segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Doma de muares exige paciência

Por Nosso Campo, TV TEM

Montaria de qualidade depende também de uma doma eficiente.


Doma de muares exige paciência — Foto: Reprodução/TV TEM

O sonho da família Andrade começou com a Monalisa, uma das primeiras mulas nascidas na Estância Sankara, em Votorantim (SP). Ela já foi premiada várias vezes em competições nacionais.
Depois de Monalisa, o plantel cresceu. São 60 animais, entre mulas, burros, jumentos e cavalos. A especialidade é a reprodução de muares por meio da cruza entre éguas da raça mangalarga marchador e jumentos da raça pega.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 10/11/2019)
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2019/11/10/doma-de-muares-exige-paciencia.ghtml




Doma de muares exige paciência
Os animais são registrados e têm características bem avaliadas em competições de marcha. O criador Robson Luiz Andrade explica que um bom animal tem que oferecer comodidade, estilo, rendimento, regularidade e resistência.
Para a mula ou burro apresentar todas as qualidades, ele precisa estar treinado, o que começa com 3 anos de idade e é feito três vezes por semana no caso dos animais preparados para competições.
Túlio Marins é domador há 20 anos e defende um contato próximo ao animal, buscando conquistar a confiança. No trabalho, a mula fica à vontade, sem que tenha motivos para querer rejeitar a presença de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim