segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba será a 1ª do interior de SP a funcionar 24 horas

Por Mayara Corrêa, G1, e Daniel Schafer, TV TEM

Horário estendido deve começar a valer até o fim de janeiro. Outras mudanças em delegacias da região foram anunciadas nesta segunda-feira (21).

DDM de Sorocaba funcionará 24 horas por dia — Foto: Reprodução/TV TEM

A Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba será a primeira do interior de São Paulo a funcionar 24 horas por dia. A mudança deve começar a valer até o fim deste mês, conforme divulgado em uma coletiva à imprensa nesta segunda-feira (21).
Em dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou a lei que obriga que todas as DDMs do Estado atendam 24 horas.
O horário de atendimento será estendido em Sorocaba porque, segundo a Polícia Civil, estatísticas apontam que muitos casos de violência doméstica acontecem durante a noite e aos fins de semana. Ainda de acordo com a corporação, há efetivo necessário para fazer o atendimento na unidade, localizada na Rua Caracas, no bairro Campolim.
Todos os meses, a DDM de Sorocaba registra cerca de 100 casos de violência contra a mulher. Somente no início de 2019 aconteceram 20 episódios de violência contra a mulher na região.
Sorocaba conta com uma Vara de Violência Doméstica no fórum, que agiliza os processos, e concede 70 medidas protetivas por mês. Desde fevereiro de 2018 as mulheres com medida protetiva também podem usar o botão do pânico, uma ferramenta da Guarda Civil Municipal que é acionada quando o agressor descumpre a ordem judicial.
Além do horário estendido, outra mudança na unidade foi anunciada. A titular da DDM de Sorocaba, Ana Luiza Salomone, deve se aposentar em breve e será substituída por Adriana Souza, que atualmente comanda a Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim.
Inicialmente, Adriana acumulará a gestão das duas unidades. Após a aposentadoria de Ana Luiza, uma nova delegada deve assumir a DDM de Votorantim.
Outras mudanças
O novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária Interior 7 – Sorocaba (Deinter 7), Osmar Guimarães, e o delegado seccional Marcelo Carriel anunciaram outras mudanças no comando de delegacias da região.
O delegado Acácio Leite deixa o comando da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para assumir o 8° e o 11° DP de Sorocaba. Em seu lugar na DIG, entra a delegada Luciane Bachir, que até então era responsável pelos DPs que Leite vai assumir. Luciane será acompanhada de Felipe Orosco, que era delegado assistente em São Roque.
A Delegacia da Infância e Juventude será chefiada pelo delegado Marcelo Munhoz, e o 2° DP por Mário Ayres.
O DP de Votorantim fica a cargo de Francisco Castilho. Em São Roque, a delegacia está sob o comando de Marcelo Pontes, que terá como assistente Marcelo Apolinário, que assume a vaga de Felipe Orosco.
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes continua sob o comando de Wilson Negrão e o delegado assistente Rodrigo Ayres.

Mudanças na Polícia Civil foram anunciadas em coletiva à imprensa em Sorocaba — Foto: Anderson Cerejo/TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim