Luciana Lopez
Problema teria ocorrido após bloqueio da rede de escoamento de água pluvial
Créditos: Rony Queiroz/ TV Votorantim
Com a forte chuva desta sexta-feira (04), dependências da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV), localizada na rua Monte Alegre, na região central de Votorantim, sofreram alagamentos e a piscina aquecida utilizada no tratamento dos pacientes precisou ser esvaziada, perdendo 40 mil litros de água. A casa de máquinas da piscina também pode ter sido prejudicada com o alagamento.
Outras dependências, como vestiários, banheiros, auditório e uma sala de reabilitação também foram atingidas pela água, exigindo um esforço extra dos funcionários para evitar que o estrago fosse ainda maior. Instrumentos musicais terapêuticos estragaram.
O presidente da ADV, Jefferson Martinez, atribui o problema a um bloqueio que pode ter sido proposital na rede de escoamento de água pluvial. “O vizinho da casa do fundo já nos ameaçou três vezes de fechar o dreno das águas pluviais (água da chuva). Segundo o vizinho, a água escoada empoça na rua e os carros passam e espirram água na calçada dele. Mas ele não poderia fazer isso, pois é um procedimento irregular, pois os moradores são proibidos de interromperem o fluxo nos encanamentos. Não sei se foi isso, mas sei que o problema nos causou um transtorno muito grande e um prejuízo enorme, que ainda não conseguimos calcular, sem contar os pacientes que deixarão se ser atendidos”, falou Jefferson.
Visivelmente transtornado com a situação, ele disse que procurou ajuda da municipalidade e órgãos ligados à prefeitura, porém não obteve respaldo, segundo relata: “Eles disseram que não poderiam nos ajudar. Nenhuma autoridade nos procurou para perguntar se precisávamos de ajuda”, disse.
Houve uma tentativa de pedir para a Prefeitura de Votorantim enviar um equipamento para sucção da água, porém, os dois caminhões equipados com bombas estão quebrados. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas informou que não tinha equipamento necessário para sugar a água.
“Não é justo passar pelo o que estamos passando neste momento. Teremos que ficar o fim de semana todo de prontidão na instituição. Há muitos anos prestamos auxilio à sociedade, com muito suor e dedicação de voluntários, e agora estamos passando por isso. Quebramos todo nosso quintal para tentar desviar nosso encanamento. A instituição está pagando o preço por causa da vaidade de uma pessoa egoísta. Vamos registrar boletim de ocorrência, denunciar formalmente o problema ao órgão competente e pedir na Justiça um respaldo”, comentou o presidente.
A concessionária Águas de Votorantim, embora não tenha como atribuição cuidar das águas pluviais, se prontificou a ajudar a instituição voluntariamente, enviando funcionários e equipamentos para esvaziar a piscina como solução paliativa. “Agradecemos a Águas de Votorantim, que mesmo sem ser obrigada, nos ajudou em tudo o que pode”, finalizou Jefferson.
Nossa reportagem foi até a casa do vizinho do fundo da entidade, porém ninguém atendeu e aparentemente não havia ninguém na casa.
Associação dos Deficientes de Votorantim
Com 23 anos de atuação, a ADV é referência em habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências física e múltipla na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Mensalmente, são atendidas, gratuitamente, cerca de 600 pessoas de todas as idades, totalizando mais de 3.5 mil procedimentos, nas áreas da Saúde e de Assistência Social.
Os atendimentos acontecem de forma individual ou em grupos, sendo que os assistidos participam das seguintes atividades: fisioterapia; psicologia; fonoaudiologia; terapia ocupacional; hidroterapia; aulas de música, exames de audiometria; tecnologia assistiva; integração sensorial e serviço social.
A ADV possui duas unidades em Votorantim/SP. A sede principal, construída com recursos da Nota Fiscal Paulista, está localizada na Rua Monte Alegre, 470, no Centro e conta com dezesseis salas para exercícios e atendimentos em grupos, elevador próprio para cadeirante, piscina coberta e aquecida, sala de audiometria, rampa de acesso, banheiros e vestuários adaptados, além de auditório, sala de espera, sala de reuniões e recepção.
A segunda unidade, onde funcionava a antiga sede, na Avenida José Miguel Skif, 109, na Barra Funda, oferece tratamento de fisioterapia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3343-1233, site: www.vivalegal.com.br ou Facebook: ADV Viva Legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.