quinta-feira, 30 de maio de 2019

TEM Notícias explica como funciona a coleta seletiva nas cidades da região

Por Jomar Bellini, TV TEM


Reciclagem foi um dos assuntos mais comentados recentemente no TEM Notícias e deixou muita gente com dúvida.

A reciclagem foi um dos assuntos mais comentados recentemente no TEM Notícias. Como muita gente ficou com dúvida sobre como funciona a coletiva seletiva em cada cidade da região, o produtor Jomar Bellini foi atrás das respostas.



TEM Notícias tira dúvidas de telespectadores sobre a reciclagem

Sorocaba:
Ao separar os resíduos para reciclagem, o morador deve ter atenção para que estejam limpos e secos, e não colocar resíduos orgânicos junto. Estando limpo e seco, pode acondicionar todos (papel, papelão, metal, plástico, etc) em um mesmo recipiente ou saco. Somente o vidro deve ser acondicionado separadamente para não causar acidentes com os coletores e cooperados.
Com o aumento dos caminhões, as cooperativas estão cadastrando porta a porta as residências para posterior inclusão nas rotas. Caso alguma residência não seja atendida pela coleta seletiva, o morador poderá entregar o material nas cooperativas:

Cooperativa Catares
Endereço: Rua Salvador Stefanelli, 266 - Jardim Zulmira
Telefone: (15) 3211-7458
WhatsApp: (15) 99633-5829

Cooperativa Reviver
Endereço: Rua Ourinhos, 241 - Jardim Leocádia
Telefone: (15) 3325-5961

Bairros atendidos pela Catares e pela Reviver:
Abaeté, Adélia, Alegria, América, Ana Maria, Angélica, Astúrias, Augusta, Boa Esperança, Boa Vista, Brasilândia, Cajurú, Campolim, Carvalho, Centro, Copaíba, 2 Corações, Éden, Edgar Marques, Eltonville, Elza, Embaixador, Emília, Estados, Europa, Faculdade, Fiori, Fontes, Gabriel, Guadalajara, Harmonia, Hungarês, Iguatemi, Independência, Ipanema, Isafer, Jardini, Jatobá, Juliana, Leão, Leocádia, Louzada, Lucy, Magnólia, Marajoara, Marco Antônio, Maria do Carmo, Morumbi I, II, II e IV, Nicanor Marques, Nova Sorocaba, Odin, Paço, Pagliato, Paulistano, Pires de Melo, Planalto, Primavera, Progresso, Refúgio, Retiro São João, Rica, Saira, Santa Rita, Santa Rosália, Santana, São Carlos, São João, São Judas, Siriema, Sônia Maria, Trujillo, Turmalinas, Vergueiro e Zulmira.
A cooperativa Catares está cadastrando casas no Wanel Ville 3 e 4, Trujillo e Nova Sorocaba. Já foram cadastradas mais de 820 residências no bairro Wanel Ville 2 e nos condomínios Villagio Milani e Terra Nova.

Cooperativa Coreso
Endereços:
Rua Encarnação Rando Castelucci, 70 - Vila Colorau - Telefone: (15) 3227-6608
Rua José Henrique Dias, 215 - Parque Vitória Régia
Rua Chile, 401 – Barcelona

Bairros atendidos: Jd. Novo Eldorado, Jd Astro, Jd. Bandeirantes, Jd. Novo Bandeirantes, Jd. Cruzeiro Do Sul, Vl. Arruda, V. Buenopólis, Vl. Senger, Vl. Santa Tereza, Vl. Haro, Vl. Rodrigues, Vl. Bandeirante, Vl. Augusta, Vl. Marques, Vl. Alice, Js. Isabel E Vl. Hortencia Iv, Pq. Três Meninos, Jd. Pitatininga, Vl. Paraiso, Vl. Santana, Vl. Zanzarini, Jd. Santa Margarida, Jd. Nelisa, Jd. João Gutierres, Jd. Rosália Alcoléia, Jd. Prestes De Barros, Jd. Sol, Jd. Ipê, Jd. Estrelas, Jd. Redenção, Vl. São Domingos, Jd. Residencial Martinez, Jd. Moncayo, Jd. Gonçalves, Vila Hortência II E III E Vl. Assis.
O cadastramento das residências para ampliação da coleta seletiva será realizado pela Coreso nos seguintes bairros: Bairro Vitoria Régia, Pq. das Paineiras, Jd. Astro, Jd. das Estrelas, Jd. do Sol, Jd. Moncayo e Pq. Três Meninos.
Além disso, na unidade da Rua Chile existe um posto de coleta permanente que fica aberto 24 horas por dia. Basta colocar o material reciclável nas "janelas" localizadas no muro do terreno.

Alumínio
A coleta é feita em parceria com a Cooperal, que fica na Rua José Lourenço, no bairro Irema. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone (11) 4715-5500, ramal 5311.

Cronograma:
Segunda-feira: Sodexo, Vila Industrial, Jardim Alvorada e Vila Santa Luzia.
Terça-feira: Sodexo, Vila Paulo Dias, Vila Brasilina, Vila Ré e Vila Paraíso.
Quarta-feira: Sodexo, Jardim Progresso e Pedágio.
Quinta-feira: Sodexo, Granja Modelo, Blowtex, La Rioja, Figuerias, Colibri e Sinindu.
Sexta-feira: Sodexo, Areia Branca, Alto do Itaraé e Irema.

Araçoiaba da Serra
A cooperativa de materiais recicláveis se chama Cooras, que faz a coleta de porta em porta com o apoio da prefeitura. A cooperativa também recebe materiais recicláveis na Rua Sebastião Vieira, 1.530, no Jardim S. Aparecida e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
O descarte de pilhas e baterias também pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SEDS). Segundo a prefeitura, dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (15) 99745-4470.
Atualmente, o cronograma de coleta atende apenas alguns bairros do município. "A Cooras e a prefeitura estão trabalhando para que ainda neste ano seja adquirido um novo caminhão de coleta, podendo assim ampliar seu alcance. Existem estudos, obras e atividade para a ampliação do alcance da coleta seletiva", explica em nota.

Cronograma:
Segunda-feira: Cond. Green Gold; Bairro Lagoinha; Pauluci; Jardim Salete; Vila Nossa Senhora Aparecida.
Terça-feira: Lago da serra; Cercado; Ipanema das Pedras.
Quarta-feira: Alvorada; Araçoiabinha; Mirante; Jardim Master.
Quinta-feira: Ercilia; Flora; Conexões Tigre; Fabrica de Etiquetas ; Cond. Saint Charbel.
Sexta-feira: 7 de Setembro; Bosque dos elcaliptos; Cond. Saint Charbel; Vila Portal de Araçoiaba; Nogueira; Colonial II.

Cabreúva
A Prefeitura de Cabreúva implantou a coleta seletiva no fim de 2013, ano em que ajudou a fundar a Cooperativa de Trabalho e Triagem de Materiais (Cotrimar) do Japi, que realiza a reciclagem.
Hoje, a prefeitura é responsável pela coleta dos materiais nos bairros. Além disso, também mantém três ecopontos pela cidade e encaminha esse material para a cooperativa. O telefone para dúvidas é o (11) 4528-5016.

Campo Limpo Paulista
A cidade possui uma cooperativa de coletores de material reciclável chamada Cooperativa Vida Nova, que realiza a coleta seletiva em bairros da cidade por meio do convênio com a prefeitura. Possui também coletores independentes, que recolhem os resíduos recicláveis em pontos de descarte. O cronograma não foi informado. O telefone da prefeitura é o (11) 4039-8323.

Capela do Alto
O programa de coleta seletiva em Capela do Alto é realizado no sistema porta a porta, com o apoio dos moradores que depositam os materiais recicláveis em sacolas.
No dia da coleta em cada bairro, os moradores deixam na frente de suas residências ou entregam os sacos com os recicláveis aos cooperados, que despejam os materiais no caminhão gaiola e devolvem o saco verde para que os moradores armazenem novamente os seus materiais recicláveis para a próxima coleta.
Segundo a prefeitura, mensalmente é reciclado em torno de 5% dos resíduos domésticos gerados no município, que equivalem a aproximadamente 22 toneladas por mês. Dúvidas no telefone (15) 3267-2079.


Cronograma:
Segunda-feira: Containers verdes; distrito do Porto inteiro até o Presidio; volta pelo Itarassu (Vicente Dias Leme); Recanto dos Pássaros; Fábrica de Parafusos e Estrada do Ribeirão.
Terça-feira: Creche Pedro Quevedo; Jardim Casa Nova inteiro; Nossa Sra. de Lourdes; Residencial Higino (Cido Briza); Higino; Central Park; Vila Verti 1, 2 e 3; Fabrica de Milho até Hotel (Rua São Francisco).
Quarta-feira: Containers verdes; Centro; Prefeitura; Culaus; Novo Horizonte; Rua Itapetininga; Residencial Nogueira.
Quinta-feira: Areião; C.D.H.U.; Trettel; Cutrale; Alcroma; Jutuba (pesqueiro); Iperozinho; Loteamento Ica; Morro; Seriema; Guarapiranga e Estrada do Macaco.
Sexta-feira: Containers verdes; Canguera; Capanema; Jd. Nova Capela; Jd. Casa Grande; Gramera; Cercadinho; Estrada da Igreja São Roque.

Iperó
A cidade conta com um projeto de coleta seletiva desde junho de 2018, quando foi instalada a Cooperativa IperCicla. Desde então, a coleta seletiva se iniciou de forma gradativa em George Oetterer e no Campos Vileta – bairros próximos ao galpão da cooperativa. Hoje, além dos bairros citados, a coleta também abrange bairros da área central da cidade, segundo a prefeitura.
Às segundas, o recolhimento de resíduos para a reciclagem acontece nos bairros Jardim Monções, Jardim Ceci e Jardim Marita. Já nas terças é a vez do Campos Vileta. Por fim, a coleta acontece nos bairros Vitém, Vila Ramal, Vila Marques e Centro todas as sextas-feiras.
A prefeitura, junto às secretarias responsáveis pela questão, vem elaborando um planejamento de ampliação do cronograma a partir de junho deste ano a fim de atender mais locais da cidade.
Além da coleta nos bairros, a sede da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Tursimo (Serat) disponibiliza um posto de recolhimento de materiais para reciclagem, que podem ser enviados por todos os moradores. Os materiais são armazenados em bags e destinados à cooperativa.
O endereço da Serat é Rua Pedro Rezende, 25, Jardim Santa Cruz. O telefone para contato é (15) 3266-3694. Já a Cooperativa IperCicla fica na Avenida Paulo Bourrol, s/n°, Campos Vileta.

Itatiba
A coleta seletiva em Itatiba é feita pelo método porta a porta, por empresa terceirizada, e por meio dos cinco pontos de entrega voluntária (os ecopontos), abrangendo, segundo a prefeitura, 100% da área urbana.
A coleta porta a porta é realizada uma vez por semana em todos os bairros da área urbana pela empresa responsável pela limpeza pública. Os materiais são encaminhados para a Cooperativa dos Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis do Município de Itatiba – Cooperativa Reviver.
Na cooperativa trabalham 37 cooperados, que transformam a renda da venda dos materiais recicláveis para suas famílias, atingindo indiretamente 120 pessoas. Dúvidas no telefone (11) 3183-0630.

Itu
A coleta seletiva na cidade é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Itu e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei), que está localizada em dois centros de triagem na Rua Astro Sintra, 80, Jardim São Judas e na Rua Liogina Lopes da Silva, 51, Jardim Europa.
Segundo a prefeitura, a coleta é realizada em 100% da zona urbana, 100% na região do Pirapitingui e também em 100% das estradas principais da zona rural.
Também existem contêineres subterrâneos na cidade em que os munícipes podem fazer o descarte. São nove conjuntos com dois contêineres cada, um para rejeitos e outro para recicláveis, com capacidade para três mil litros cada.
São dois na Praça da Independência (Largo do Carmo), dois na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), um na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel), um no Paço Municipal, na Avenida Agenor Correa Leite de Campos, no bairro Itu Novo Centro, um na Rua Paulo Eduardo Xavier de Toledo, no bairro São Luiz, um na Avenida Goiás e outro na Alameda Babaçu, ambos no Bairro Brasil. Os contêineres ficam nas calçadas, por isso funcionam ininterruptamente.
Quem tiver dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a Secretaria de Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone (11) 4025-1412.

Itupeva
O cronograma está disponível no site da prefeitura. Para qualquer dúvida, o telefone é (11) 4591-8100.

TEM Notícias explica como funciona a coleta seletiva em cada cidade da região — Foto: Reprodução/TV TEM


Jarinu
Em Jarinu, existe apenas coleta de materiais eletrônicos, feita pela Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Contarini, 283, bairro Trieste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As coletas de material reciclável são feitas por terceiros, que trabalham com reciclagem e sem parceria com a prefeitura. Ainda não há prazo para coleta seletiva na cidade.

Jundiaí
Segundo a prefeitura, a coleta é realizada em 100% da cidade. A programação está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Basta o munícipe fazer uma busca com o CEP de sua residência para conferir a programação.
Na cidade também há cinco ecopontos onde podem ser descartados resíduos de construção civil e materiais recicláveis. Os endereços também estão disponíveis no site.

Mairinque
Mairinque não tem coleta seletiva. A prefeitura informou que estão sendo realizados estudos, mas sem previsão para começar, "pois não existe uma cooperativa para realização do trabalho no município".

Piedade
A coleta é feita pela Cooperativa dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Piedade (COTMAP). O posto de atendimento é na própria central, que fica na Rua Benjamin da Silveira Baldy, 1.061, Paulas e Mendes. Em caso de resíduos eletrônicos, a prefeitura recebe na Coordenadoria de Meio Ambiente e destina para empresas e cooperativas da região. O telefone para contato é o (15) 3344-2205.

Cronograma:
Segunda-feira: Vila Olinda, Nova Olinda, Jardim do Paço e Avenida Coração de Jesus.
Terça-feira: Vila Amâncio, Jardim Sinibaldy, Jardim Secol, Vila Maria e Vila Quintino.
Quarta-feira: Cotianos, CDH Ayrton Senna, Vila Xavier, Vila João Garcia, Parque da Torre.
Quinta-feira: Ecopontos, Empresas.
Sexta-feira: Cotianos, Centro, Rua 21 de Abril, Vila Eraldino, Butuca, Guatambu, Vila Grácio e Paulas e Mendes.

Porto Feliz
A Prefeitura de Porto Feliz informou que realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos em toda a cidade. Os munícipes colaboram com a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico e a prefeitura realiza a triagem, descarte regular e reciclagem em benefício do meio ambiente.

Cronograma:
Segunda-feira: bairros Jardim Rolando Giuli, Residencial São Marcos, Conjunto Habitacional Porto Feliz, Jardim Belo Alto, Residencial Bepim, Loteamento Humberto Marteli, Jardim Santa Rosa, Jardim Bandeirante, Jardim Tendá, Jardim Jandira, Loteamento Célia Maria.
Terça-feira: Parque Residencial Rafael Alcalá, Jardim Julita, Vila Manduquinha, Jardim São José, Jardim Porungal, Loteamento Residencial Porto Feliz, Chácara Nestor, Cidade Jardim, Jardim São Pedro, Jardim Bela Fonte, Bambu, Jardim Porto Feliz, Portal dos Bandeirantes I, Jardim Morumbi, Jardim Araritaguaba, Vila Progresso.
Quarta-feira: bairros Jardim Vante, Jardim Porto City, Bairro da Ponte Grande, Engenho D'Água.
Quinta-feira: Parque Residencial Água Branca, Conjunto Habitacional Agostinho Alcalá, Vila América, Jardim Seckler, Jardim Bela Vista, Cidade Nov Bandeirante, Vila Maria, Vila Angélica, Jardim São Bento, Jardim Santa Eliza, Jardim Sofia.
Sexta-feira: Avenidas Armando Salles de Oliveira, Monsenhor Seckler, Dr. Antonio Pires e Getulio Vargas. Bairros Jardim Brasil, Chácara Bazzo, Jardim Primavera e Centro.


Salto
Segundo a prefeitura, existem pontos de coleta voluntários e oito ecopontos na cidade, além da coleta seletiva nos bairros. Também há coleta nas escolas com contêineres soterrados exclusivos para resíduo reciclável instalados em frente aos CEMUSs e em expansão nos colégios estaduais. O número da "Linha da Limpeza" é o 0800-940-3203 ou pelo próprio site da prefeitura.


Salto de Pirapora
A coleta seletiva é realizada na cidade pela Cooperativa de Reciclagem de Salto de Pirapora (Coresp), localizada na Rua Maria Francisca dos Santos Marcello, 290, Jardim Ana Guilherme. Os moradores podem esclarecer dúvidas diretamente na Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (15) 3491-9595.


Cronograma:
Segunda-feira: Maria José, Jardim Agenor, Centro e Áurea.
Terça-feira: Santa Julieta, Ilha das Flores, Alexandre e Vera Lucia.
Quarta-feira: não há coleta.
Quinta-feira: Ana Guilherme.
Sexta-feira: não há coleta.
Sábado: não há coleta.
Domingo: Teixeira e Maria Clara.

São Roque
Os materiais recicláveis são coletados porta a porta por uma empresa terceirizada e encaminhados para a cooperativa de reciclagem Coopersol, que fica na Rua João de Candinha, 217, no bairro Marmeleiro. A cooperativa funciona das 8h às 17h. A prefeitura informou que estuda a ampliação nos bairros não atendidos. O telefone para dúvidas é o (11) 4712-3431.

Cronograma:
Segunda-feira: Centro, Jardim Villaça I e II, Jardim Mosteiro, Gabriel Pizza, Vinhas de João Paulo.
Terça-feira: Jd Renê, Vila Aguiar, Jardim Finatti, Esplanada Mendes, Jardim das Flores, Brasital.
Quarta-feira: Cambará, Jardim Brasil, Santo Antônio, Flórida, Jardim Tanzi, Aeronáutica.
Quinta-feira: Jardim Estér, Dorador I e II, Jardim Suíça, Junqueira, Brasil, Unimed.
Sexta-feira:Vila Nova, Jardim Marieta, Guaçu, Boa Vista, BNH, Santa Quitéria.

Várzea Paulista
O trabalho é feito pela ONG Eco & Vida contratada pela prefeitura, de segunda a quinta-feira.
Cronograma:
Segunda a sexta-feira – a partir das 9h e a partir das 15h. Vias principais da cidade - Avenida Bertioga, Avenida Fernão Dias Paes Leme, Rua Pindaré e Avenida Pacaembu.
Segundas-feiras – a partir das 8h. Vila Popular, Jardim Bertioga e Residencial Aimoré.
Terças-feiras – a partir das 8h. Jardim Maria de Fátima (parte baixa), Jardim Cruz Alta, Jardim Mirante, Jardim Alessandra e Vila São José.
Quartas-feiras – a partir das 8h. Jardim Maria de Fátima (parte alta), Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera e Jardim do Lar.
Quintas-feiras – a partir das 8h. Jardim Promeca, Jardim Felicidade e Residencial das Flores.
O ecoponto fica na Rua Atroaris, 348, no Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 8h às 13h. O espaço não fica aberto somente aos domingos e feriados.
Cada morador pode levar até um metro cúbico de descarte de entulho por mês ao local. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para cinco metros cúbicos. Para informações o telefone é (11) 4606-8673.

Votorantim
Em Votorantim, a coleta seletiva é feita pela Coopervot e tem parceria com a prefeitura. A coleta é realizada casa a casa em 50% da cidade. Semanalmente os cooperados percorrem os bairros cadastrados. Também existe um posto de coleta no Parque do Matão e um contêiner na Secretaria de Serviços Públicos.
A Coopervot fica na Avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro, 680, na Vila Garcia e funciona das 8h às 17h. Segundo a prefeitura, o telefone para contato é o (15) 99796-7641.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim