Ivana Santana
Segundo o parlamentar, sua chapa foi automaticamente empossada no último dia 01
O vereador Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (PMDB), assumiu a presidência da Câmara Municipal de Votorantim. Segundo o parlamentar, sua chapa foi automaticamente empossada no último dia 01, terça-feira. Ele afirma que sua posse é oficial, e que a eleição em que foi vitorioso foi a legítima. No último dia 19, quarta, em meio a discussões, gritos e confusão, duas eleições aconteceram. A primeira, considerada oficial pelo então presidente da Câmara, Bruno Martins (sem partido), elegeu a chapa liderada pelo Pastor Lilo. Descontentes com a participação do vereador José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (DEM), que estava suspenso, alguns parlamentares realizaram uma segunda votação, que elegeu a chapa encabeçada pela vereadora Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB).
A chapa liderada por Fabíola estava, desde então, tentando na Justiça um parecer favorável a sua posse ou, em último caso, que houvesse uma nova eleição. Segundo o Pastor Lilo, a chapa não conseguiu apoio judicial. “A chapa derrotada entrou com mandado de segurança com liminar no último dia 26. No primeiro momento a juíza indeferiu. Depois no dia 29, novamente eles entraram com embargo de declarações. No domingo, dia 30, o juiz também indeferiu e não deu favorável a eles e no dia 31, mais precisamente às 9h19 da manhã, novamente eles entraram com embargo de declarações e mais uma vez o juiz indeferiu. E aí a gente sabe que perante a lei, perante a Justiça, nós estamos corretos em tudo que fizemos”, afirma Lilo.
Porém, Fabíola discorda e diz que Lilo assumiu a presidência da Câmara “de forma totalmente arbitrária e irregular”. Ela afirma que a Justiça ainda não deu parecer final sobre o caso. “As ações judiciais que ingressamos não foram julgadas, apenas houveram manifestações indicando que o mérito deveria ser apreciado no local de origem, ou seja, no Fórum de Votorantim, que retorna do recesso no dia 07 próximo. Certamente entraremos com pedido para destituição dos atos irregulares e possíveis danos ao erário, uma vez que o legislativo vive um impasse sendo prudente aguardar manifestação judicial antes de qualquer medida. Em algumas das manifestações do judiciário durante período de plantão fica evidente que o voto do vereador licenciado não poderia ser computado ficando comprometido todo e qualquer ato praticado pelo legislativo que se antecipe a decisão judicial que deve acontecer tão logo o judiciário retorne do recesso”, afirma Fabíola.
A chapa encabeçada pela vereadora Fabíola Alves é composta ainda pelos vereadores Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (PPS) como como vice-presidente; Alfredo Pissinato Junior (PPS) como primeiro-secretário; e Mauro Paulino Mendes, o Mauro dos Materiais (PTB) como segundo-secretário.
Pastor Lilo já tem planos para presidência
Na tarde desta quarta-feira (02), o Pastor Lilo convocou a imprensa local para falar sobre os seus planos e expectativas enquanto presidente da Câmara. O parlamentar já se instalou no gabinete da presidência na Câmara. Ele destaca que pretende conduzir os trabalhos com muita transparência. “Também temos como projeto e meta estar em diálogo e comunicação com o Executivo nos projetos que chegarem a esta Casa de Leis, para que
a gente possa levar ao plenário para votação, para que a cidade de Votorantim possa ter o seu crescimento, e que toda a cidade venha a ganhar com isso”, ressalta.
“A expectativa agora é de estarmos fazendo um bom trabalho e com transparência, que é uma coisa que a população tem cobrado muito. Nós aqui no legislativo somos fiscalizadores do executivo. Essa é a nossa principal missão. E a sociedade também tem
a liberdade, até como uma forma de obrigação, de nos fiscalizar. O maior objetivo agora é a transparência nesta Casa de Leis e manter tudo o que foi feito pelos outros presidentes, colocar o Executivo e o Legislativo sempre à disposição dos munícipes da cidade de Votorantim”, afirma.
Lilo também falou sobre sua chapa, e diz que seu grupo se articulou para fazer uma chapa mista, com parlamentares da situação e da oposição. A chapa liderada pelo Pastor Lilo tem José Cláudio Pereira, o Zelão (PT) como vice-presidente; Bruno Martins (sem partido) como primeiro-secretário e Luciano Silva (sem partido) como segundo-secretário.
Lilo diz ainda que o apoio do ex-presidente da Câmara, Bruno Martins, deve ser essencial em seu mandato. “Que presidente não quer alguém com experiência do lado, para conversar e tomar a melhor decisão diante das questões nesta Casa? O Bruno será o meu braço direito, um auxílio nas ideias, e nós vamos continuar o trabalho que ele já vinha desenvolvendo nessa Casa, com muita transparência e legalidade”, afirma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.