CRÉDITOS: VALDINEI QUEIROZ/GAZETA DE VOTORANTIM
Sorocabanices
O tema da redação do Enem do ano passado foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. “Quando vi o tema, confesso que fiquei um pouco assustado. Embora o tenha achado muito legal e importante, no primeiro momento me senti um pouco perdido sobre o que falar. Entre tantas redações que escrevi ao longo de 2019, esse assunto nunca passou pela minha cabeça. Contudo, mantive a calma e comecei a anotar as ideias”, diz.
Diante deste cenário, o estudante decidiu escrever, principalmente, sobre a relação que a desigualdade social traz com difícil acesso de muitas pessoas ao cinema. “Além disso, citei as revoluções industriais, que de alguma forma também estão relacionadas com o desenvolvimento do cinema. Para escrever a redação, foi preciso refletir bastante a respeito do tema e tomar cuidado para não fugir dele, mas felizmente consegui demonstrar as ideias com clareza”, conta Santos, que escolheu “O elitismo do cinema no Brasil” como título da redação.
O votorantinense tomou conhecimento do resultado do Enem quando sua mãe o acordou às nove e pouco da manhã, informando que as notas tinham sido liberadas. “Logo entrei no site do Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”) e lá estava. Foi um momento de muita emoção e felicidade, uma das maiores conquistas da minha vida. Minha mãe não parava de me abraçar e beijar. Com certeza, esse momento será inesquecível para todos nós. Redação foi a área que mais me dediquei ao longo dos estudos, e foi muito gratificante ver o resultado”, recorda, com orgulho e emoção.
Na última terça-feira (21), Alex de Oliveira Santos se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que pertence ao Ministério da Educação (MEC) reunindo centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. O resultado sai em 28 de janeiro. Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.
ESTUDOS
Na infância, o votorantinense estudou como bolsista em uma escola particular, do segundo ao novo dos Ensinos Fundamentais I e II. Já no Ensino Médio, estudou na Etec Fernando Prestes, em Sorocaba, fazendo também um curso técnico.
Porém, no último semestre de 2019, decidiu deixar o curso, que tomava muito do seu tempo, para focar nos estudos para o Enem, e passou a estudar na escola estadual “Professora Clotilde Beline Capitani”, no Jardim Archila, em Votorantim.
Em março do ano passado, visando se preparar para o Enem, conseguiu um desconto por meio de uma prova e começou a fazer cursinho para o Enem em uma escola particular “Professora Fabiane Prado”, localizado no Parque Jataí, em Votorantim. As aulas duraram até outubro.
“Estudava durante o horário regular, de manhã, e fazia três horas de cursinho à noite, três vezes por semana. Fora isso, procurava estudar pelo menos umas duas horas por dia em casa”, explica o jovem de 18 anos.
OUTRAS NOTAS
O estudante Alex de Oliveira Santos atingiu 634,1 em Linguagens; Ciências humanas, 635,0; Ciências da Natureza, 562,7; Matemática, 666,7; e Redação, 980. O votorantinense superou em todas as disciplinas a média nacional.
Pelo SiSU, o interesse em cursar Letras deve atingir entre 580 e 680 pontos. Já pelo (Programa Universidade Para Todos) entre 450 e 680 pontos. Enquanto pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre 450 e 600 pontos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.