terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Locomotiva ”Loba” é restaurada por movimento na cidade de Sorocaba

Rede Noticiando
Por Dayane Priscila



O Movimento de Preservação Ferroviária (Sorocabana) restaurou uma locomotiva Westinghouse, popularmente conhecida como “Loba”, de identificação n°2041. A locomotiva chegou ao Brasil na década de 1940 e foi restaurada em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A locomotiva chegou ao Brasil pelas mãos da Estrada de Ferro Sorocabana na década de 1940, como parte do plano de eletrificação iniciado na época. O trem foi importado dos Estados Unidos e fabricado pela Westinghouse, operando até o final dos anos de 1990, quando a eletrificação foi suprimida na linha tronco e ramais.

A ”Loba”, ainda em seus últimos das de atividade, chegou a tracionar trens de carga entre as estações Domingos de Moraes e Amador Bueno pela Ferroban e ALL, sendo desativadas entre 2007 e 2008, segundo o movimento.

“A 2041 foi resgatada em 2017 enquanto ainda estava nas antigas oficinas da Fepasa em Sorocaba, transportada sempre sobre trilhos até as dependências da Estação Paula Souza, da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), onde está instalado o grupo de preservação. O Restauro aconteceu pela mão-de-obra voluntária da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária e patrocínio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, além da parceria da Prefeitura Municipal de Sorocaba e Rumo Logística”, informou a associação, em nota.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade do município de Sorocaba e presidente da URBES, Luiz Alberto Fioravante, o coordenador de relações governamentais da Rumo Logística, Marcelo Rodrigues, o Vereador Luis Santos representando a Câmara Municipal de Sorocaba, e o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, José Carlos Carneiro, estiveram presentes no evento de entrega da locomotiva restaurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim