quinta-feira, 7 de março de 2019

Zoonoses pede cuidado redobrado aos sintomas da dengue após feriado de carnaval

Moradores, especialmente os que retornaram de viagem, devem inspecionar as casas com cautela, para eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor


       A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), pede  à população para que redobre os cuidados no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, nesse período após feriado de carnaval, onde houve também dias de chuva e calor. Especialmente para as pessoas que viajaram, a orientação é para inspecionar a casa e também, em caso de sintomas, procurar por uma unidade de saúde o mais breve possível.

            Até o momento foram 194 suspeitas notificadas, sendo cinco casos confirmados e um aguardando resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.  Os demais foram descartados. Dos casos confirmados, 3 são autóctones (contraídos na cidade) e dois importados.

            O Centro de Controle de Zoonoses segue com o trabalho de bloqueio nos bairros onde há casos suspeitos. Na oportunidade os agentes percorrem todas as casas e terrenos baldios. Além de orientar os moradores, eles pedem para entrar no imóvel em busca de larvas e assim eliminar os criadouros. Nesta quinta-feira (07) a equipe percorre as casas da Vila Nova Votorantim.

            A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nila Puglia, alerta que a pessoa ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. "Os moradores devem ficar atentos nesse período principalmente quem aproveitou o feriado para viajar", ressalta.

            Nila destaca ainda que, no retorno pra casa, é importante verificar todos os espaços na procura de criadouros do mosquito, tendo em vista que durante esse período houve dias de chuva e calor "o que propicia o aparecimento de larvas", explica.

            Além das visitas às regiões com casos suspeitos, os agentes de endemias também realizam, semanalmente, as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim