terça-feira, 28 de abril de 2020

Moradores reclamam de filas em agências da Caixa na região de Sorocaba

Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Aglomeração, falta de informação e horas de espera são alguns dos motivos da irritação na hora de sacar o auxílio emergencial; novo lote foi disponibilizado nesta terça-feira (28).

As agências da Caixa Econômica Federal amanheceram com grandes filas nesta terça-feira (28), gerando reclamação de muitos moradores de Sorocaba (SP) e região. Tudo por conta do novo lote para saques do auxílio emergencial de R$ 600, liberado pela agência bancária.
Em Sorocaba, a fila na agência da Avenida Itavuvu teve que dar várias voltas para as pessoas tentarem manter o distanciamento mínimo recomendado por conta da disseminação do coronavírus.

Na Avenida Armando Pannunzio, a revolta dos moradores foi em relação à falta de informações sobre o uso correto do aplicativo Caixa Tem.

Moradores de Sorocaba se aglomeram do lado de fora da agência da Caixa Econômica da Avenida Itavuvu — Foto: Reprodução/TV TEM

Em Votorantim (SP), a cabeleireira Patrícia gravou um vídeo mostrando a situação da fila na agência da Avenida Três de Março e disse que também tem dúvidas sobre o uso do aplicativo.
"Todo mundo tentando pegar a senha e não consegue. Todo mundo tentando baixar esse aplicativo e não consegue. Pessoas de idade, pessoas com crianças, todo mundo revoltado, porque não consegue entrar nesse aplicativo desde ontem", disse Patrícia no vídeo.


Moradores reclamam de filas em agências da Caixa na região de Sorocaba

Na agência da Caixa, na Avenida Pedro Pires de Mello, em Salto de Pirapora (SP), muitas pessoas também amanheceram na fila para retirar o dinheiro que está na conta.

Moradores de Salto de Pirapora fazem fila em frente à agência da Caixa nesta terça-feira (28) — Foto: Caroline Januário

De acordo com a Caixa, a orientação é evitar as filas e buscar sempre por atendimento através da internet, aplicativos no celular ou por telefone.
Na segunda-feira (27), a Caixa Econômica Federal começou a liberar saques em dinheiro para os que estão recebendo o benefício concedido pelo governo federal, em uma ação de distribuição de renda para trabalhadores autônomos ou informais.
Os saques podem ser solicitados pelos que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco e segue o calendário conforme a data de nascimento do beneficiário (confira abaixo).
Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital para o pagamento de faturas, ou usando código de barras para transferência para contas de outros bancos.
A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Confira o calendário de saques:
27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro;
29 de abril: nascidos em maio e junho;
29 de abril: nascidos em maio e junho
30 de abril: nascidos em julho e agosto;
4 de maio: nascidos em setembro e outubro;
5 de maio: nascidos em novembro e dezembro.


Como sacar

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão.

Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim