quarta-feira, 13 de março de 2019

Setor de serviços gerou mais de 60 mil empregos na região de Sorocaba em 2018

Por Eduardo Rodrigues, TV TEM

Quase 150 mil empregos foram gerados em 15 cidades da região no ano passado, 13% a mais do que em 2017, quando foram registrados 131.271.

Cada vez mais a economia tem dado sinais de reaquecimento. Na região de Sorocaba (SP), as empresas também percebem isso, principalmente no setor de serviços. A área gerou mais de 60 mil empregos em 2018.
Thaís Tescaro começou o ano passado procurando emprego na área administrativa, mas a crise estava tão grande que ela quase desistiu.
"Desde maio eu estava em busca de novas oportunidades, estava um pouco receosa com o mercado de trabalho", conta.
A oportunidade só apareceu no segundo semestre de 2018, em uma empresa que aluga galpões em Votorantim (SP).
"Tem me trazido crescimento, tanto pessoal quanto profissional, que a gente acaba tendo contato com áreas que são novas para a gente, cuidar de coisas novas é sempre importante, aprendizado."
O setor de serviços da empresa deve precisar de novos funcionários antes do meio do ano. "A gente está fazendo uma alteração de espaço justamente para aumentar a oferta de serviços dos nossos condôminos, ter um espaço de co-working, toda uma série de escritórios. Então, a gente acredita que deve ter durante o ano aí uma contratação entre cinco a 10 novos colaboradores", explica o gestor do centro empresarial, Marcelo Martins.
Quase 150 mil empregos foram gerados em 15 cidades da região no ano passado, 13% a mais do que em 2017, quando foram registrados 131.271.

Setor de serviços gerou mais de 60 mil empregos na região de Sorocaba em 2018 — Foto: Reprodução/TV TEM

O setor de serviços representa 40% do total de contratações, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A maioria das oportunidades surgiu em Sorocaba. Dos 149.198 empregos gerados, 35.508 foram na cidade, ou seja 58% deles.
"Por Sorocaba ser um polo industrial, eu acho que a indústria demanda esse tipo de prestação, esse tipo de expertise na região, então eu creio que esses números a indústria tem alavancado e demandado cada vez mais empresas e profissionais especialistas na área de prestação de serviços", explica a especialista em recursos humanos Mariana Paizani.
Em 2018, quatro em cada 10 pessoas que começaram a trabalhar na região de Sorocaba foram contratadas pelo setor de serviços. A área gerou mais de 60 mil empregos e neste ano já tem empregador de olho em novos candidatos.
Em uma empresa de tecnologia com foco no mercado financeiro este ano foram abertas 20 vagas. "Os perfis que nós mais buscamos são perfis de desenvolvedores de software, que exigem o domínio do inglês, porque, como nós atendemos projetos internacionais, há necessidade desse profissional conhecer, além da plataforma de desenvolvimento, ele ter o domínio do idioma", comenta o diretor de tecnologia Carlos Mattos.
O analista de sistemas Fernando Hideaki entrou no time há menos de um mês e está feliz da vida com o novo desafio da carreira.
"Interações com clientes internacionais, até oportunidades de viagens para o exterior, oportunidades de você estar em contato com profissionais de altíssima capacidade, que para mim foram os dois principais motivos de fazer essa troca."
Para os consultores em recursos humanos, com o mercado de serviços aquecido é bom se apressar.
"O ramo de prestação de serviço procura especialistas, então foque em uma área específica do teu conhecimento, da tua formação e se aprofunde o máximo possível, e isso vai te garantir aí conseguir vagas na área de prestação de serviço", completa Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim