quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Agentes de saúde fazem ações para combater criadouros do Aedes aegypti em Votorantim

Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Nesta quarta-feira (15) o Ministério da Saúde alertou que este ano alguns estados podem enfrentar um surto de dengue; cidade está em estado de atenção


Agentes de saúde estão fiscalizando as casas para tentar encontrar criadouros do mosquito Aedes Aegypti — Foto: Reprodução/TV TEM

Em Votorantim (SP), os agentes de saúde estão fiscalizando as casas para tentar encontrar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde alertou que este ano alguns estados podem enfrentar um surto de dengue. A cidade já está em estado de atenção.
Célia Regina é dona de casa e mora no bairro Colina Santa Mônica. Ela diz que toma muito cuidado para não deixar água parada. Só escapou o reservatório da geladeira. "Eu nem sabia que tinha reservatório atrás da geladeira", conta.
O trabalho de fiscalização está sendo feito em toda a cidade para descobrir como está o índice de infestação de larvas nos bairros.
Segundo o último levantamento, feito em outubro, a cidade estava com índice de 1,83. A cada cem imóveis, um tinha larva do mosquito. Esse número já é considerado situação de alerta.

Kátia Oliveira é coordenadora da Zoonoses de Votorantim — Foto: Reprodução/TV TEM

A coordenadora da Zoonoses de Votorantim, Kátia Oliveira, no mês de janeiro o índice de larvas tende a estar um pouco mais alto. "A partir de agora a gente redobra a atenção para podermos trabalhar em cima deste novo índice", diz.
As busca pelas larvas do mosquito é muito importante para o setor de zoonoses porque é ele que vai definir as ações de combate a dengue ao longo do ano. Principalmente para evitar uma possível epidemia de doença.

"Identificado onde está o maior risco de infestação e de epidemia dentro do município, são desenvolvidas ações para eliminação destes criadouros afim de que o problema seja minimizado", explica a coordenadora.


Votorantim está em estado de alerta no combate aos criadouros do Aedes aegypti

Até o momento, a cidade está com 166 casos confirmados de dengue. Em Sorocaba foram registrados 1076 casos de dengue e 88 de Chikungunya.
Dirceu Bruques é aposentado e diz que faz questão de abrir a casa para os fiscais e aprender todas as dicas para tomar os cuidados devidos e não correr nenhum risco. "Eles vem, explicam, dão as orientações, a gente fica satisfeito e agradece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim