporária, na qual, o suspeito ficará por 30 dias. “Nós tivemos, pelo menos, uns quatro suspeitos que foram investigados além do C.R.N., 33 anos, mas todos comprovaram não ter relação com a morte dela”.

Em depoimento, C. contou ter saído de um churrasco com a Juliana e que ela havia consumido drogas por conta própria.  “Contou que tinham ido para a casa dele ter relação sexual. A filha dela, de dois anos, teria ficado no quintal brincando e que antes de terem tido relação, Juliana passou mal”, diz o delegado.  Além disso, relatou que ficou por aproximadamente uma hora com a jovem inconsciente e chegou à conclusão de que havia morrido.

C. disse que ficou “desesperado e sem saber o que fazer”, colocou a criança no banco da frente e Juliana na parte de trás. “Ele disse que levou primeiro a criança para Sorocaba e a abandonou em uma rua e depois foi até a represa, colocando-a na água”, conta Gilberto.

Nas investigações, o delegado ouviu testemunhas que disseram que se ele tinha fornecido os entorpecentes para a jovem e comprado com o dinheiro dele. “Diante do que as testemunhas falaram, ele acabou confessando detalhadamente como forneceu a droga para ela e disse que não a socorreu justamente para que não descobrissem que ele tinha fornecido as drogas”, relatou o delegado.

Segundo a irmã da vítima, Vera Lucia Jovino, 30 anos, a família já sabia do envolvimento da moça no consumo da maconha. “Era bem rara as vezes em que ela usava. Quando conversamos com o delegado, dissemos que não sabíamos do uso da cocaína por não ter certeza”, comenta.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa da morte foi asfixia por afogamento, fazendo com que seja caracterizado como crime qualificado. Além disso, no laudo do exame toxicológico, não foi encontrado álcool no sangue da jovem, porém, uma quantia mínima de substancias da cocaína estava presente, concluindo que a vítima não morreu por overdose.

Foi mencionado pelo delegado que houve uma investigação para saber se a criança presenciou a morte da mãe, o que segundo C., não havia acontecido. “Ele disse que primeiro deixou a criança em Sorocaba e depois levou a Juliana para a represa, mas nós não acreditamos nisso. Conversamos com a família, e uma das coisas que foi falado é que um certo dia a criança estava tristonha, sentindo falta da mãe e disseram para a criança que a mamãe estava no céu, e surpreendentemente ela respondeu “não, a mamãe não está no céu, ela está na água. O tio do carro vermelho colocou ela na água”, relata Gilberto.

C. está sendo acusado pelo crime de homicídio doloso qualificado, sendo suas qualificantes por tráfico de drogas privilegiado, omissão de socorro, feminicídio, afogamento e meio que impossibilita a defesa da vítima. A família espera que a Justiça o condene “para que ele cumpra o tempo que vai ser determinado respondendo pelos atos dele”.

 

Relembre o caso

 

O corpo de Juliana Jovino foi encontrado boiando na represa de Itupararanga apenas com roupas íntimas e não registrava sinais de violência.

A família contou que no domingo (24), a moça tinha saído de sua casa, no bairro Nova Esperança, em Sorocaba, junto com a sua filha de dois anos, informando que passaria o Natal na casa de uma amiga. Pessoas que estavam no local informaram à polícia que viram ela saindo da casa da amiga com um rapaz e a criança.

A menina foi encontrada apenas de fralda próxima a uma árvore, no bairro Jardim Eldorado, em Sorocaba, pela manhã da segunda-feira (25). Familiares a identificaram após uma publicação feita nas mídias sociais. 

O homem que foi visto com a moça compareceu no 2º Distrito Policial da cidade 15 dias após a morte dela para confessar sua participação no episódio criminal. 

Na ocasião, C. R. N., 33 anos, informou que no dia do ocorrido eles haviam feito uso de drogas e bebida alcoólica, quando a moça teria começado a passar mal e ficado roxa. Sem saber o que fazer e embriagado, ele disse que deixou a criança no bairro Jardim Eldorado e horas depois foi até a represa de Itupararanga, deixando o corpo da mulher desacordado na água, achando que ela estava morta. O laudo inicial apontou que ela morreu afogada. (supervisão: Luciana Lopez)

 

Chuva forte causa transtornos nas regiões de Sorocaba e Jundiaí

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Morador registrou queda de árvore dentro de estacionamento de shopping na Vila Artura (Foto: Joab Clemente/Arquivo pessoal)


Houve queda de muro, inundações e destelhamento de casa em Sorocaba. Milhares de moradores ficaram sem energia elétrica.
A forte chuva que atingiu as regiões de Sorocaba (SP) e Jundiaí no fim da tarde desta terça-feira (20) causou alagamentos, queda de árvores e muro, e falta de energia elétrica.
De acordo com a CPFL Piratininga, 37 mil moradores de Sorocaba e Votorantim ficaram sem energia elétrica.
Em Araçariguama, 800 clientes tiveram o serviço interrompido por conta do temporal, e 8 mil moradores de Jundiaí foram afetados pelo problema. Técnicos trabalham para reestabelecer o serviço na região.
A Defesa Civil informou que, desde o início da chuva, por volta das 17h, choveu 62,8 milímetros. A média esperada para todo o mês de março é de 93,9 milímetros de chuva.
O muro do Aeroporto Estadual de Sorocaba caiu na altura do número 3.000 da Avenida Ipanema (assista ao vídeo acima). De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), ninguém ficou ferido.
Imagens enviadas à TV TEM mostram que a água invadiu a avenida em ambos os sentidos, prejudicando o trânsito no local.
O Pronto Atendimento do Jardim São Guilherme interrompeu o atendimento por falta de energia elétrica. Os pacientes são orientados a ir até o PA do bairro Laranjeiras.
Também por conta da chuva e das rajadas de vento, a estrutura do estacionamento da Câmara de Vereadores caiu em cima de quatro carros. De acordo com a assessoria do Legislativo, ninguém se feriu.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de árvores: uma na rua Sergio Lamarca, no Jardim São Carlos; na rua Antônio Joaquim Santana, Jardim Maria do Carmo; na rua Tenente João Carlos de Campos, Jardim Guarujá; outra Praça Álvaro Ferreira, Jardim Guarujá; também na Paschoal Augusto Verlagelli, Jardim Novo Horizonte; na rua Luiz Geraldo França de Mendonça , Jardim Estrela; rua Adalgiso Loureiro de Almeida, Jardim São Paulo; rua Manoel de Camargo Sampaio, Vila Helena; rua Emerson Antônio Durigan, Jardim Napoli; rua Enéas Proença de Arruda, Vila Hortencia; avenida General Osorio, Trujillo; rua Luiz Costa Coimbra, Vila Angélica.
Quedas de muro também foram registradas. Uma na rua Otávio Luvizoto, no Altos do Itavuvu; na rua Ernesto da Silva, na Vila Nova Sorocaba sobre imóvel; na avenida Ipanema. A força da chuva também destelhou duas residências, uma no Conjunto São Joaquim e outra no no Jardim Nova Esperança
Uma casa na rua Carlos de Oliveira Martins, no Jardim Alpes, teve o piso danificado pelo volume de água. Ainda segundo Defesa Civil, por conta do problema uma cratera se abriu na casa, que foi invadida por lama.
O muro da quadra de uma entidade foi danificado pela força da água na rua Vitor Carone, no Jardim das Flores. A estrutura cedeu, segundo um funcionário da unidade, e comprometeu o uso do espaço para práticas de esportes e terapias.

Região de Jundiaí
Em Várzea Paulista (SP), o córrego Bertioga transbordou pelo segundo dia consecutivo e interditou a avenida que leva o mesmo nome.
Segundo moradores que passavam pelo local, motoristas tiveram que deixar os veículos para empurrar os carros. Não há registro de feridos.
Já em Jundiaí, a rodovia Anhanguera teve a pista expressa fechada no sentido capital. A Defesa Civil informou que choveu 92 milímetros, o que deixa o município em estado de atenção.
O órgão informou que houve desabamento de muro na Vila Hortolândia e queda de árvore no Jardim Samambaia, além de alagamentos em algumas vias.

Rapaz é indiciado por jogar corpo de jovem em represa e abandonar filha dela na rua

Por Carlos Dias, G1 Sorocaba e Jundiaí

Vítima foi achada morta em represa de Votorantim (SP), em dezembro do ano passado. Menina foi encontrada sozinha, abraçada a uma árvore.


Vítima foi encontrada em represa em Votorantim (Foto: Reprodução/TV TEM)

O rapaz que esteve com a mãe da menina encontrada sozinha e abraçada a árvore na rua, em Sorocaba (SP), foi preso na manhã desta terça-feira (20), em Votorantim (SP).

O laudo toxicológico feito em Juliana Jovino apontou que ela usou drogas antes de ser deixada desacordada na represa pelo suspeito e morrer afogada.

De acordo com o delegado Gilberto Montenegro Costa Filho, responsável pelo caso, Celso Rodrigues Nunes, de 33 anos, se apresentou com o advogado no 2º DP de Votorantim e ficou detido após ser decretada a prisão temporária.

Celso Rodrigues Nunes foi indiciado pela morte de Juliana Jovino (Foto: Carlos Dias/G1)

Duas testemunhas confirmaram que Celso comprou drogas para dar à vítima. O suspeito foi indiciado por homicídio com quatro qualificadoras, sendo elas feminicídio, tráfico privilegiado, ocultação de crime anterior e abandono de incapaz. A prisão temporária é de 30 dias.

No primeiro depoimento, ele já havia confessado ter usado drogas entre os dias 23 e 24 de dezembro, quando Juliana foi encontrada morta na represa de Itupararanga depois que a filha dela, de 2 anos, foi achada sozinha na rua, em um bairro de Sorocaba.

O crime
O suspeito contou que conheceu Juliana no dia 23 e foram sozinhos até um bar no mesmo bairro. Até então, ele só havia falado que tinha consumido apenas bebida alcoólica e a jovem, drogas, durante toda a noite.

Menina foi localizada só de fralda abraçada a uma árvore em rua de Sorocaba (Foto: TV TEM/Reprodução/Arquivo)

Conforme o relato de Celso, os dois decidiram ir a um churrasco na casa de uma amiga da jovem, no mesmo bairro.

Por volta do meio-dia de 24 de dezembro, conforme o depoimento, Juliana decidiu buscar a filha em casa e levá-la até o local em que estava com Celso.

Após horas no churrasco, os dois saíram também com a criança até a casa dele, em Votorantim.

"O Celso relatou que os dois estavam juntos em um dos cômodos e a menina teria ficado brincando no quintal. Em determinado momento Juliana começou a ficar roxa, após usar mais drogas. Ele disse que tentou acordá-la durante uma hora", contou o delegado.


O suspeito disse no relato que, desesperado e embriagado, optou por colocar o corpo desacordado no banco de trás do carro e a criança no banco da frente antes de voltar para Sorocaba e deixar a menina no bairro Eldorado, zona leste de Sorocaba, ainda de dia. A criança foi encontrada por moradores abraçada em uma árvore.

Horas depois de deixar a criança, ele foi até a represa de Votorantim e colocou o corpo de Juliana na água.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que Juliana morreu por afogamento. O laudo toxicológico apontou que havia cocaína no sangue.

Por telefone, na época, Rosana Jovino, irmã da jovem, disse ao G1 que Juliana não sabia nadar e que não tinha conhecimento sobre o uso de drogas.

Gilberto Montenegro Costa Filho é responsável pelo caso em Votorantim (Foto: Carlos Dias/G1)

Rapaz se apresentou na delegacia de Votorantim (Foto: Carlos Dias/G1)


Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/rapaz-e-indiciado-por-deixar-corpo-de-jovem-em-represa-e-abandonar-filha-dela-na-rua.ghtml

Suspeito pela morte de Juliana Jovino é preso

Jornal Cruzeiro do Sul
Adriane Mendes
O principal suspeito pela morte da jovem Juliana Jovino foi preso na manhã desta terça-feira (20) em Votorantim, ao ser apresentado pelo advogado de defesa a fim de ser indiciado. Segundo o delegado Gilberto Montenegro Costa Filho, o envolvido acreditava que seria indiciado por homicídio culposo (quando não se tem a intenção de matar). Ele foi encaminhado para a cadeia de Pilar do Sul e responderá por três crimes: tráfico privilegiado, abandono de incapaz e homicídio.

Juliana foi encontrada morta na represa de Itupararanga, em Votorantim, na manhã do último Natal, após sua filha, de dois anos, ter sido abandonada numa rua do Jardim Eldorado, em Sorocaba.

Saiba mais: 
19/01/2018 - Investigado no caso Juliana presta novo depoimento 
12/01/2018 - Homem que acompanhou jovem morta em represa se apresenta 
28/122017 - Laudo constata morte de garota achada na represa por afogamento 

O suspeito de 33 anos está preso temporariamente por 30 dias e após esse prazo deverá ser pedida junto à Justiça a prisão preventiva. De acordo com o delegado, foram constatadas quatro qualificadoras do homicídio: ocultar crime anterior, feminicidio, asfixia, e meio que impossibilita a defesa da vítima. Também há uma qualificadora majorante, que se refere ao fato de cometer o crime na frente de antecedente, nesse caso a filha da vítima.

O delegado acredita inclusive que a menina presenciou a mãe ser jogada na represa, tendo em vista os comentários feitos pela mesma de que a mãe não está no céu, mas no fundo das águas.

Leia na íntegra a 259ª edição da Gazeta de Votorantim

Gazeta de Votorantim, edição 259 by Gazeta de Votorantim on Scribd

TV Votorantim - Vanessa Corrêa - Dona de buffet de Votorantim desaparece e não cumpre contratos

TV Votorantim - Vanessa Corrêa - Festa Junina de Votorantim divulga atrações e novidades de 2018

Votorantim apresenta Plano Municipal da Mata Atlântica


Documento será debatido em audiência pública, nesta quinta-feira

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza nesta quinta-feira (22), às 19h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentar o Plano Municipal da Mata Atlântica. O documento reúne elementos para garantir a proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, bem como a recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica na cidade.

O plano foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), em fevereiro de 2018. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wilson Miramontes, com a elaboração e execução do Plano Municipal da Mata Atlântica, haverá uma gestão ambiental que irá impactar positivamente na qualidade de vida da população. "Isso auxilia o fortalecimento de todos em uma causa nobre, que é proteger, recuperar e aumentar a cobertura vegetal desse bioma", explicou.

As áreas de risco existentes em Votorantim encontram-se nos bairros Jardim Novo Mundo, Itapeva, Votocel, Vila Garcia e Vila Pedroso. Desse modo, a localização geográfica do município está entre as regiões definidas como prioritárias para restauração e incremento da conectividade do bioma, segundo o projeto do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A vegetação remanescente da Mata Atlântica apresenta 2.104 km² de cobertura vegetal nativa e ocupa, aproximadamente, 17,5% da área da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Sorocaba e Médio Tietê, envolvendo 34 municípios.


Jornalista: Lucas Spirim 

A.I. PMV




IPTU Premiado realiza mutirão do cadastramento


Nesta quarta-feira (21) haverá cerimônia de entrega de prêmios aos contemplados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro

 

O Programa IPTU Premiado iniciou nesta terça-feira (20) o mutirão para orientação e cadastramento dos contribuintes. As equipes estão atendendo os munícipes no saguão da Prefeitura de Votorantim. Nesta quarta-feira (21), às 9h, acontece a cerimônia de entrega de prêmios aos 138 contemplados.
Para fazer o cadastro, basta que o munícipe apresente o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e um documento com foto. A campanha favorece contribuintes que estão em dia com o pagamento do imposto, por meio de sorteios diretos pela Loteria Federal que acontece todo 1º, 2º e último sábado de cada mês.
Ao todo, serão sorteados ao longo da campanha R$ 150 mil em cartões de compras para serem gastos no comércio. A cada três meses acontece o evento de entrega dos cartões aos premiados, que são previamente comunicados pela empresa que operacionaliza o sistema da campanha.
O munícipe também pode consultar diretamente o site do programa para realizar a inscrição, conferir o regulamento, assim como a relação completa dos contemplados e demais informações. O endereço é: www.iptuvotorantim.com.br.


A.I. PMV

Equipe masculina de Itu estreia na Copa TV Tem de Futsal nessa quinta

http://www.itu.com.br/

Partida será no ginásio Ângelo Favaron, no São Camilo.

A equipe masculina de Itu fará sua estreia na Copa TV Tem nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 20h, no ginásio Ângelo Favaron, no bairro São Camilo. O adversário será Salto, que já começou o torneio com uma vitória de 3 a 1 sobre Araçoiaba da Serra, em partida disputada na cidade de Sorocaba.
             
Itu vem para competição desse ano sem cinco atletas da equipe dos últimos dois anos, que conquistou o título da competição em 2017. Para o lugar destes jogadores, o treinador Curió trouxe quatro reforços pontuais de acordo com as necessidades da equipe, que ficou com a seguinte formação: Biro e Matheus (Goleiros); Nando Grana, Fabio e Fio (Beques); Willian, Raphinha, Véinho e Flavinho (Alas Destro); Evinho e Matheus Ferro (Alas Canhotos); Bati e Mizinho (Pivôs).
             
Antes do jogo entre Itu e Salto, o time de Votorantim enfrenta Mairinque na preliminar, também disputada no ginásio Ângelo Favaron.

Equipe feminina

As meninas que representam Itu estrearam no dia 15 de março, na abertura da competição. De virada, elas bateram as donas da casa, Itupeva, por 2 a 1. A partida foi uma reedição da final do ano passado, quando as ituanas levaram o título. O único gol de Itupeva foi marcado por Débora e os dois de Itu foram de Nayara.


Itu sedia 2ª Etapa da Liga Metropolitana de Tênis de Mesa 2018

http://www.itu.com.br/

Competição reuniu cerca de 200 participantes.

Pódio da categoria Geral Feminina

Itu participou e foi sede da 2ª Etapa da Liga Metropolitana de Tênis de Mesa, no último domingo, dia 18 de março. O evento ocorreu nas dependências do Ginásio Primo Schincariol e contou, além de atletas ituanos, com cerca de 200 participantes vindos das cidades de Salto, Sorocaba, Votorantim, São Paulo, Campinas, Piracicaba, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Jau e Arthur Nogueira.
         
Os melhores resultados dos mesatenistas da equipe ituana foram com Henrique Kimura, 3º colocado na categoria Geral Masculino; Betina Bueno, 3ª colocada na Geral Feminina e Natália Munhoz, campeã da categoria Geral Feminina.
         
A Equipe volta a competir no próximo dia 8, na cidade de Mogi Guaçu, na 3ª Etapa da Liga. Os mesatenistas têm o apoio da Secretaria de Esportes de Itu.

TV Votorantim - Luciana Lopez - Panathlon Club Votorantim tem noite de homenagens

Procon de Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

Informação livre

Jornal Cruzeiro do Sul

Aula de dança gratuita é realizada nesta sexta-feira

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) promove nesta sexta-feira (23) uma aula de dança realizada pela Cia de Dança Swing Axé, com o professor Jacaré no Aquário Cultura "Claudir Calixto Mainardi", das 20h às 22h. O evento possui classificação livre e participação é gratuita. A aula terá foco no ritmo do axé e é destinado ao público em geral.

O Aquário Cultura está localizado na Rua Moacir Oséias Guitte número 41, ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos". Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

Foto: Jesse James/Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim
A.I. PMV
 

Votorantim apresenta mais um evento de rock com o Palco Livre


O Aquário Cultura "Claudir Calixto Mainardi" recebe no sábado (24), mais uma edição do Palco Livre com apresentações das bandas Deathgeist, Thunder Souls, Dirty Swede e Lecher.

O evento realizado pela Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, inicia às 17 horas com entrada gratuita. O Aquário Cultura está localizado na Avenida Moacir Oséias Guitte, 41 – ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos".

 A.I. PMV

“Quintaneja” acontece na Associação Amigos de Bairro do Rio Acima

A edição desta semana do tradicional Quintaneja apresenta as duplas de sertanejo raiz com João Carreiro & Pardine, Tony Reis & Renny, além dos donos da casa Diamantino & Márcio Nuñez. O evento acontece na quinta-feira (22) a partir das 20h na sede da Associação de Amigos de Bairro do Rio Acima.


Gratuito e aberto ao público o Quintaneja tem o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). A Associação Amigos do Bairro fica localizada na rua Joaquim Ferreira, nº66 no bairro Rio Acima em Votorantim. Mais informações pelo telefone (15) 3243-1191.

 

A.I. PMV

Concursos culturais e marca turística marcam cerimônia do dia 27 de março

A premiação para o Concurso Cultural e Lançamento da Marca Turística, acontecerá no dia 27 de março às 19 horas no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, que fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, no Centro. A cerimônia irá premiar os vencedores do Concurso de Desenho e de Fotografia para lançar oficialmente a marca turística “Votorantim Terra de Encantos”.

 A.I. PMV

Anitta e Alok são algumas das atrações da Festa Junina Beneficente

Gazeta de Votorantim



Considerada a maior e mais tradicional festa junina beneficente do Estado de São Paulo, a Festa Junina Beneficente de Votorantim chega a sua 103ª edição e terá 20 dias de duração. Na noite desta segunda-feira (19), a organização divulgou as novidades e atrações desta edição - que terá início em 6 de junho - durante lançamento para a imprensa.

"A festa é muito importante para a cidade, pois com o dinheiro arrecadado as entidades conseguem manter seus projetos sociais o ano todo, já que a festa junina é a principal fonte de renda da maioria delas", explica Luciane Nunes de Oliveira, presidente da Comas (Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim). A Festa Junina é realizada através de uma parceria entre a Comas e a Viva Entretenimento, com o apoio da prefeitura do município. Neste ano, cerca de 20 entidades farão parte do evento.

Shows para todos os gostos

A lista de shows traz artistas de todos os gêneros no Palco Principal. Na primeira semana as atrações serão:

dia 6 Zé Neto e Cristiano;
dia 7 Marília Mendonça;
dia 8 Raça Negra;
dia 9 Wesley Safadão;
dia 10 Simone e Simaria, além do Delluka.

Na segunda semana, os shows serão:

dia 13 Ferrugem e Dilsinho;
dia 14 MC Kevinho e MC Menor;
dia 15 Gusttavo Lima;
dia 16 Anitta;
dia 17 Jorge e Mateus.

Na terceira semana, irão se apresentar na festa:

dia 20 a cantora gospel Aline Barros;
dia 21 1Kilo e Maneva;
dia 22 Roupa Nova;
dia 23 Turma do Pagode;
dia 24 a musa teen Larissa Manoela.

Na última semana do evento, as atrações serão:

dia 27 Padre Wagner;
dia 28 Zezé di Camargo e Luciano;
dia 29 o DJ Alok;
dia 30 Nando Reis;
dia 31 Gustavo Mioto.

Os ingressos já estão sendo vendidos a preços populares pelo site: www.guicheweb.com.br/festajunina e posteriormente serão divulgados os pontos de vendas em lojas físicas.

Novidades
Entre as novidades do evento está o espaço destinado às entidades, que será ampliado, facilitando o acesso da população e melhorando o fluxo de pessoas. E é diante desse espaço que o Palco Dois será montado, trazendo apresentação de bandas e artistas locais. "O objetivo é oferecer uma experiência diferente para quem estiver comendo, que poderá curtir boa música, além de promover aqueles que movimentam o cenário musical da cidade e da região", destaca Guilherme Moron, da Viva Entretenimento.

A festa passa a ter 20 dias neste ano e irá funcionar de quarta à domingo, nos seguintes horários: de quarta a sexta a partir das 19h, sábados a partir das 14h e domingos a partir das 12h. O parque terá mais de 20 brinquedos para garantir a diversão de adultos e crianças. A segurança contará com agentes de segurança e videomonitoramento, para garantir a tranquilidade do público. E haverá sorteio de quatro motos todas às quartas-feiras para todos que pagarem os R$ 3 da entrada, e o sorteio de um carro para quem comprar antecipadamente a cartela com 10 ingressos para o parque.


SERVIÇO
Data: de 6 de junho a 1º de julho
Horários: de quarta a sexta a partir das 19h, sábados a partir das 14h, domingos a partir das 12h.
Local: Praça Lecy de Campos, na avenida 31 de Março, Votorantim
Ingressos: www.guicheweb.com.br/festajunina

Fonte: Assessoria de imprensa Maktub Comunicação 

Eleitores enfrentam grande fila para fazer biometria em Votorantim

Gazeta de Votorantim

Cartório fará 380 atendimentos hoje

Foto: Luiz Fernando Moura

Os eleitores de Votorantim que deixaram para fazer o cadastramento biométrico na última hora, visto que o prazo termina na sexta-feira (23), terão que ter muita paciência, uma vez que na manhã desta terça-feira (20) é observada uma longa na fila no Cartório de Votorantim (Rua João Walter, 262). Não é mais possível realizar o agendamento. O local atende das 9h às 18h apenas eleitores de Votorantim e, hoje, as senhas estão sendo distribuídas na fila mesmo. Ao todo serão entregues 300 senhas, sendo que 222 já tinham sido distribuídas até às 9h30. Outras 80 pessoas que já estavam agendadas também serão atendidas, totalizando 380 atendimentos.

Ontem (19), no período da tarde, eleitores relataram que esperaram mais de quatro horas na fila.

O eleitor tem também a opção de ser atendido no Posto de Atendimento do shopping Iguatemi Esplanada (das 9h às 21h) e na unidade do Poupatempo Sorocaba (das 9h às 17h).
O eleitor deve cadastrar as digitais para votar nas eleições de 2018. Quem não se cadastrar está sujeito ao cancelamento do título. Além de ser impedido de votar, estará impossibilitado de ingressar em locais de ensino oficial, de realizar empréstimo em bancos públicos, tomar posse em cargos públicos e tirar o passaporte.

No dia do atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação original com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso o tenha.


Buffet não faz o serviço e noivos improvisam festas

Jornal Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa

 Três casais viveram pesadelo no sábado devido ao buffet - PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS (28/10/2016)


O que era para ser um dia especial e de alegria para três casais de noivos e duas jovens debutantes se tornou um pesadelo no último sábado (17), após o buffet contratado não honrar com os serviços. Cerca de outros 90 clientes com festas agendadas para os próximos meses também estão apreensivos com o desaparecimento da proprietária da empresa, que tem escritório em Votorantim.

Com o casamento marcado para as 17h30 de sábado (17), o então noivo Diogo Antero Gregório, 28 anos, ficou sabendo através de uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp que não teria mais a festa, totalmente quitada, no valor de R$ 10.800. "A dona do buffet mandou a mensagem às 9h04 falando que tinha passado a noite toda tentando preparar a festa, mas que não conseguiu conversar com os fornecedores e por isso não tinha como honrar com o contrato", relembra o engenheiro. Na mensagem, conta, a mulher disse que iria devolver o que foi pago, mas depois não respondeu e nem atendeu as ligações.

Gregório conta que sua noiva, Alaiane Carriel Gregório, 27, ficou sabendo do calote enquanto já se preparava para a cerimônia e então toda a família se mobilizou para que a festa acontecesse. "Eu fui até o escritório do buffet, mas não tinha ninguém lá. Fui também no salão e fiquei sabendo que realmente a mulher tinha sumido." Os familiares prepararam as refeições e a decoração foi alugada de última hora e dessa maneira, conta o rapaz, mais R$ 13 mil foram gastos.

Na manhã de segunda-feira (19), Gregório registrou boletim de ocorrência por estelionato contra a proprietária do buffet na Delegacia de Votorantim. Segundo ele, por conta do gasto inesperado com a festa, o casal não fará a viagem de lua de mel. "Espero que a Polícia encontre essa mulher e a justiça seja feita, porque ainda têm muitas pessoas que podem ser lesadas", afirma.

Outro rapaz que casou no sábado (17), vítima do mesmo golpe, contou que escondeu durante todo o dia o acontecimento da noiva e que só revelou os transtornos após a cerimônia religiosa. Ele preferiu não se identificar para evitar constrangimento, mas conta que já havia pago R$ 12 mil. O contrato com o buffet estava fechado há um ano e para não ficar sem festa, contou com a ajuda da cerimonialista contratada. "Decoração, talheres, fotografia e refeição foi conseguido de última hora e deu tudo certo, mas ficamos com o prejuízo", relata ele, que também registrou boletim de ocorrência.

Diante da situação ocorrida no sábado (17), aproximadamente 90 clientes que fecharam eventos com o buffet montaram um grupo no WhatsApp para troca de informações. Uma dela é a cartorária Thallita Cristina Gonzaga, 29. Seu casamento está marcado para o dia 6 de outubro e já pagou R$ 1.800 para o buffet, que segundo ela, já era tradicional e tinha boas referências. A noiva conta que tentou registrar boletim de ocorrência, mas como o evento ainda não aconteceu ela não conseguiu. "Vou procurar o Procon para tentar reaver o que já paguei. Ao todo seria R$ 10 mil", conta.

A técnica de enfermagem Bruna Camargo, 26, tem a festa de 1 ano da filha marcada para o dia 10 de maio e já havia transferido R$ 1 mil para a proprietária do buffet de Votorantim. Ela relata que após os acontecimentos de sábado, tentou contato com a mulher que prometeu a festa, mas as ligações não são atendidas. "A outra metade da festa seria paga em cheque, que era para ser depositado amanhã [terça-feira (20)], mas vou ao banco sustar", contou. Bruna conta que há cinco anos realizou seu casamento com o mesmo buffet e tudo correu bem, por isso optou novamente pelos serviços.

O Cruzeiro do Sul contatou o buffet pelos três telefones divulgados no escritório da empresa, mas nos números fixos ninguém atendeu e na chamada para o número de celular informa que o aparelho está desligado. As páginas do buffet nas redes sociais foram excluídas no sábado (17).

Votorantim vacina contra o HPV e Meningite C até 30 de março

Apevo



Até 30 de março meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos com idades entre 11 a 14 anos devem ser imunizados contra HPV. A campanha também imuniza meninos e meninas contra Meningite C, com idades entre 11 a 14 anos. A mobilização do Ministério da Saúde foi iniciada na semana passada e a Secretaria de Saúde de Votorantim (Sesa) está aplicando as doses nas Unidades de Saúde, durante o horário de funcionamento.
Faz parte campanha a conscientização dos pais com relação ao público alvo para que compareçam aos pontos de vacinação. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Votorantim Viviane Aparecida de Paula, ressalta que há diferentes tipos de HPV (Papilomavírus humano), mas os principais são combatidos com duas doses da vacina, que estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Meninos e meninas devem apresentar a caderneta de vacinação, que mostra seu histórico contra os vírus.

Festa Junina de Votorantim terá shows de Anitta e Alok; evento começa 6 de junho

Jornal Ipanema

Anitta se apresenta no dia 16 de junho e Alok no dia 29 do mesmo mês

Um evento realizado na noite desta segunda-feira (19), no Iguatemi Business, divulgou as atrações e novidades para a 103ª edição da Festa Junina Beneficente de Votorantim.

Alguns dos principais shows são Anitta, Alok, Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Marília Mendonça entre outros. Aos domingos, o evento reservará especialmente apresentações para a família e público infantil. Uma delas será a estrela adolescente Larissa Manoela, a Maria Joaquina de Carrossel.

A festa durará 20 dias e começará no dia 6 de junho. Funcionará sempre de quarta a domingo, sendo segundas e terças reservadas para manutenção da estrutura e descanso de quem trabalha no local.

De acordo com o organizador da festa, Guilherme Moron, responsável pela Viva Entretenimento, a estrutura do barracão onde ficam as entidades assistenciais e a praça de alimentação deve ser remodelada. Um palco secundário também deve ser montado no recinto na festa. Nele devem se apresentar artistas regionais. O parque de diversões trará novas opções de brinquedos.

Os ingressos para shows ‘grandes’ custarão entre R$ 15 e R$ 20. A entrada para o recinto da festa será R$ 3. Outra novidade é que, quem comprar a cartela antecipada de ingressos neste ano, concorrerá a 1 carro e 4 motos. Os sorteios das motos ocorrerão sempre às quartas-feiras. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.guicheweb.com.br. Pontos de venda físicos devem ser divulgados logo mais.

Cadastro biométrico encerra sexta-feira para eleitores de quatro cidades da região

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim e Salto de Pirapora devem se dirigir aos pontos de atendimento e aguardar na fila a distribuição de senhas.

O cadastro biométrico para as eleições de 2018 é obrigatório em 24 cidades do noroeste paulista. O prazo termina no dia 27 de março (Foto: Repodução/TV TEM)

O prazo para o cadastro biométrico de eleitores de quatro cidades da região de Sorocaba (SP) termina na próxima sexta-feira (23).

Os eleitores que deixaram para cadastrar as digitais nos últimos dias têm enfrentado longas filas.

Moradores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim e Salto de Pirapora que não regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral terão os títulos cancelados.

A ação acarreta em diversos impedimentos, como a proibição de assumir cargo público e até não tirar passaporte.

Em Sorocaba, cerca de 120 mil pessoas que deixaram para a última hora terão que ir a um dos locais de cadastros e aguardar na fila, já que não é mais possível agendar atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Sorocaba
A cidade conta com cinco pontos de cadastro biométrico. Os eleitores devem levar documento original com foto e comprovante de residência.

Cartório Eleitoral em Sorocaba: Localizado na Praça da Maçonaria, no Jardim Paulistano, fica aberto das 9h às 18h.
Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga: Rua Estado de Israel, nº 424, atendimento das 9h às 17h.
Poupatempo: Rua Leopoldo Machado, nº 525 no Centro. Funcionamento das 9h às 17h.
Shopping Iguatemi: Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 9h às 21h.


Votorantim
Em Votorantim, o cartório eleitoral atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na rua João Walter, nº 262, no Centro.

Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora
Os eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Porapora podem consultar online, por meio do CEP, qual é o local mais próximo para fazer a regularização.

Festa Junina de Votorantim anuncia Anitta, Alok e MC Kevinho; confira lista de shows

Por G1 Sorocaba e Jundiaí
103ª edição da tradicional festa será realizada entre 6 de junho e 1° de julho, na Praça Lecy de Campos. Ingressos serão vendidos pela internet a partir de R$ 15.

Anitta se apresenta pela primeira vez na festa (Foto: Divulgação)

A programação da 103ª Festa Junina de Votorantim foi divulgada pela prefeitura nesta segunda-feira (19) durante coletiva de imprensa.
Entre as novidades anunciadas está a montagem de um segundo palco para shows e novos brinquedos no parque de diversões.
Ao todo, serão 20 dias de festa, de quarta-feira a domingo, entre 6 de junho a 1° de julho.
Os ingressos serão vendidos a partir de R$ 15 para dias de show. As entradas podem ser adquiridas antecipadamente pela internet e posteriormente serão divulgados os pontos de venda físicos.

Confira a lista de shows:
6 de junho: Zé Neto e Cristiano
7 de junho: Marília Mendonça
8 de junho: Raça Negra
9 de junho: Wesley Safadão
10 de junho: Simone e Simaria e Delluka
13 de junho: Ferrugem e Dilsinho
14 de junho: MC Kevinho
15 de junho: Gusttavo Lima
16 de junho: Anitta
17 de junho: Jorge e Mateus
20 de junho: Aline Barros
21 de junho: 1Kilo e Maneva
22 de junho: Roupa Nova
23 de junho: Turma do Pagode
24 de junho: Larissa Manoela
27 de junho: Padre Wagner
28 de junho: Zezé di Camargo e Luciano
29 de junho: Alok
30 de junho: Nando Reis
31 de junho: Gustavo Miotto

Além dos shows e do parque de diversão, os visitantes terão à disposição uma praça de alimentação com barracas de entidades assistenciais.


A Festa Junina de Votorantim será encerrada com queima de fogos na Praça Lecy de Campos, na avenida 31 de março.

Festa Junina de Votorantim terá Anitta e Alok

Jornal Cruzeiro do Sul

Anittta será uma das atrações da festa - LEON RODRIGUES/SECOM (25/1/2018)



Anitta, Simone e Simaria e Alok são algumas das atrações confirmadas na Festa Junina Beneficente de Votorantim de 2018. O evento, que chega neste ano à sua 103ª edição, começa no dia 6 de junho e terá 20 dias de duração. 

A programação completa foi divulgada pelos organizadores na noite desta segunda-feira (19). Considerada a maior e mais tradicional festa junina beneficente do Estado de São Paulo, a Festa Junina de Votorantim é realizada em uma parceria entre a Comissão Municipal de Assistência Social de Votorantim (Comas) e a Viva Entretenimento, com o apoio da Prefeitura. Neste ano, cerca de 20 entidades farão parte do evento. 

A lista de shows traz artistas de todos os gêneros no Palco Principal. Na primeira semana as atrações serão Zé Neto e Cristiano (dia 6); Marília Mendonça (dia 7); Raça Negra (dia 8); Wesley Safadão (dia 9) e Simone e Simaria, além do Delluka (dia 10). 

Na segunda semana, os shows serão Ferrugem e Dilsinho (dia 13), MC Kevinho e MC Menor (dia 14); Gusttavo Lima (dia 15), Anitta (dia 16) Jorge e Mateus (dia 17). 

Na terceira semana, irão se apresentar na festa a cantora gospel Aline Barros (dia 20) 1Kilo e Maneva (21) ; Roupa Nova (22); Turma do Pagode (23), e a estrela teen Larissa Manoela (24). 

Na última semana do evento, as atrações serão Padre Wagner, Zezé di Camargo e Luciano, DJ Alok, Nando Reis e Gustavo Mioto. 

Os ingressos estão à venda a preços populares, a partir de R$ 15, pelo site www.guicheweb.com.br/festajunina e posteriormente serão divulgados os pontos de vendas em lojas físicas. 

Novidades 

De acordo com os organizadores, uma das novidades deste ano é que o espaço destinado às entidades assistenciais será ampliado, facilitando o acesso da população e melhorando o fluxo de pessoas. Ainda nesse espaço será montado o Palco Dois, que contará com apresentação de bandas e artistas locais. 

A festa passa a ter 20 dias e irá funcionar de quarta a domingo, nos seguintes horários: de quarta a sexta a partir das 19h, sábados a partir das 14h e domingos a partir das 12h. 

O parque de diversões, segundo os organizadores, terá mais de 20 brinquedos e a segurança contará com agentes de segurança e videomonitoramento. Segundo o Comas, haverá sorteio de quatro motos, todas as quartas-feiras para todos que pagarem os R$ 3 da entrada, e o sorteio de um carro para quem comprar antecipadamente a cartela com 10 ingressos para o parque.

Aposentados procuram o Procon pra denunciar o golpe do empréstimo

Record TV Paulista


Em Votorantim o alerta é para aposentados. Cerca de 150 registraram queixa no Procon de que teriam caído num golpe: o golpe do empréstimo. E como o valor vem descontado na folha de pagamento, muitos estão tendo dificuldade para pagar as contas do mês. De acordo com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim o problema já foi comunicado à Federação do Órgão no estado de São Paulo, e foi aberto um inquérito, pela Polícia Federal, para investigar como esses golpes estão ocorrendo. Nossa equipe tentou contato com a Associação em Porto Alegre, que tem debitado o empréstimo indevido, mas não conseguimos falar nos telefones disponíveis. O delegado de Votorantim não quis gravar entrevista. Se condenado, o responsável pela Associação pode pegar de um a cinco anos de prisão.


Assessoria do deputado estadual Raul Marcelo assina convênio em que libera R$ 400 mil para reformar UBSs de Votorantim


O chefe de gabinete Rodrigo Chizolini esteve nesta segunda-feira (19), na Casa Civil do Estado de São Paulo, representando o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), para a assinatura de um convênio para liberação de um recurso de R$ 400 mil. O valor será destinado para a manutenção e reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim.

 

Agora a Prefeitura de Votorantim deverá apresentar um projeto técnico e a proposta de licitação, para que o recurso seja executado o quanto antes. A nossa assessoria estará acompanhando os próximos encaminhamentos e exigindo da administração municipal votorantinense que o recurso seja utilizado para as três UBSs da cidade.

 

 

 

Veja o vídeo explicando sobre o recurso para Votorantim: https://drive.google.com/file/d/13P5aanNJ7WIm9Dzk0ixxO1xb-s-0afHF/view?usp=sharing

 


Valdinei Queiroz

Assessoria de Comunicação do deputado estadual Raul Marcelo (PSOL)



"Estou à disposição", diz Deputado Coronel Camilo em viagem ao Interior de São Paulo

https://www.coronelcamilo.com.br
Camilla Haddad

Para ouvir as solicitações da população e dos policiais, o Deputado Estadual Coronel Camilo, Líder do Partido Social Democrático (PSD) na Assembleia Legislativa (Alesp), passou pelas cidade de Sorocaba, Votorantim, Mairinque e São Roque na tarde da última sexta-feira,16.
Enquanto esteve na região, participou de entrevistas na imprensa local e falou com policiais militares sobre trabalhos desenvolvidos na Alesp. Ainda deixou o gabinete à disposição para ajudar no que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fez alguns apontamento sobre o atendimento médico do policial no Interior e para o civil, apresentou e elogiou o Programa Vizinhança Solidária, onde PMs e comunidade local se unem pela segurança usando placas avisando que os moradores estão de olho na segurança e se falam por aplicativos de celular.
Em sua primeira parada, Coronel Camilo foi entrevistado no Grupo Ipanema de Comunicação, em Votorantim. Falou sobre a Intervenção Federal no Rio e enfatizou que a nova medida administrada pelo Exército no Rio de Janeiro nada tem a ver com  Intervenção Militar, como muito se fala especialmente nas redes sociais. Saindo de lá, Camilo, que por três anos foi Comandante-Geral da Polícia Militar, esteve no 40º BPM/I, na mesma cidade para conversar com policiais. Ele foi recebido pelo Comandante Tenente Coronel Gracco. "Expliquei, detalhadamente, como funciona meu mandato e as bandeiras defendidas por mim, como ordem urbana e civismo", explica Camilo.
Ao longo da visita, o Deputado Coronel Camilo também fez uma explanação aos PMs do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, em Sorocaba. Ali, foi recebido pelo Coronel Infanti. Nesta data, ocorria a solenidade do policial do mês, para quem participou de ocorrências de grande relevância. Camilo ainda passou pelas TV Comunitária (Sorocaba), com a recepção do advogado Antonio Francisco, na Rádio Mix (Mairinque), pelo jornalista Vander Rosa, e visitou o prefeito Alexandre Peixinho, de Mairinque.
Já em São Roque, foi a vez do Deputado falar com a sociedade civil sobre Prevenção Primária a participação do município. "Uma cidade ordenada causa uma boa impressão e uma importante sensação de segurança", diz. Segundo ele, os municípios são responsáveis pela prevenção primária e para isso devem manter as ruas livres de lixo, devem zelar pela iluminação pública, acolher e dar tratamento adequado aos dependentes químicos e manter as caçambas em locais onde não atrapalhem a visão. "Podem propiciar auxilio e acolhimento aos moradores de rua; dentre outras posturas", conclui.
Toda a viagem teve o acompanhamento do Coronel Carlo Eduardo Leal, que é representante do Deputado Camilo na região. 

Ouça a Rádio Votorantim