sexta-feira, 17 de maio de 2019

Saúde Mental é tema de encontro

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promoveu na manhã desta sexta-feira (17), no Plenário da Câmara Municipal, uma roda de conversa para refletir o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O encontro contou com a participação dos atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O secretário da Saúde, Júnior Silveira, destacou a importância do evento e o comprometimento do trabalho realizado pelos profissionais da saúde mental na cidade. O evento teve a proposta de trabalhar a conscientização e a importância dos serviços de saúde mental da cidade, que tem como propósito a não exclusão social dos pacientes.

A psicóloga Mirsa Elisabeth Dellosi, uma das precursoras na luta pelo fechamento dos hospitais psiquiátricos na região de Sorocaba, foi convidada especialmente para a roda de conversa. "Saúde mental não faz sentido sem a presença do profissional e o usuário (paciente)", disse. Ela ainda destacou que o município é um exemplo quando o assunto é saúde mental, pois conta com três Caps, duas residências Terapêuticas, além de quatro leitos para a saúde mental.

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde mental, Walter Ferraz Júnior, atualmente são realizados cerca de 700 atendimentos ao mês nos Caps e nas residências terapêuticas da cidade. Também há as assistências realizadas por equipes de saúde mental que prestam auxílio aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde conforme as necessidades.

A.I. PMV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim