Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Raul Marcelo e Rodrigo Chizolini se reúnem com deputada da Alesp para manter o terceiro turno na Toyota

 Raul Marcelo, Monica Seixas e Rodrigo Chizolini durante reunião na Alesp  


O ex-deputado estadual Raul Marcelo e o advogado Rodrigo Chizolini levaram à deputada estadual Monica Seixas (PSOL) uma proposta para incentivar a contratação de trabalhadores na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Segundo Raul Marcelo (PSOL), a proposta, que se tornou em documento, foi construída em reuniões com dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). "O presidente do SMetal, Leandro Soares, relatou a situação do fechamento do terceiro turno na Toyota, causando a demissão de 740 trabalhadores diretamente e 2500 de forma indireta. Uma tragédia para Sorocaba e região", pontua.

Atualmente, a Alesp está discutindo incentivos fiscais para empresas instaladas no Estado de São Paulo. Trata-se de um programa chamado IncentivAuto, que concederá descontos de ICMS para empresas fabricantes de veículos interessadas em aderir à iniciativa do governo paulista. "Diante disso, sugeri a deputada Monica Seixas que inclua a Toyota nesse debate na Alesp, pois o projeto pretende conceder isenção de até 20% do ICMS para montadores do Estado de SP", afirma Raul Marcelo, que completa: "A bancada do PSOL na Alesp vai defender a volta dos empregos na Toyota como precondição para que a empresa acesse este programa".

Para Rodrigo Chizolini, presidente do PSOL na cidade de Votorantim, o objetivo da reunião com a deputada Monica Seixas é de manter, em primeiro momento, os empregos na Região Metropolitana de Sorocaba. "Em segundo momento, caso a empresa Toyota seja incluída no programa IncentivAuto, é ampliar os postos de trabalho na região. Temos que fazer de tudo para que todos tenham emprego garantido", afirma Chizolini.

De acordo com a deputada estadual Monica Seixas, o documento construído por Raul Marcelo e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região será incluído nas discussões do projeto de lei, de autoria do governo estadual, que objetiva dar incentivo fiscal para empresas fabricantes de veículos. "Meu mandato está à disposição para que a manutenção e ampliação dos postos de trabalhos em Sorocaba e região seja garantida", afirma Monica Seixas.

Sobre o fim do terceiro turno na Toyota

A Toyota demitiu 340 funcionários em junho deste ano e encerrou o terceiro turno em 5 de agosto nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz. As unidades instaladas nas duas cidades são responsáveis por produzirem os modelos Etios e Yaris, além de motores.

Por conta da demanda e alta no mercado, a contratação dos funcionários foi realizada em novembro de 2018. Na ocasião, segundo a multinacional, foram admitidos 130 trabalhadores em Porto Feliz e 740 em Sorocaba. Em comunicado à imprensa, a empresa afirmou que o motivo é a queda das exportações.

 

Pronunciamento de Raul Marcelo e Monica Seixas sobre esta proposta de manter o terceiro turno na Toyota: fb.com/raulmarcelo.advogado/videos/3022129617857294/?t=2




Valdinei Queiroz
Jornalista, assessor de comunicação 
e analista de redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.