terça-feira, 2 de junho de 2020

Após decreto estadual, comércio e serviços reabrem em cidades da região

Por G1 Sorocaba e Jundiaí


















Maioria dos municípios da região foi classificada na fase 2 do Plano São Paulo, que permite a abertura de comércios de rua, shoppings centers, concessionárias de veículos e escritórios imobiliários.

Comércio em Jundiaí na manhã desta segunda-feira (1º) — Foto: João Fernandes/TV TEM
Após a divulgação do plano para flexibilização da quarentena no estado na última semana, cidades das regiões de Sorocaba e de Jundiaí (SP) iniciaram a retomada de alguns serviços nesta segunda-feira (1º).
A maioria dos municípios da região foi classificada na fase 2 do Plano São Paulo, caracterizada pela cor laranja. Nela está permitida a abertura de comércios de rua, shoppings centers, concessionárias de veículos e escritórios imobiliários.


Após decreto estadual, comércio e serviços reabrem em Sorocaba — Foto: Natanael Farias/Arquivo pessoal

Segundo o decreto estadual, os serviços devem obedecer medidas de restrições, como também adotar rotinas rígidas de limpeza para garantir a segurança dos trabalhadores e clientes.
Confira abaixo como fica o funcionamento dos estabelecimentos nas cidades da região:
Sorocaba
Em Sorocaba, todos os comércios podem funcionar por, no máximo, quatro horas e com apenas 20% de capacidade de ocupação. O horário será das 9h às 13h.
Já nos shoppings centers, atividades de lazer para crianças, cinemas e praças de alimentação devem permanecer fechados e as lojas deverão funcionar apenas das 15h às 19h.
Empresas de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios funcionarão também das 15h às 19h. Igrejas, templos e afins podem funcionar com 30% da capacidade.
A partir desta segunda, a Urbes ampliou a frota dos ônibus do transporte público na cidade. Subiu de 40 para 50%, com 40 veículos a mais.

Urbes ampliou a frota dos ônibus do transporte público em Sorocaba — Foto: Anderson Cerejo/TV TEM
Jundiaí
Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, o comércio deve funcionar das 9h30 às 15h30 em Jundiaí. Já os shoppings devem ficar abertos das 14h às 20h de segunda-feira a sábado.
É obrigatório o uso de máscaras e os frequentadores devem manter as normas sanitárias. Deve ser oferecido álcool em gel e os espaços só podem ser ocupados por 20% do total. A temperatura será conferida na entrada.
As demais atividades autorizadas, como concessionárias e escritórios, também terão o horário regular de funcionamento, mas não inseridas na questão de seis horas de funcionamento, e poderão trabalhar com liberdade de horário, respeitando as medidas sanitárias.
O protocolo é único para as sete cidades que compõem o aglomerado urbano de Jundiaí.



Comércio reabre nas regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga nesta segunda-feira
Outras cidades
Em Itu, o horário do comércio é das 9h às 18h. Já os shoppings funcionarão das 12h às 20h. Pelo decreto, as igrejas voltam a receber os fiéis, mas obedecendo a certas regras de higiene e limite máximo de pessoas.
Os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética também podem abrir a partir de segunda, desde que respeitando as regras determinadas pela prefeitura.
Em Salto, as lojas só poderão funcionar das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 13h. Salões de beleza e barbearias devem continuar fechados, segundo o decreto da prefeitura.
Em Salto de Pirapora, as barbearias e salões de beleza continuam fechados. O comércio funcionará das 9h às 18h. Aos sábados, as lojas atenderão das 9h às 14h. Barbearias e salões de beleza continuam fechados.
Em Araçoiaba da Serra, o comércio fica aberto das 10h às 19h nos dias de semana. Aos sábados, deve funcionar das 10h às 14h.
Em São Roque, o atendimento no comércio será de quatro horas diárias, de segunda a sábado, das 10h às 14h. Fora desse período, poderá ser feito por sistemas de entrega e drive-thru.
Pousadas também poderão abrir, atendendo com 40% da capacidade, sem uso das áreas comuns e hospedagem exclusiva paras fins de trabalho. O transporte público retorna com até 70% da frota, ainda por definição após estudo da nova demanda de usuários.
Em Votorantim, os prédios de numeração ímpar poderão abrir das 14h às 18h, na semana do dia 1º a 7 de junho, e das 9h às 13h na semana seguinte, de 8 a 14 de junho. Os estabelecimentos comerciais que estão fora da zona central da cidade poderão funcionar, diariamente, das 14h às 18h.


Após decreto estadual, comércio e serviços reabrem em cidades da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim