Por Wilson Gonçalves Jr., TV TEM
Enquanto Sorocaba recuou para a fase 1 da flexibilização, que só permite a abertura de comércio essencial, Votorantim continua na fase 2, que libera a abertura de shoppings.
Shopping fica na divisa entre Sorocaba (fase vermelha) e Votorantim (fase laranja) — Foto: TV Globo/Reprodução
O Ministério Público recomendou que o shopping que ficou "dividido" entre os municípios de Sorocaba e Votorantim (SP), feche as lojas não essenciais em 24 horas. Se não ocorrer o fechamento, o MP vai entrar na Justiça.
No documento, a promotora Cristina Palma diz que há a necessidade de preservação da saúde da coletividade e cita também a proteção dos funcionários, lojistas e frequentadores.
“Composto, em grande parte, por sorocabanos, e diante da localização do condomínio em Sorocaba, e de parte do empreendimento neste território, onde o comércio está proibido, seja determinado o fechamento das atividades comerciais não essenciais, observando-se as restrições estabelecidas no decreto do município de Sorocaba", afirma.
Shopping fica 'dividido' entre lojas que podem abrir e outras que precisam fechar
A situação inusitada ocorreu depois que a Prefeitura de Sorocaba resolveu recuar para a fase 1 do Plano São Paulo, diante do esgotamento dos leitos de UTI da rede pública da cidade para pacientes com coronavírus.
A maioria das lojas do Shopping Iguatemi Esplanada está do lado de Votorantim e funciona das 15h às 19h, de acordo com as regras da fase 2 do plano de flexibilização.
Já as lojas do lado de Sorocaba ficam fechadas pelo menos até a próxima sexta-feira (26), quando a prefeitura vai avaliar a situação da pandemia na cidade para decidir se tentará retornar à fase 2. Os serviços de delivery e drive-thru continuam funcionando normalmente.
Anteriormente, a assessoria do shopping reforçou que o estabelecimento seguia com o cumprimento de recomendações das autoridades da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, como limitação da capacidade e uso obrigatório de máscaras.
Fachada do Shopping Iguatemi Esplanada, que fica na divisa entre Sorocaba e Votorantim — Foto: Alex Cardim/TV TEM
Fases do Plano São Paulo
Durante o período de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.
Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de UTIs, com o número de pessoas infectadas pela Covid-19. Entenda:
Na fase vermelha (fase 1) não é permitida a abertura do comércio;
Na fase laranja (fase 2) é permitida a abertura do comércio com restrição;
Na fase amarela (fase 3) é permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;
Na fase verde (fase 4) é permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;
E na fase azul (fase 5) é permitida a abertura total do comércio, sem restrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.