quinta-feira, 18 de abril de 2019

Secretaria de Cidadania realiza mais uma Operação Dignidade em conjunto com a Polícia Militar


Ação abordou e orientou moradores em situação de rua na região central


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci) realizou na manhã desta quarta-feira (17) mais uma Operação Dignidade, desenvolvida em conjunto com a Polícia Militar na região central da cidade, com parceria da Guarda Civil Municipal, Caps AD, Caps II, Creas, assistentes sociais e médica psiquiatra. Como o próprio nome diz, a ação visa ao resgate da dignidade dos moradores em situação de rua, incluindo abordagem e orientações.
Esta é a segunda operação realizada na cidade. A primeira aconteceu na última quinta-feira (11), em diversos pontos. Nesta quarta, as equipes estiveram na marquise da lotérica ao lado do terminal de ônibus, na passarela do terminal, em frente à Caixa Econômica, bem como na galeria da Avenida 31 de Março, na Rua Monte Alegre, na Praça dos Expedicionários e em frente ao Parque do Matão.
A secretária de Cidadania, Luciane Conegero, conta que foram abordadas aproximadamente 10 pessoas, sendo que três aceitaram ser encaminhadas para a o Casa de Passagem para receber atendimento. "O encaminhamento depende da aceitação da pessoa, não havendo qualquer ação compulsória e os trabalhos visam à garantia dos seus direitos", completa.
Além das duas operações já realizadas, a Seci também realizou, no último dia 9 deste mês, uma ação de ação de orientação, em conjunto com a GCM, com moradores de rua que ficavam próximos à passarela do bairro da Chave. "Durante as abordagens são realizados os cadastramentos, bem como são feitos os encaminhamentos para o CadÚnico e setor para acesso a documentos, quando necessário", explica a secretária. Levantamento realizado recentemente pela Prefeitura aponta que, do moradores de rua presentes na cidade, apenas 20% são do município, ou seja, todo o restante veio de outras localidades da região.
Para tanto, a Casa de Passagem "Dr. Josmar Mariano da Silva", inaugurada em dezembro de 2017, é uma grande aliada da ressocialização da pessoa em situação de rua, pois fornece alimentação, dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.

A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim