Passageiros ficaram sem atendimento neste sábado (18) e o terminal urbano da cidade foi fechado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/t/U2dwQtRXevuiSOSbfGMg/whatsapp-image-2020-04-18-at-12.30.24-1-.jpeg)
Sem circulação dos ônibus, terminal de Votorantim foi fechado neste sábado (18) — Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim
Passageiros do transporte coletivo de Votorantim (SP) ficaram sem o serviço neste sábado (18) depois que os ônibus pararam de circular. O terminal urbano foi fechado. As linhas intermunicipais também não estão circulando na cidade.
Segundo a empresa São João, responsável pelo transporte público na cidade, a paralisação ocorre por divergência com o sindicato"em não aceitar o acordo proposto por meio da Medida Provisória 936/20, de autoria do Governo Federal".
Ainda informou que não tem como manter o transporte público urbano em Votorantim, São Miguel Arcanjo e Salto de Pirapora.
O serviço também é afetado nas linhas metropolitanas que ligam Votorantim/Sorocaba, Porto Feliz/Sorocaba, Boituva/Sorocaba, Piedade/Sorocaba, São Miguel Arcanjo/Sorocaba, Araçoiaba da Serra/Sorocaba, Salto de Pirapora/Sorocaba, Piedade/Tapiraí e Pilar do Sul/Piedade.
"Classificamos como absurdo este posicionamento radical do sindicato em um momento em que a economia mundial enfrenta uma grave crise causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Como os nossos colaboradores não podem ser incluídos na MP 936/20, já que o sindicato da categoria recusa, não temos condições de arcar com toda a mão de obra parada, tendo em vista que não há receita para isso."
Ainda conforme a São João, a receita da empresa está em torno de 10% da receita normal. "Hoje não dá para pagar nem o diesel que utilizamos nos veículos e muito menos as demais despesas, especialmente a mão de obra".
"Lamentamos por tudo e por todos. Estamos à beira de um colapso. Temos vivido um pesadelo esses dias. No caso do Grupo São João, são 56 anos que estão indo para o túmulo junto com mais de 970 famílias – empregados diretos – que vivem e fazem a nossa empresa ser o que é", completa a empresa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/1/xNGa90Q3yeo4jaTg3kKQ/whatsapp-image-2020-04-18-at-12.32.04.jpeg)
Sem circulação de ônibus, terminal de Votorantim foi fechado neste sábado (18) — Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim
A Prefeitura de Votorantim (SP) disse que "foi pega de surpresa com a paralisação total no transporte coletivo urbano neste sábado (18) e que já estuda, de acordo com o que prevê o contrato de concessão dos serviços, tomar as devidas atitudes, dentro da legalidade.".
Ainda, reforçou que a empresa "vinha informando à administração municipal sobre a queda no índice de ocupação, com uma arrecadação abaixo de cobrir os seus custos operacionais, situação que se agravou com a tentativa frustrada de negociação com o sindicato da categoria para o acordo trabalhista durante a pandemia, previsto pelo governo federal para garantir a manutenção dos empregos".
O sindicato foi procurado e informou que não foi comunicado oficialmente dessa paralisação.
Outros municípios
Além de Votorantim, a empresa Viação São João atende também os municípios de Sorocaba, Boituva, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo e Tapiraí. Os moradores dessas cidade também foram afetados pela paralisação.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que irá garantir aos cidadãos a operação das 23 linhas operadas pela viação. A continuidade do serviço será feita com operadoras de outras regiões, informou a empresa.
Além disso, a EMTU informou que, antes da pandemia, essas 23 linhas transportavam, diariamente, 18 mil passageiros e hoje opera com queda de 83%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.