terça-feira, 12 de maio de 2020

Estação espacial internacional passa pelo Brasil e é vista no interior de SP; veja vídeo

Por Eduardo Ribeiro Jr., G1 Sorocaba e Jundiaí

Estação passou a mais de 400 km de altitude e cerca de 28 mil quilômetros por hora; A ISS, da sigla em inglês International Space Station, pôde ser vista em Votorantim (SP).




Estação espacial internacional passa pelo Brasil e é vista no interior de SP

A estação espacial internacional, também chamada de ISS (da sigla em inglês International Space Station), passou sobre o Brasil na noite desta segunda-feira (11).
A estação pôde ser vista do interior de São Paulo. Um vídeo feito em Votorantim (SP) mostra o momento em que ela "cruzou" o céu brasileiro (veja acima).

Estação espacial internacional passa pelo Brasil — Foto: European Space Agency/Reproduçã

A passagem pelo Estado de São Paulo começou por volta de 18h25 e durou pouco mais de cinco minutos.
A ISS passou pelo Brasil a uma altitude de mais de 400 quilômetros, em uma velocidade de cerca de 28 mil km/h, segundo informações do site da Nasa, que monitora a estação em tempo real.

Estação espacial internacional foi vista em Votorantim — Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1

De acordo com o Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga, a ISS passou a altura máxima (também conhecida como elevação) de 59º (medida em graus nas coordenadas altazimutais), que representa a altura da estação espacial do horizonte.
O brilho da estação, que reflete a luz solar, chamou a atenção de quem a via com os pés no chão. Ainda conforme o clube de astronomia, a estação estava mais brilhante do que Vênus nesta noite, planeta que está em seu brilho máximo em 2020.


A Estação Espacial Internacional pode ser vista no céu quando seus painéis solares refletem a luz do Sol na direção certa — Foto: Nasa


A atual missão da ISS conta com três astronautas: o americano Chris Cassidy e os russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. O trio partiu do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à ISS no dia 9 de abril, em meio a pandemia de coronavírus.



A foto, tirada nesta quinta-feira (9) em Baikonur, no Cazaquistão, mostra os astronautas (da esquerda para direita) Chris Cassidy, da Nasa, e Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, da Roscosmos, indo em direção à nave que os levaria até a Estação Espacial Internacional. — Foto: Andrey Shelepin / Russian Space Agency Roscosmos / AFP


"A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis", explica o clube.


A foto, da agência espacial russa Roscosmos, mostra a nave Soyuz MS-16 partindo em direção à Estação Espacial Internacional levando os três astronautas, no dia 9 de abril, em Baikonur, no Cazaquistão. — Foto: Ivan Tim / Russian Space Agency Roscosmos / AFP

Assista: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/05/11/morador-do-interior-de-sp-registra-passagem-de-estacao-espacial-internacional-pelo-brasil.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim