quinta-feira, 27 de junho de 2019

Médico que assinava atestados fraudados é investigado pela prefeitura por abandono de emprego

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Segundo o município, ele responde a um processo administrativo disciplinar por ter três vínculos públicos. Clínica foi encontrada fechada em Sorocaba.


Médico deixava os atestados já assinados para as secretárias fornecerem aos pacientes — Foto: Reprodução/TV TEM
O médico que assinava os atestados fraudados em uma clínica de Sorocaba (SP) é investigado pela prefeitura. Segundo a administração municipal, Sérgio Cordeiro responde a um processo administrativo disciplinar por ter três vínculos públicos.
O médico trabalha para a Prefeitura de Votorantim (SP) e também em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Sorocaba. Em uma delas, de acordo com a prefeitura, ele nunca esteve presente e está respondendo por abandono de emprego.



Clínica flagrada emitindo atestados fraudados em Sorocaba é encontrada fechada

A Corregedoria do município também já fez um levantamento de atestados que ele emitiu para servidores públicos para apurar se houve irregularidades.
As fraudes cometidas na clínica particular de Sérgio Cordeiro foram denunciadas pela TV TEM. Com uma câmera escondida, quatro produtores estiveram no local cinco vezes. Nenhum deles estava doente ou sentindo dores, mas todos saíram com atestados médicos sem passar por consulta, apenas por sessão de acupuntura.
Os atestados saíam em nome de Sérgio. Segundo o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, ele não tem a especialização reconhecida como acupunturista junto ao Conselho Regional de Medicina e não poderia emitir documentos em nome desta especialidade.
Na terça-feira (25), o Ministério Público recebeu representantes de três grandes empresas de Sorocaba, que nos últimos anos receberam uma grande quantidade de atestados assinados pelo médico mostrado na reportagem. Eles foram apresentados por funcionários que entraram em licença-médica ou foram afastados do trabalho com base nos atestados.
Nesta quarta-feira (26), a clínica foi encontrada fechada. Uma corrente no portão indicava que estava tudo trancado. Fiscais da prefeitura bateram palmas, mas ninguém atendeu.
A fachada da clínica, que fica no centro de Sorocaba, foi modificada. As paredes vermelhas com letreiro indicando que ali funcionava uma clínica de acupuntura foram pintadas de branco.
Anteriormente, o médico negou as acusações, mas reconheceu a assinatura dele nos atestados. Ele disse que deixa os documentos assinados para facilitar para os pacientes e que as secretárias ligam para informar o estado de saúde deles, o que não ficou comprovado na reportagem.

Clínica de Sorocaba distribui atestados médicos mesmo sem consulta — Foto: Reprodução/TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim