sábado, 11 de abril de 2020

Com queda de 96% nas vendas, fábrica de chocolate distribui máscara para quem comprar ovos de Páscoa

Por Arcílio Neto e Júlia Martins, TV TEM e G1 Sorocaba e Jundiaí


Comerciante de Votorantim (SP) precisou reinventar a maneira de atrair clientes.


Fábrica de Votorantim (SP) passa a dar máscara de brinde nas compras de ovos de Páscoa — Foto: Reprodução/TV TEM

Em uma época na qual geralmente a venda de ovos de chocolate aumenta em disparada, o comerciante Thiago Andreoli precisou pensar em um plano para conseguir continuar com seu negócio, já que a pandemia de coronavírus acabou afetando diretamente os planos.
O rapaz de Votorantim (SP) é dono de uma fábrica de chocolates há 16 anos e, pela primeira vez, teve que lidar com uma queda de 96% na demanda. Isso porque, com o decreto de quarentena em todo o estado de São Paulo, seus principais clientes, os órgãos municipais, suspenderam as atividades e também os pedidos.
"Minha clientela é composta basicamente pelas prefeituras, que fazem licitação para comprar ovo de Páscoa para os alunos da rede municipal. Mas as escolas estão fechadas, então, nada de ovos esse ano. Isso se transformou em uma queda gigantesca nas minhas vendas", explica.



Venda de ovos de chocolate diminuiu 96% em uma fábrica de Votorantim (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Sem pedidos e necessitando de seu ganha pão para sobreviver, Thiago precisou pensar em uma saída. Foi então que ele e a esposa, Ana Andreoli, tiveram e ideia de iniciar uma promoção: nas compras acima de R$ 50, todos os clientes ganhariam uma máscara de tecido.
"Não só queríamos trazer mais clientes para poder continuar com a nossa produção, como também queríamos ajudar de alguma forma no combate ao vírus", diz.


Máscaras de tecido que vão de brinde são feitas à mão — Foto: Reprodução/TV TEM

As máscaras que acompanham os ovos de chocolate são feitas artesanalmente graças às habilidades manuais de Ana, que é artesã. A ideia foi colocada em prática e o casal começou a divulgar a nova promoção nas redes sociais.



Pandemia muda cenário na venda de ovos de chocolate

Thiago contou ao G1 que a estratégia deu tão certo que já foram mais de 100 máscaras produzidas. As encomendas são feitas pela internet ou pelo WhatsApp da fábrica. Os ovos de chocolate são entregues via delivery nas cidades de Sorocaba, Votorantim e Araçoiaba da Serra (SP).
"Esse método tem nos ajudado muito. Nunca tivemos um sistema de vendas pela internet e, com o brinde, as pessoas têm se interessado mais. Já conseguimos vários clientes e estamos muito felizes", conta Thiago.


Fábrica de Votorantim (SP) precisa mudar forma de atrair clientes durante a pandemia — Foto: Reprodução/TV TEM

Apesar do número de vendas ainda estar abaixo do usual, o casal tenta ver a situação de forma positiva. Eles perceberam que, além de ajudar a diminuir o contágio do coronavírus, também conseguiram economizar.
"Tem que ver pelo lado positivo. Nós estamos economizando muito com embalagem. Antes comprávamos milhares e isso tem um custo elevado. Agora, conseguimos diminuir e, consequentemente, economizar um pouco de dinheiro", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim