terça-feira, 27 de novembro de 2018

Material didático ‘Narrativas Quilombolas’ é apresentado para rede

http://www.educacao.sp.gov.br/noticia/material-didatico-narrativas-quilombolas-e-apresentado-para-rede/

Livro e caderno de atividades têm como objetivo retratar história e cultura Quilombola para todos alunos
     
Valorizar a cultura e a história das comunidades Quilombolas do Estado de São Paulo também é uma preocupação da rede estadual de ensino. Com o lançamento do material didático “Narrativas Quilombolas”, os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre a luta e a resistência desse povo em território paulista.

A proposta surgiu através das demandas das próprias comunidades, que se baseou em rodas de conversas iniciadas em 2012. No último 17 de outubro, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria da Educação, foi feito o lançamento do material na E.E. Maria Antonia Chules Princesa, escola Quilombola do município de Eldorado, da Diretoria de Ensino de Registro.

“A importância deste material se destaca quando observamos que é um dos poucos existentes no país voltado para quilombolas, ainda que haja territórios em diversos estados brasileiros”, explica Uiara Araújo, diretora do Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) da CGEB.

O material, que inclui livro e caderno de atividades, é uma forma de contextualizar a história e os modos de viver dos Quilombos. Com ele, é importante mostrar que, diferentemente do que muitos imaginam, cada comunidade tem a sua particularidade e muitas já têm suas próprias terras adquiridas.

“Este é um material que transborda a cultura quilombola e mostra todo legado africano, que contribuiu para o que Brasil seja um dos países mais ricos e diversos do ponto de vista da complexidade cultural”, completa Renato Ubirajara, técnico do NINC e um dos organizadores do livro.

Divulgação para rede

As 7 Diretorias de Ensino (Apiaí, Caraguatatuba, Itapeva, Jundiaí, Registro, São Roque e Votorantim) que possuem escolas Quilombolas ou que atendem alunos oriundos de Quilombos já receberam o material didático impresso para distribuição aos alunos e professores.

No entanto, com o objetivo de divulgar o projeto para as demais Diretorias do Estado, o Núcleo realizou uma videoconferência na última sexta-feira (23) via streaming nos Polos da Rede do Saber.

Na ocasião, foi apresentada a possibilidade de utilização do material em sala de aula para atender as habilidades e competências previstas no Currículo Estadual Paulista, que tratam da inserção da temática da História Africana, Afro-brasileira e indígena em sala de aula.

Todas as Diretorias de Ensino receberam exemplares para consulta e também o arquivo digital, para compartilhamento ilimitado com professores e alunos.

Luta e resistência

Com o livro, os alunos da rede de todas as regiões do Estado poderão conhecer melhor sobre a história desse povo, como produção (roçado, produtos artesanais, turismo étnico), religião, culinária, luta pela terra, reminiscências linguísticas, memória coletiva, família, socialização, entre outros assuntos.

“É válida a reivindicação da comunidade de ter um material específico, pois a história do Quilombo foi finalmente registrada por meio de um trabalho profundo de pesquisa e de coleta de depoimentos”, complementa Gabriel Marcus Spinula, dirigente de ensino da regional de Registro.

Para a professora coordenadora do Núcleo pedagógico e interlocutora da educação escolar Quilombola, Maria Helena Zanon Salvador, o projeto está só começando na prática.

“O que nós mais almejávamos era atender as necessidades locais, as questões culturais, a história local com suas especificidades. É estudar a luta deste povo por seu reconhecimento, manter suas tradições e, acima de tudo, valorizar as suas conquistas”, finaliza.

O material didático pode ser acessado online. Basta clicar em Livro de Narrativas Quilombolas e Caderno de Atividades.

Homenagem ao Grupo Madrigal Cantabile emociona

A homenagem prestada pelo vereador Adeilton Tiago dos Santos (PPS), o Ita, ao Grupo Madrigal Cantabile e também ao maestro Luís Gustavo Laureano, na manhã desta terça-feira (27), emocionou o público que lotou as dependências da Câmara.

O requerimento especial apresentado pelo parlamentar foi aprovado de forma unânime. Outros vereadores como Alfredo Pissinato Júnior (PPS) e Fabíola Alves (PSDB) elogiaram Ita pela iniciativa. "Para mim foi uma honra prestar esta homenagem a um grupo que representa, de maneira brilhante, o nome de Votorantim em todo o país", afirma o autor da homenagem.

Formado pelo maestro Luís Gustavo Laureano a partir da extinção do Coral Municipal de Votorantim, o Madrigal Cantabile recebeu votos de congratulações da Câmara pela participação e premiação no 5º Cantoritiba, Festival Internacional de Música Canto Coral, realizado no início de novembro, em Curitiba, Paraná.

Na sessão, além do maestro, estiveram presentes outros integrantes do grupo. "Isso é exatamente o que queremos: pessoas de bem e com talento representando a nossa cidade", diz Pissinato. "Trata-se de um grupo formado por batalhadores que estão sempre se aperfeiçoando. Parabéns a todos", acrescenta Fabíola.

Mais informações sobre o Madrigal Cantabile, inclusive como fazer parte do grupo, podem ser obtidas por meio da página "Madrigal Cantabile" no Facebook; pelo e-mail madrigalcantabile@gmail.com ou telefone (15) 99690-7500.

 

Assessoria vereador Ita

Ita sugere implantação de campo de malha e quiosque na rua Manoel Vasques Pineda


 O vereador Adeilton Tiago dos Santos (PPS), o Ita, quer que a Prefeitura de Votorantim aproveite uma área verde localizada em frente ao número 79 da rua Manoel Vasques Pineda, Fornazari, para implantar um campo de malha e um quiosque.

Ele entende que as benfeitorias vão dar uma destinação útil ao terreno que está abandonado, bem como proporcionar momentos de lazer e descontração aos moradores da localidade. Com este objetivo, protocolou um ofício na prefeitura esta semana.

Para a mesma rua, Ita pede que o setor competente da Administração Municipal verifique a possibilidade de fechar uma cratera que vem se formando há seis meses no local. O buraco já está derrubando uma árvore e fica ainda maior toda vez que chove. "Tememos que acidentes ocorram com os moradores da rua e outros desaviados", afirma.


Assessoria vereador Ita

 

Prefeito Fernando assina protocolo para vinda de nova empresa em Votorantim


Distribuidora de combustíveis pretende gerar cerca de 1.000 empregos na cidade

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, assinou nesta terça-feira (27) um protocolo de intenções com a empresa Cali Distribuidora de Petróleo para implantação de uma base primária de refino, armazenamento e distribuição de combustíveis na cidade. A estimativa da empresa é gerar aproximadamente 800 empregos diretos e mais de 150 indiretos na cidade, com um faturamento bruto anual de R$ 1,17 bilhão.

Durante a assinatura do protocolo, que ocorreu no gabinete do prefeito, também estiveram presentes o vice-prefeito Lê Baeza, o secretário de Governo e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Laino, o diretor de desenvolvimento econômico, Milton Feitoza, bem como os sócios da empresa, Thiago Caliri Queiroz e Cristiane Costa de Oliveira.

Conforme destacou o prefeito Fernando, a atual administração tem trabalhado constantemente para promover a geração de empregos no município, assim como a qualificação profissional dos munícipes. "Esse é mais um reflexo dos avanços que estamos conquistando para nossa cidade. Continuaremos por esse caminho", destacou.

Para tanto, a distribuidora de combustíveis tem o interesse em uma área de cerca de 70 mil m², sendo que 20 mil m² será de área construída, em local e prazos a serem definidos.


JornalistaLucas Spirim – secom@votorantim.sp.gov.br

Foto: Lucas Spirim/AI 

A.I. PMV


Votorantim vai a Indaiatuba em busca do título inédito no paulista Bicicross

A associação Votorantinense de Bicicross, mantida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), disputa no domingo (02) na cidade de Indaiatuba a 9ª e última Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. Votorantim segue na liderança por clubes, com 2.588 pontos e busca o título inédito na competição.
Participam desta etapa aproximadamente 400 pilotos de São Paulo e outros estados. Além de Votorantim, estão na disputa pelo título Paulínia e Poços Clube.
De acordo com o coordenador e técnico do projeto municipal de Bicibross, Alberto Ramos Nogueira, desde a segunda etapa Votorantim vem liderando a competição e promete ir com força total para a última etapa.
Nogueira destaca que vários pilotos de Votorantim estão liberando o ranking e buscam o título mostrando o ótimo trabalho de base que é feito na cidade. Hoje, a associação tem o 5º melhor do mundo na categoria 10 anos, Murilo Arcuri, e o campeão Sulamericano na categoria 11 anos, Kauê Leal, entre vários outros títulos em nível nacional.
Além dos títulos por clubes, Votorantim briga por títulos individuais em outras categorias: Pietro Arcuri, na novatos até 6 anos; Victor Hugo Florência, Novatos 11/12 anos; Daniel Calixto, Cruiser 17/24 anos; Murilo Camargo Arcuri, Boys 10 anos; Kauê Leal, Boys 11 anos; Leonardo Camargo, Boys 12 anos; Fernando Barroso, Boys 14 anos e Marcos Rogério Silveira, Boys 15 anos.

A.I. PMV

Munição é encontrada em mochila de estudante que ia para a escola em Votorantim

Gazeta de Votorantim

A arma e munição foram apreendidas
Foto: Jorge Silva

Durante o patrulhamento da Polícia Militar nos arredores da escola Senador José Ermírio de Moraes, localizada na Vila Votocel, em Votorantim, na manhã desta segunda-feira (26), por volta das 7h30, foi abordado um estudante de 14 anos que, dentro de sua mochila havia uma munição calibre 22.

Diante do fato, a Polícia foi até a residência do adolescente e em revista foi encontrado no quarto do pai dele uma pistola que continha um calibre diferente da que foi localizada na mochila. O pai do adolescente informou que comprou a arma por R$50 e o filho alegou que a mochila era de uso compartilhado com seus irmãos.

O adolescente responderá por ato infracional de porte de munição e o pai dele por porte de arma. Ambos foram liberados, sendo que o pai precisou pagar fiança no valor de R$1.000. A arma e munição foram apreendidas.

Vale-alimentação dos inativos da Prefeitura deixará de ser pago já em dezembro

Gazeta de Votorantim
Ivana Santana


Aposentados lotaram o auditório da Câmara
Por Luciana Lopez


“A partir de dezembro já não haverá mais a recarga dos cartões. A decisão do Tribunal de Justiça é para suspender o pagamento do vale a todos os inativos, atuais e futuros”, informou a Prefeitura Municipal de Votorantim. A decisão diz respeito ao vale-alimentação dos servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas). A Lei Municipal nº 1582/01 permitiu que os servidores inativos recebessem o auxílio. Mas, agora, aposentados e pensionistas da categoria devem perder o vale, já que o prefeito Fernando de Oliveira Souza questionou na Justiça a licitude da lei, impetrando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para interromper a concessão de vale-alimentação, estabelecido pela citada lei.
A suspensão do vale pegou de surpresa os aposentados e inativos. José Maria Nunes, de 75 anos, trabalhou 21 anos como servidor, com serviços de terraplanagem. Ele recebe cerca de R$ 2.000,000 de aposentadoria e recebia cerca de R$ 500,00 de vale-alimentação. Ele diz estar sem saber o que fazer com a retirada do benefício.
“Moramos eu, minha esposa e meus filhos, que estão desempregados. A única renda é o que eu recebo. E minha esposa toma um remédio que custa R$ 800,00. Agora com R$ 500,00 a menos para fazer as compras do mês, fica difícil. A gente fica sem saber o que faz. Eles podiam pelo menos ter avisado antes, porque a gente podia se planejar. Mas eles não avisaram nada. Foi uma surpresa. Não sei como vou fazer mês que vem. Deixei nas mãos de Deus”, desabafa.
“Esse vale é o seguinte: muitas vezes os prefeitos de gestões anteriores não deram aumento real no nosso salário, e muitas vezes isso foi complementado com o aumento do vale-refeição. O aumento do vale foi como se fosse um aumento de salário. Então vai fazer muita falta”, explica o aposentado Vitor Hugo Beloto Cordeiro, de 54 anos. Ele trabalhou como servidor público por 27 anos, como auxiliar de enfermagem.
“Eu recebo R$ 2.000,00 de aposentadoria. Moramos eu, minha esposa e meu filho. E agora a gente pensa: ou eu pago aluguel ou eu vou comer. Porque tirando esse vale eu vou ter que desembolsar mais de R$ 500,00 para fazer a minha compra do mês. E eu tive um AVC, gasto quase R$ 200,00 por mês com remédios. Como eu vou viver e pagar o aluguel com os R$ 2.000,00 que eu recebo de aposentadoria? O prefeito não fez uma reunião nem com os aposentados, nem com o Sindicato e nem com a Câmara para tentar achar um meio termo, uma ajuda para a gente”, desabafa.
Já a aposentada Clarice Machado de Oliveira, de 56 anos, trabalhou 22 anos como servidora, com serviços gerais. Ela recebe pouco mais de um salário mínimo de aposentadoria. “De todos os cargos da prefeitura, o menor salário é de serviços gerais. O vale era complemento do meu salário. Eu moro sozinha, mas tenho as contas do dia a dia. Eu usava o vale para fazer compras. E às vezes quando alguém da minha família precisava, eu ajudava eles também”, relata.
“Dói muito profundamente também ver agora a situação dos meus amigos, pais de família, mães de família, avós, pensionistas... São colegas de trabalho de anos. Eu fico muito triste, por mim e por meus colegas de trabalho. E o que mais dói é que foi de uma hora para outra. Sem explicação. O prefeito falou que era lei e fez isso. A gente não foi avisado. A gente trabalhou, demos o melhor de nós lá, eu por mais de 20 anos, nós servimos os grandes e hoje eles fazem isso para os pequenos. É difícil. Principalmente agora no final de ano. Esse foi o nosso presente de grego para o Natal”, desabafa.
Na Adin, o prefeito Fernando de Oliveira Souza informa que o município de Votorantim paga, a título de auxílio-alimentação aos servidores segurados e aos seus dependentes a quantia mensal de quase meio milhão de reais. Desta forma, anualmente quase R$ 6 milhões deixarão de ser inseridos na economia da cidade. Segundo o Sindicato da categoria, cerca de 1100 segurados deixarão de receber o vale.

Retirada do vale tem movimentado a cidade
Os servidores ativos e inativos tem protestado na cidade em relação a retirada do vale. Eles se manifestaram durante esta semana na sessão da Câmara de quinta-feira (22), e em frente ao Paço Municipal, no final da tarde de ontem (23), quando, inclusive, fecharam a Avenida 31 de Março, sentido bairro, por cerca de 8 minutos.
Segundo a Prefeitura, e segundo o prefeito em vídeo postado nas redes sociais na última semana, o pagamento do vale-alimentação aos inativos é considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, através da Súmula Vinculante nº 55, que diz: “o direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos”.
“Em Votorantim, a Lei nº 1.597/2001 estendeu indevidamente aos aposentados o vale-alimentação. Portanto, essa lei foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça, que determinou a suspensão de todos os pagamentos feitos a esse título. Diante da inconstitucionalidade dessa lei, a Prefeitura de Votorantim não teve outra alternativa senão entrar com a Ação Direta de Inconstitucionalidade e suspender os pagamentos”, disse a Prefeitura.
Questionamos a Prefeitura sobre o motivo da retirada apenas agora, tendo em vista que a súmula é de 2016, e perguntamos onde consta que o prefeito foi obrigado a tomar esta atitude. A Prefeitura informou que foi obrigada a tomar a atitude por conta do art. 103-A da Constituição Federal: “O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei”.
“Portanto, a obrigação se dá, acima de tudo, em cumprimento à Constituição Federal. A Prefeitura informa ainda que todos os inativos estão sendo comunicados via correspondência. Quanto a decisão ter sido adotada agora, é porque a administração anterior não o fez, como lhe competia fazer; não aplicar a Súmula Vinculante pode caracterizar improbidade administrativa”, informou a Prefeitura à nossa redação.

Súmula vinculante
Segundo um artigo, publicado por Gabriel Marques no site Jusbrasil, que reúne membros da comunidade e advogados que compartilham informações, as súmulas vinculantes realmente obrigam alguém a fazer algo. “Como o nome já evidencia, as súmulas vinculantes representam uma categoria diferenciada, dotada de teor obrigatório: obrigam a Administração Pública e todos os demais Juízes e Tribunais a seguir o conteúdo da Súmula, sendo possível encontrar vários exemplos no site do STF. Caso não o façam, a decisão violadora da súmula é passível de ser questionada diante do próprio Supremo, por meio de um instrumento chamado de reclamação constitucional, como prevê o § 3º do artigo 103-A da Constituição Federal de 1988”, explica.
Câmara e Sindicato se
posicionam na Justiça
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Votorantim e a Câmara Municipal não aceitaram a decisão da retirada do vale. No dia 12 de novembro, o Sindicato entrou com um peticionamento no Tribunal de Justiça sobre o tema. Entre os pedidos, o Sindicato requereu que “seja revogada a liminar, de forma a reativar a validade das expressões ‘segurados e dependentes’ constantes no artigo 1º da Lei Municipal nº 1597/2001, até o julgamento final da presente ação, restabelecendo-se assim, de imediato, o pagamento do vale-alimentação aos servidores inativos do município de Votorantim”.
Já o peticionamento feito pela Câmara ao Tribunal de Justiça destaca que “a manutenção da decisão liminar, sem distinguir os beneficiários que são presumidamente hipossuficientes – como os que recebem até três salários mínimos – pode ameaçar o sustento do segurado e de sua família, pois o mesmo não teve tempo hábil para se planejar, já que a medida adotada pelo autor da acão tornou-se conhecida apenas em 09/11/2018. (...) A medida ora requerida está amparada no caput do art. 6º da Constituição Federal, que assegura o direito à saúde e alimentação, de modo que a sustação imediata do pagamento do vale-alimentação prejudica ou até mesmo inviabiliza o exercício desses direitos”. Com base nisso, a Câmara pede para que os servidores inativos que recebem até três salários mínimos recebam o vale, pelo menos, até a decisão do mérito.
Na sessão da Câmara de terça-feira (22), o presidente Bruno Martins (sem partido) comentou que a Prefeitura teria um prazo de 15 dias para responder ao Tribunal de Justiça sobre a proposta de manter o vale-alimentação para os inativos que recebam até três salários mínimos até o julgamento final da ação. Sobre o assunto, a Prefeitura de Votorantim informou que não vai se manifestar neste momento por se tratar de uma questão técnica-jurídica.




Reportagem publicada na edição 295 da Gazeta de Votorantim, de 24 a 30 de novembro de 2018, página 05.

Feto é encontrado enrolado em um lençol na Barra Funda

Gazeta de Votorantim

Um feto, possivelmente humano, foi encontrado pela Polícia Militar na Av. Santo Antônio, no Bairro Barra Funda, em Votorantim, nesta segunda-feira (26), por volta das 12h30.
Por meio de uma denúncia, a Polícia recebeu a informação que havia uma criança enrolada em um lençol jogado próximo ao Cemitério Municipal de Votorantim. Ao chegar lá, não foi localizada a pessoa que fez a denúncia e os moradores afirmaram não conhecê-la, mas um feto foi encontrado no local informado.
Segundo o relato que consta no Boletim de Ocorrência (BO), o feto tinha aproximadamente 3 centímetros e alguns populares já haviam manipulado. O local foi reservado pela Polícia Militar e a equipe da Ossel esteve presente.
O perito criminal informou no BO que há câmera de monitoramento próximo ao local. As investigações prosseguem pela Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim (DDM).

Estudante de 14 anos é flagrado com munição dentro de mochila na frente da escola

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Policiais também acharam uma pistola no quarto dele, em Votorantim. Ele foi levado para a delegacia e autuado.

Arma foi encontrada na casa do estudante em Votorantim — Foto: Jorge Silva/TV Votorantim


Um estudante de 14 anos foi flagrado com uma munição dentro da mochila, na frente da escola, na manhã desta segunda-feira (26), no bairro Votocel, em Votorantim (SP).

De acordo com a Polícia Militar, três jovens foram abordados na frente da unidade. Os policiais acharam a munição intacta escondida na mochila de um deles e foram até a casa do menino, em um dos prédios do CDHU.

No local, a mãe dele autorizou a entrada da equipe para verificar se havia outros objetos. A pistola foi localizada no quarto do suspeito, diferente da munição.

O adolescente foi encaminhado ao Distrito Policial com a mãe, autuado por porte de munição e posse de arma. A fiança de R$ 1.000 foi paga e ele foi liberado.

Feto é encontrado enrolado em lençol na calçada de avenida em Votorantim

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi até o local após uma denúncia. Delegacia de Defesa da Mulher vai investigar o caso.


Um feto foi encontrado na calçada da Avenida Santo Antônio, na Barra Funda, em Votorantim (SP), nesta segunda-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi até o local após uma denúncia e encontrou o feto, de aproximadamente dois meses, enrolado em um lençol.

A perícia foi acionada e o carro funerário recolheu o feto. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) vai investigar o caso.

Polícia apura encontro de possível feto humano em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul

O laudo conclusivo deve ficar pronto no período de sete dias


O possível feto humano foi achado perto do cemitério Santo Antonio. Crédito da foto: Reprodução / Google Street

A Polícia Civil investiga a possibilidade de um feto humano ter sido descartado perto do cemitério Santo Antonio, em Votorantim – Região Metropolitana de Sorocaba. Ele media aproximadamente três centímetros e estava enrolado em um lençol encostado na calçada da avenida Santo Antonio, no bairro Barra Funda.

O provável feto foi encaminhado para perícia. O laudo conclusivo deve ficar pronto no período de sete dias e as investigações serão feitas pela Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim.

O possível feto foi encontrado por uma mulher, segunda-feira (26), às 12h29, perto do cemitério. Ela teria acionado via telefone a Polícia Militar, mas, quando os policiais chegaram ao local, não a encontraram no ponto especificado.

O local foi preservado pela Polícia até a chegada da perícia técnica. Anteriormente, alguns populares disseram ter mexido no possível feto enrolado no pano para tentar identificá-lo. A equipe de uma empresa funerária também foi acionada até o local.

Um perito criminal, presente no local, informou haver uma câmera de monitoramento na região. As imagens podem ser usadas pela Polícia para tentar identificar o autor do abandono do possível feto humano. (Da Redação)

Médica que assumiu vaga deixada por cubano tentou Mais Médicos duas vezes: 'Me inscrevi pela estabilidade'

Por G1 Sorocaba e Jundiaí*


Profissional começou a atender na Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana, em Votorantim. Cerca de 224 médicos já se apresentaram às unidades pelo novo edital do programa.
Médica assumiu vaga deixada por cubano em Votorantim — Foto: Carolina Abelin/TV TEM

A primeira médica a assumir uma vaga deixada por um cubano na região de Sorocaba e Jundiaí (SP) se apresentou nesta terça-feira (27). Carolina Serafim da Silva vai atender na Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana, em Votorantim (SP), e afirmou que já tentou participar do programa outras duas vezes.

O posto conta com dois médicos, sendo um ligado ao Mais Médicos. A comunidade ficou sem um profissional durante os procedimentos do novo edital.

Segundo o Ministério da Saúde, com a saída dos cubanos, o programa preencheu e efetivou o trabalho de 224 profissionais em 118 cidades do país, que já se apresentaram às unidades.

Carolina é de Sorocaba


 (SP) e trabalhava como plantonista na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Éden. Ela informou à TV TEM que se candidatou à vaga do Mais Médicos pela estabilidade.

"Desde que me formei eu trabalho dando plantão. Me inscrevi na vaga por conta da estabilidade que o programa disponibiliza, de salário, férias, a gente saber que vai receber, isso é importante."
A médica se formou há dois anos na Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente (SP). Outro motivo para assumir a vaga foi a experiência de acompanhamento de paciente, proposto pelos programas de Saúde da Família (PSF).

"Também por conta de trabalhar em PSF, sempre quis trabalhar, mas nunca tinha conseguido desde que me formei. Talvez seja até para fazer uma residência em medicina da família, é uma das minhas possibilidades", conta.

Carolina pretende ficar o tempo completo de contrato no local designado. Esta é a única vaga de substituição de médico cubano do Mais Médicos em Votorantim. A outra vaga oferecida pelo programa na cidade é para substituir um médico brasileiro que deixou o cargo.

"Sempre gostei mais da parte do vínculo, de longitudinalidade, de poder acompanhar o paciente. No plantão isso é praticamente nulo."

Mais Médicos
Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde divulgou que as vagas do novo edital do Mais Médicos foram preenchidas nas regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) - em 14 municípios estavam sendo oferecidas 74 oportunidades.

Ao todo, o Ministério da Saúde abriu 8.517 vagas em quase três mil municípios e 34 distritos indígenas após Cuba anunciar a saída do programa no último dia 14, alegando declarações 'ameaçadoras' do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A TV TEM fez um levantamento sobre os números de médicos cubanos na região:

Araçoiaba da Serra: quatro médicos cubanos atendiam no Posto de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
Capela do Alto: duas médicas cubanas. Uma atendia na UBS do Jardim Nova Capela e outra na UBS Distrito do Porto;
Piedade: dois cubanos trabalhavam nos programas estratégia saúde da família dos bairros Miguel Russo e Dos Leites;
Salto: três médicas cubanas atuavam nos postos do Jardim Saltense, São Gabriel e Santa Cruz;
Sorocaba: 18 médicos cubanos atuavam em unidades de saúde.
O edital também compreende vagas para médicos em outras cidades da região que não responderam aos questionamentos:

Cabreúva: sete vagas;
Campo Limpo Paulista: 10 vagas;
Iperó: uma vaga;
Itupeva: cinco vagas;
Jundiaí: três vagas;
Salto de Pirapora: três vagas;
São Roque: uma vaga;
Várzea Paulista: 10 vagas;
Votorantim: uma vaga.
*Com informações de Carolina Abelin, da TV TEM.

Carolina Serafim da Silva vai atender na Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana, em Votorantim — Foto: Carolina Abelin/TV TEM

Definidas, primeiras finais serão sábado

Jornal Cruzeiro do Sul

Fim de Jogo

Jornal Cruzeiro do Sul

Aposentados recebem 2ª parcela do 13º

Jornal Cruzeiro do Sul

Panathlon de Sorocaba e Votorantim

Diário de Sorocaba

Seminário discute Turismo Rural

Diário de Sorocaba

TV Votorantim - Munição é encontrada em bolsa de estudante

TV Votorantim - Uma pessoa é presa e um menor detido por Tráfico no bairro Itapeva

Ouça a Rádio Votorantim