Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Itu, Votorantim e Capela do Alto entram para a lista de cidades em situação de surto de sarampo

Por Arcílio Neto, TV TEM














Itu, Votorantim e Capela do Alto entram para a lista de cidades em situação de surto de sarampo — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação



Relação do Ministério da Saúde foi atualizada na terça-feira (13) e agora conta com 49 municípios do estado de São Paulo, incluindo Sorocaba e Jundiaí.


Além de Sorocaba e Jundiaí, Itu, Votorantim e Capela do Alto (SP) entraram para a lista do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde de cidades em situação de surto de sarampo.
A relação do Ministério da Saúde foi atualizada na terça-feira (13) e agora conta com 49 municípios do estado de São Paulo (confira a lista completa abaixo). No restante do país, também há duas cidades do Rio de Janeiro, uma da Bahia e uma do Paraná.

Jundiaí segue com 52 notificações este ano, sendo um caso confirmado e dois descartados. Em Sorocaba, a situação também não teve atualizações: são 12 casos confirmados.
Itu
Segundo a Prefeitura de Itu, foram registrados 19 casos suspeitos de sarampo na cidade este ano. Destes dois foram confirmados, três descartados e 14 estão em investigação. Considerando este cenário, a Secretaria de Saúde orienta que:
As crianças na faixa etária de seis a 11 meses, residentes, sejam vacinadas com uma dose de vacina sarampo-caxumba-rubéola;
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias;
Pessoas entre 30 e 59 anos de idade: uma dose;
Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas.
A interrupção desta recomendação ocorrerá quando o município deixar de apresentar casos confirmados da doença dentro de um prazo de 90 dias. O Ministério da Saúde informará o momento em que a vacinação das crianças menores de 1 ano deverá ser suspensa.
A vacinação é realizada em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Capela do Alto
A Prefeitura de Capela do Alto informou que a cidade teve um caso confirmado de sarampo em 2019 e um segundo caso está em investigação.
O esquema de vacinação segue no formato de sempre por enquanto, ou seja, as vacinas são destinadas a crianças a partir de 1 ano de idade.

Manchas vermelhas no corpo estão entre os sintomas do sarampo — Foto: Divulgação/Sesa-ES


Votorantim
De acordo com a Secretaria da Saúde de Votorantim, o município contabiliza seis casos suspeitos e nenhum confirmado. As doses da vacina foram distribuídas entre as unidades de saúde e a secretaria aguarda o envio da grade mensal.
A cidade segue o protocolo do Ministério da Saúde de vacinação para crianças a partir de 1 ano de idade. Adultos de até 29 anos devem receber duas doses da vacina e de 30 a 59 anos apenas uma dose.
Cidades paulistas em situação de surto de sarampo até 13/08:
Aspasia
Atibaia
Barueri
Caçapava
Caieiras
Campinas
Capela do Alto
Carapicuíba
Diadema
Embu
Fernandópolis
Franca
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guarulhos
Hortolândia
Indaiatuba
Itapetininga
Itaquaquecetuba
Itu
Jales
José Bonifácio
Jundiaí
Mairiporã
Marília
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Pindamonhangaba
Piracaia
Poá
Praia Grande
Ribeirão Pires
Ribeirão Preto
Rio Grande da Serra
Santo André
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sertãozinho
Sorocaba
Sumaré
Taboão da Serra
Taubaté
Valinhos
Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.