segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Bombeiros encerram buscas por jovem que desapareceu no Rio Tietê após fugir de cativeiro

Por Natália de Oliveira, G1 Sorocaba e Jundiaí

Família de Leonardo dos Santos Felipe, de Votorantim, alugou um barco para fazer buscas pela água por conta própria. Rapaz, de 18 anos, está desaparecido desde o dia 9 de janeiro.

Família de jovem que desapareceu no Rio Tietê aluga barco para fazer buscas — Foto: Leonice Felipe/Arquivo pessoal

O Corpo de Bombeiros divulgou nesta segunda-feira (21) que encerrou as buscas pelo jovem de Votorantim (SP) que desapareceu no Rio Tietê após fugir do cativeiro durante um assalto na Grande São Paulo.
Leonardo dos Santos Felipe, de 18 anos, desapareceu no dia 9 de janeiro, quando ele e o tio foram feitos reféns durante um roubo no Rodoanel. Os dois foram abordados no caminhão da madeireira que trabalham.
Segundo o comando, equipes já vasculharam todo o perímetro do rio em busca da vítima, mas, até sábado (19), nada foi encontrado. Por isso, a corporação decidiu encerrar os trabalhos alegando "que não tem mais o que ser feito".
Ainda segundo o comando, Leonardo pode ter se deslocado por quilômetros do local onde foi visto pela última vez, principalmente por conta das constantes chuvas registradas na Grande São Paulo nos últimos dias.
Os bombeiros acreditam que uma hora o corpo do jovem vai submergir em algum ponto do rio.

Família aluga barco para buscas
Diante da decisão dos bombeiros, a família do jovem decidiu fazer o trabalho de buscas por conta própria já no sábado. Ao G1, a tia de Leonardo, Leonice Felipe, contou que eles pagaram R$ 800 para alugar um barco e, assim, percorrerem cerca de sete quilômetros do rio.
"Eu falei com o capitão dos bombeiros no sábado e ele disse que as buscas ainda estavam sendo realizadas no dia, mas era mentira. Eu não vi um bombeiro sequer enquanto estávamos no rio. Eles pararam na sexta. Eles estão fazendo pouco caso."
A tia do jovem ainda conta que os pais de Leonardo vão até a Corregedoria do Corpo de Bombeiros de São Paulo nesta segunda-feira para pedir que o trabalho de buscas seja retomado.
um ser humano que está debaixo da água, o menino morreu trabalhando, não é um bandido, não. É revoltante isso. Uma vergonha a gente ter que fazer isso no lugar dos bombeiros", desabafa.

Entenda o caso
O rapaz era ajudante do tio, o motorista Nereu Duarte Felipe. Na quarta-feira (9), os dois saíram da sede da empresa em que trabalham em Sorocaba (SP) para fazer uma entrega na Grande São Paulo.
À polícia, o tio contou que, na volta, quando estavam no Rodoanel, próximo ao município de Arujá, dois carros passaram e os passageiros apontaram para o caminhão. Por isso, ele resolveu parar para ver se havia algo errado com o veículo.
Neste momento, ele e o sobrinho foram abordados por três homens que estavam em um carro branco. Um dos assaltantes assumiu a direção do caminhão, enquanto Nereu e Leonardo foram obrigados a entrar no carro dos assaltantes.
Depois, eles foram levados para um lugar abandonado, onde ficaram sob vigia de outros dois homens. Em determinado momento, o tio e o sobrinho conseguiram fugir do local, mas, como estava escuro, foram surpreendidos por uma área de várzea do Rio Tietê em meio ao matagal.
Nereu conseguiu passar, mas Leonardo, que segundo a família não sabe nadar, não conseguiu chegar ao outro lado da margem e até agora não foi encontrado. O tio conseguiu pedir socorro para uma pessoa que passava pelo local e foi levado ao hospital.
Segundo Leandro dos Santos Felipe, de 23 anos, os assaltantes sacaram dinheiro da conta do irmão dele no dia do assalto. A quantia de R$ 1,5 mil foi retirada na noite de quarta-feira, conforme um SMS que ele recebeu do banco.
Já o caminhão foi recuperado 12 horas depois do assalto, perto do lugar onde o motorista e o ajudante foram abordados. Ele estava carregado com caixas de cola para pisos de madeira e o material não foi roubado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim