A partir desta segunda-feira (29), 48 municípios da região passam a abrir apenas o comércio essencial.

Cidades da região de Sorocaba voltam a ter apenas serviços essenciais funcionando
As cidades da região de Sorocaba (SP) começaram, nesta segunda-feira (29), a aplicar as medidas da fase vermelha do Plano São Paulo. Na última semana, o Governo Estadual anunciou, durante uma coletiva, que os municípios deveriam tomar precauções mais rígidas contra o coronavírus.
Dentre as cinco fases propostas no plano, a vermelha é a mais restritiva. Somente comércios considerados essenciais podem funcionar, entre eles mercados e farmácias. Todo o restante deve permanecer fechado.
No dia 19 de junho, a Prefeitura de Sorocaba aceitou adotar as medidas da fase vermelha, mesmo ainda estando na laranja, após uma recomendação do Governo Estadual, devido ao aumento da ocupação de leitos, casos confirmados e mortes.
Com isso, a cidade passou uma semana com as medidas mais restritivas, enquanto as outras 47 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) permaneceram na fase laranja.
Nas 48 cidades do DRS de Sorocaba, o aumento do número de casos foi de 168% em apenas uma semana. Por isso, o Governo Estadual resolveu rebaixar toda a região para a fase vermelha na última sexta-feira (26).
Por meio de nota, as prefeituras das cidades de Sorocaba, Itu e Votorantim informaram à TV TEM que irão seguir as medidas propostas pelo Governo Estadual. Inclusive, um shopping que fica entre Sorocaba e Votorantim e que causou polêmica ao anunciar que manteria somente metade das lojas funcionando na última semana informou que irá paralisar toda a atividade a partir desta segunda.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/y/v/jUaMqAQAqLRR4q0b1uIg/whatsapp-image-2020-06-02-at-11.06.26.jpeg)
Cidades da região de Sorocaba começam a aplicar medidas da fase vermelha do Plano SP — Foto: Reprodução/TV TEM
São Roque
Já o prefeito de São Roque (SP), Claudio Góes, disse que não vai seguir a fase vermelha do Plano São Paulo e que vai manter o município na fase laranja, que é menos restritiva. Ele falou que, com os dados da cidade, São Roque poderia estar na fase amarela, que permite também a abertura de bares e restaurantes
Em nota, o Governo Estadual informou que "os decretos e ações dos municípios precisam observar a classificação dada pelo Plano São Paulo, que foi baseada no panorama de evolução da doença e na capacidade de atendimento da saúde pública nas suas regiões".
Disse ainda que mantém um diálogo permanente com prefeitos, setores produtivos e sociedade civil para planejar uma retomada consciente das atividades econômicas após a pandemia.
Além disso, Doria mencionou em diversas entrevistas coletivas que os municípios podem apenas tomar medidas mais restritivas e nunca menos, e que, se o fizerem, podem ter que responder ao Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.