quarta-feira, 29 de maio de 2019

'Carcereiros': Cinco segredos sobre os presídios da série

Por Gshow — Rio de Janeiro

Descubra onde ficam as penitenciárias que foram plano de fundo para as tensões de Adriano (Rodrigo Lombardi) e Érika (Letícia Sabatella)

Ramón Vasconcelos/Globo

Dá para perceber que o clima dos presídios de Carcereiros afeta a vida de todos que convivem no local. Dos agentes da penitenciária onde Adriano (Rodrigo Lombardi) trabalha às mulheres que estão detidas com Érika (Letícia Sabatella), todos são impactados por esse ambiente tão sombrio e duro. E o Gshow te mostra cinco detalhes que ninguém sabe sobre as prisões da série.

'Carcereiros': veja foto do interior da penitenciária onde Érika (Letícia Sabatella) fica presa na segunda temporada — Foto: Globo/Gabriel Borges

1. Érika e Adriano estavam um do lado do outro o tempo todo! As gravações da segunda temporada foram realizadas no mesmo espaço, por isso, o cenário da penitenciária feminina onde Érika é detida foi montado ao lado do cenário da Penitenciária Filinto Prates, local onde Adriano trabalha.

Érika e Adriano podiam estar separados, mas Letícia Sabatella e Rodrigo Lombardi gravavam as cenas de 'Carcereiros' um do lado do outro! — Foto: Beto Besant/Divulgação

2. Um presídio real foi utilizado nas gravações da primeira temporada! As cenas na Penitenciária Vila Rosário, local onde Adriano trabalhou durante a maior parte da primeira temporada de Carcereiros, foram filmadas dentro de uma penitenciária feminina em Votorantim, São Paulo.

A primeira temporada de 'Carcereiros' foi gravada em um presídio real! — Foto: Marcelo Tabach/Globo

3. A Penitenciária Filinto Prates, pelo contrário, foi construída do zero! O cenário da prisão fictícia que marca a segunda temporada é totalmente cenográfico, e foi construído em um galpão de São Paulo.
Veja o interior da penitenciária da segunda temporada de 'Carcereiros' — Foto: Nina Jacobi

4. Para montar o presídio para a segunda temporada da série, mais de 60 pessoas da equipe de arte trabalharam durante dois meses. Foram utilizados 1800 litros de tinta e 15 toneladas de ferro para construir uma área de 3300 m².

José Belmonte, diretor de 'Carcereiros', no cenário da Penitenciária Filinto Prates — Foto: Nina Jacobi

O presídio de 'Carcereiros' levou dois meses para ficar pronto! — Foto: Nina Jacobi

5. Claudia Calabi, diretora de arte de Carcereiros, revela que a equipe da série recriou pichações, "gatos" de energia e até as gambiarras realizadas pelos presos em penitenciárias reais. Além disso, todos os cenários da segunda temporada eram montados sob medida para as gravações.
“As celas, normalmente, são ambientes muito pequenos, então nós já construímos o cenário pensando na história. Seria legal, por exemplo, ter o teto aberto da cela de uma das personagens no presídio feminino, para a gente ter mais opções para gravar”, conta Claudia.



As pichações dos presídios reais foram reproduzidas em 'Carcereiros' — Foto: Nina Jacobi


Gambiarras e pichações marcam as penitenciárias de 'Carcereiros' — Foto: Nina Jacobi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim