sábado, 18 de abril de 2020

Prefeitura disponibiliza 'Cartão Merenda Social' para estudantes durante quarentena em Sorocaba


Por G1 Sorocaba e Jundiaí

Segundo a prefeita Jaqueline Coutinho, os pais dos alunos poderão utilizar os cartões de R$ 56 em supermercados e estabelecimentos comerciais.


Prefeitura oferece 'Cartão Merenda Social' para ajudar estudantes durante quarentena em Sorocaba — Foto: Geraldo Nascimento/G1

Para ajudar no combate ao coronavírus, o "Cartão Merenda Social" será distribuído aos estudantes da rede municipal de ensino em Sorocaba (SP).
De acordo com a prefeita Jaqueline Coutinho, os pais dos alunos poderão utilizar os cartões de R$ 56 nas redes de supermercados e estabelecimentos comerciais.
"Vai atender a mais de 9800 alunos da rede pública municipal e minimizar os transtornos que esses alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica suportam. O cartão será custeado com recurso próprio da prefeitura, do tesouro municipal", diz.
"Esses alunos foram identificados com base no CAD Único e no Bolsa Família. O depósito será validado no cartão por volta do último dia do mês. Caso haja necessidade da suspensão das aulas, teremos em abril, maio e nos meses subsequentes", explica a prefeita.
Além disso, Jaqueline Coutinho afirma que as escolas entrarão em contato com as famílias avisando quando elas deverão retirar o cartão nos próprios estabelecimentos de ensino onde as crianças estão matriculadas.


'Cartão Merenda Social' vai garantir alimentação aos estudantes de Sorocaba

"Ele será garantido através do 'Cartão Merenda Social' durante o período que as aulas estiverem suspensas. Quando os alunos retornarem, terão direito a merenda dentro das próprias escolas"
"O valor é previsto para esse universo de alunos, já que está sendo utilizando o recurso da própria prefeitura, ou seja, não é um recurso federal. Já existe decisão do Tribunal da Justiça que se posiciona nesse sentido, as prefeituras podem ofertar o kit alimentação, kit merenda ou cartão merenda para alunos inseridos no CAD Único ou Bolsa Família", diz.
A prefeita ressalta que, na quarta-feira (22), haverá a contratação da empresa que vai administrar o cartão. Na sequência, após 10 ou 15 dias, o cartão será disponibilizado às famílias.
Hospital de campanha
Sobre o hospital de campanha na Arena Sorocaba, a prefeita alegou que foi construído em uma semana e contempla 84 leitos, sendo 80 de enfermaria e quatro de semi-intensiva. O local será administrado por uma entidade.
"A estrutura física está adequada aos padrões de exigência do Ministério da Saúde e agora vamos contratar as equipes que farão a operacionalização hospitalar desse sistema de suporte. Temos uma previsão em torno de 10, 15 dias", completa.
Votorantim
Em Votorantim (SP) será feita a distribuição de kits de merenda escolar para as famílias dos 12.800 alunos matriculados no sistema municipal de ensino e creches conveniadas.
A prefeitura complementou o dinheiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar para bancar os kits, que serão distribuídos a partir da próxima quinta-feira (23).

Votorantim promove distribuição de kits de merenda escolar — Foto: Divulgação


Além disso, as escolas vão informar o cronograma de distribuição e os moradores que não buscarem em até 15 dias irão perder o direito de receber o kit.
A prefeitura informou que, durante a paralisação das aulas, o contrato com a merenda escolar foi suspenso. Famílias de baixa renda da cidade também estão recebendo cestas básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim