Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Piedade é retirada da lista do Ministério da Saúde de cidades com surto de sarampo

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Prefeitura informou que não há casos da doença confirmados na cidade. Outras duas cidades da região de Sorocaba também foram colocadas e retiradas da lista.



Cidades seguem vacinando contra bebês na região de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

O município de Piedade (SP) foi retirado da lista do Ministério da Saúde após uma atualização das cidades com surto de sarampo no país.
Além de Piedade, Capela do Alto e Votorantim (SP), na região de Sorocaba (SP), também estavam na lista de forma errada e foram retirados. Piedade entrou no último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 20 de agosto.
A prefeitura informou que não há casos da doença confirmados na cidade.
"Em contato com a Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, a Diretoria de Vigilância em Saúde de Piedade informa que o cruzamento de banco de dados de cidades com surto registrado pelo Ministério da Saúde o qual consta Piedade está incorreto, uma vez que quem abastece o Sistema de Informação de Agravo de Notificação é o próprio município", informou a prefeitura.
Votorantim e Capela do Alto, que apareceram na lista na sexta-feira (16), também disseram que a inclusão havia sido um erro.
O Ministério da Saúde informou que atualiza semanalmente a situação epidemiológica do país, com base nas informações que são repassadas pelos Estados.
"Enquanto o surto de sarampo está ativo, é natural que casos sejam reavaliados, sendo dinâmico o cenário epidemiológico do sarampo, estando todos os casos sujeitos à alterações."
A TV TEM questionou a secretaria estadual sobre a inclusão das três cidades na lista de surto de sarampo, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.
Confira as cidades nas regiões de Sorocaba e Jundiaí que aparecem na lista do Ministério da Saúde:
Araçariguama (3 casos)
Itu (2 casos)
Itupeva (1 caso)
Sorocaba (14 casos)
Jundiaí (4 casos)
Ao todo são 62 municípios paulistas na lista. Além do Estado de São Paulo, 14 cidades de outros dez estados foram citados pelo Ministério da Saúde com surto da doença.
Vacinação
O Ministério da Saúde determinou que, desde quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano sejam vacinadas contra o sarampo. (Veja quem deve se vacinar contra o sarampo.)
As cidades da regiões de Sorocaba e Jundiaí já começaram a vacinar os bebês, conforme pedido da Saúde.
A medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.
O Ministério informou que vai enviar 1,6 milhão de doses a mais para os estados.
Em todo o país, 1.680 casos de sarampo foram confirmados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.