sexta-feira, 22 de março de 2019

Sorocaba registra pelo menos 27 picadas de escorpiões neste início de ano

Por Eduardo Rodrigues, TV TEM













Unidades de saúde das regiões de Sorocaba e Jundiaí estão preparadas para atender a pacientes picados e administrar o soro antiescorpiônico.



Sorocaba registra pelo menos 27 picadas de escorpiões neste início de ano — Foto: Reprodução/TV TEM

Um levantamento do TEM Notícias mostrou que pelo menos 27 pessoas já foram picadas por escorpiões neste ano em Sorocaba (SP), mas ninguém morreu. Em 2018, 132 pessoas foram picadas por escorpiões, também sem óbitos.
Os moradores do Jardim Santa Esmeralda têm encontrado escorpiões nas casas e precisam ficar atentos para combater os bichos.
"Coloquei até telas nas minhas janelas por conta disso mesmo, porque os escorpiões estão andando pelas janelas, pelos ralos. Eu largo tudo fechado e fico bem atenta", conta a técnica de enfermagem Gisele Silva.
Em nota, a Zoonoses disse que deu orientações aos moradores para que evitem o acúmulo de entulho e que a procriação dos escorpiões não ocorre onde há somente mato. Já a Secretaria de Defesa Civil disse que profissionais da prefeitura vão ao local para fiscalização.
A médica infectologista Priscila Helena dos Santos explica que a orientação em caso de picada é que a pessoa lave o local e busque atendimento médico.
"De modo imediato lavar com água e sabão o local do ferimento e procurar o mais rápido possível qualquer unidade de pronto socorro. Todo indivíduo que for vítima de um acidente escorpiônico deve permanecer em observação por até seis horas", explica a médica infectologista Priscila Helena dos Santos.
Crianças menores de 10 anos e idosos são sensíveis ao veneno e precisam de socorro imediatamente. O veneno do escorpião leva em média menos de duas horas para começar a fazer efeito no corpo.
Em caso de acidente, é fundamental procurar um pronto atendimento com urgência logo depois da picada. Durante o atendimento, a equipe médica vai observar o paciente e avaliar se ele precisa ou não do soro antiescorpiônico.
Em Sorocaba e Salto, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Então o paciente é encaminhado pelo serviço de saúde ao Conjunto Hospitalar, que administra o soro.

Atendimento na região
As pessoas picadas em Votorantim, Mairinque, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Araçariguama, Alumínio e Iperó podem procurar o pronto atendimento central, que funciona 24 horas por dia. O encaminhamento para receber soro também é feito depois do primeiro atendimento.
Em Itu, onde 165 pessoas foram picadas no ano passado, os casos são tratados na unidade de pronto atendimento ou no pronto atendimento municipal, que também funcionam o dia inteiro. A administração do soro é feita no Hospital São Camilo.
Moradores de São Roque, Salto de Pirapora, Porto Feliz e Piedade podem procurar atendimento na Santa Casa.
Em Jundiaí, 49 pessoas foram picadas por escorpiões no ano passado. A unidade de referência é o Hospital São Vicente.
Na cidade de Itatiba, a orientação é procurar as unidades de emergência e a Santa Casa de Misericórdia, que tem o soro antiescorpiônico. Já quem for picado em Itupeva pode se dirigir até o pronto socorro do Hospital Municipal.
Em Jarinu, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Várzea Paulista, qualquer unidade de saúde está apta a fazer o atendimento em caso de acidente com o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim