quarta-feira, 28 de agosto de 2019

TCE encontra irregularidades em farmácias de alto custo de três cidades da região

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Fiscalização apontou irregularidades nas farmácias de Votorantim, Itupeva e Várzea Paulista (SP).



TCE encontra irregularidades em três cidades da região de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Uma operação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) vistoriou mais de 200 cidades para checar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos de alto custo. Na região, foram encontrados problemas em Votorantim, Várzea Paulista e Itupeva.
A fiscalização surpresa tinha o objetivo de vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios. Segundo o TCE, todos os dados coletados foram apresentados e os relatórios serão encaminhados aos conselheiros relatores de processos ligados aos órgãos fiscalizados.
Na Farmácia de Alto Custo de Votorantim, os fiscais encontraram material de enfermagem e de nutrição armazenados diretamente sobre o piso, medicamentos de alto custo e psiquiátricos em falta, remédios na porta do refrigerador, medicamentos para asma em embalagem terciária, refrigerador sem termômetro e falta de medicamento psiquiátrico.
Nesta quarta-feira (28), a estudante Elizete Vigorino foi retirar dois remédios para a mãe que tem depressão, mas o Haldol e o Amplictil estão em falta. A dona de casa Ezilda Santos também não conseguiu o medicamento que precisava, o Carbolitium.
O Secretário Municipal de Votorantim lembra que O remédio de alto custo é de responsabilidade do estado e que as correções que competem à prefeitura estão sendo tomadas.


Tribunal de Contas do Estado faz operação de fiscalização em cidades da região
Em nota, a Secretaria da Saúde de Votorantim informou que não recebeu apontamento oficial relativo à fiscalização. No entanto, disse que regularmente o Tribunal de Contas tem exercido fiscalização no município e a secretaria tem adotado as medidas necessárias pra regularizar os apontamentos.
Ainda conforme a secretaria, no ano passado, Votorantim subiu no índice de avaliação do Tribunal em relação ao assunto, por corrigir as falhas apontadas pelo órgão.
Em Itupeva, os fiscais encontraram a geladeira hospital com armazenamento irregular de produto, onde tinha uma caixa de suco dentro do local onde se armazenam remédios, e também foi encontrado medicamento fracionado.
Já em Várzea Paulista, foram encontrados produtos a serem descartados que são trazidos pelos usuários junto a medicamentos a serem dispensados.
A Prefeitura de Várzea Paulista disse que não recebeu nenhum comunicado ou notificação sobre o problema e que as dispensas de medicamentos seguem as determinações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Disse ainda que o TCE apenas visitou uma unidade de saúde do município e, no término, não apontou nenhuma anormalidade.
A Prefeitura de Itupeva disse que o problema do suco encontrado na geladeira foi um caso isolado e já foi resolvido. Sobre os medicamentos, a prefeitura informou que é normal deixar os medicamentos fracionados.
Sobre os remédios para as pacientes, a Secretaria de Saúde do Estado informou que eles já foram comprados e pediu urgência dos fornecedores para a entrega. O Amplictil deve chegar até a próxima semana. Já o Haldol e o Carbolitium devem estar disponíveis em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim