sexta-feira, 8 de março de 2019

Apesar das fortes chuvas, obras no Fornazari afastaram as enchentes


Intervenções realizadas pela Prefeitura desde 2017 resgatam a tranquilidade dos moradores do bairro que sofriam com inundações há mais de 20 anos

 

          As fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias demonstraram um saldo positivo em relação às obras realizadas pela Prefeitura de Votorantim no combate às enchentes, especialmente no bairro Fornazari. Apesar de um índice pluviométrico acumulado em 143 mm nos últimos cinco dias, equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal percorreram o bairro durante o período, sem registrar ocorrências de grandes proporções, que marcaram a história do bairro por mais de 20 anos. O índice acumulado é considerado alto pela Casa Militar e Defesa Civil do Estado, uma vez que a referência de intensidade para as taxas de precipitação é considerada forte acima dos 40 mm.

            Na avaliação do prefeito Fernando de Oliveira Souza, esse é o resultado de um trabalho específico que o governo municipal vem realizando no combate às enchentes. "Não apenas no Fornazari, onde nos comprometemos a amenizar o sofrimento das famílias que há décadas sofriam com as inundações, como também em outras áreas consideradas de risco para a cidade, temos priorizado nossas ações visando diminuir e eliminar os estragos causados pelas chuvas", destaca.

            O Fornazari era um dos pontos mais castigados em períodos de chuvas em Votorantim e recebeu, desde 2017, uma importante ação de manutenção e limpeza de toda a rede de galerias pluviais. Mais de 500 metros de tubulação, que antes estavam tomados por terras, entulhos e pedras, passaram por limpeza e desobstrução.

            Também foram construídas novas galerias e espaços para reter madeiras e pedras vindas da parte mais alta do bairro, além da pavimentação de uma viela, na rua Maximina Leme, com a proposta de evitar que terra desça ladeira abaixo em dias de chuva, o que causava entupimento das redes.

            Morador da Rua Maximina Leme, há mais de 40 anos, o aposentado João Aparecido da Silva, 50, conta que as ações realizadas resolveram por completo a questão das enchentes em sua casa. "A construção e manutenção das galerias impedem que as casas sejam inundadas pela água da chuva", disse. O morador lembra ainda que após as obras já ocorreram várias chuvas fortes e hoje vivem tranquilamente sem o medo de ter a casa invadida pela água.

            Além disso, a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mantém um trabalho preventivo de limpeza de córregos, a exemplo do Cubatão, São Luiz e Vidal, entre outros pontos. Bem como a manutenção com retirada de terra em bacias de contenções.

A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim