Enquanto alguns municípios anunciaram a reabertura do comércio de rua, Sorocaba vai continuar com as medidas da fase vermelha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/x/v/Luy7bGSiqIzzqa2kqDHg/sroque.png)
São Roque (SP) reabre comércio nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/TV TEM
Algumas cidades da região de Sorocaba (SP) voltam a abrir o comércio de rua nesta segunda-feira (13). Isso porque todo o Departamento Regional de Saúde (DRS) avançou para a fase laranja do Plano São Paulo na última sexta-feira (10).
A fase é a segunda menos restritiva do plano. Nela, municípios podem abrir comércios de rua que oferecem serviços não essenciais. No entanto, devem ser seguidas medidas de higiene e distanciamento determinadas pelas autoridades de saúde.
Dentre as cidades que anunciaram a reabertura dos serviços estão Itu, São Roque, Araçariguama, Iperó, Capela do Alto, Piedade, Salto e Araçoiaba da Serra (SP).

Apesar do avanço para a fase laranja, Sorocaba segue com o comércio fechado
Já Sorocaba anunciou na sexta-feira que, mesmo na fase laranja, irá continuar com as medidas propostas na fase vermelha. Segundo a prefeita Jaqueline Coutinho, a decisão foi tomada com base nos dados de ocupação de leitos e UTI e também no número de casos de Covid-19 na cidade.
"Seria uma irresponsabilidade, uma incongruência diante da saturação da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI nós abrirmos as atividades econômicas de forma que a proliferação da doença poderia se alastrar", disse durante coletiva de imprensa.
Na manhã desta segunda-feira (13), um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao prédio da prefeitura para pedir a reabertura do comércio.
Em nota, o pode público informou que "respeita e compreende o posicionamento dos manifestantes" e disse que eles foram atendidos por um grupo de assessores. Também reforçou que a decisão de deixar o comércio fechado será mantida.
Até o momento, o município de Sorocaba possui 8.272 casos confirmados de coronavírus, sendo 164 mortes. O número de pacientes curados chegou a 7.314.
Além de Sorocaba, Votorantim também optou por manter as medidas mais restritivas. Já em Alumínio, a prefeitura anunciou que decidiu manter a cidade na fase vermelha até esta terça (14) e, depois, decidirá se mantém ou se muda o decreto municipal.
Jundiaí
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/M/B/ncAIxaQia8VMprnJLDPA/jundiai.jpg)
Jundiaí mantém comércio fechado nesta segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/TV TEM
Já a região de Jundiaí (SP) não avançou de fase e continua na vermelha. O município faz parte do DRS de Campinas (SP), que está com a ocupação de leitos acima de 80%.
No fim de semana, a cidade de Jundiaí ultrapassou os cinco mil casos confirmados de coronavírus, com 236 óbitos pela doença. O número de pacientes curados chegou a 4.234.

Jundiaí aguarda resposta sobre pedido de desmembramento da região de Campinas
Portanto, nesta segunda, nada muda com relação à abertura dos estabelecimentos. Somente aqueles que oferecem serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, podem funcionar.
Até a manhã desta segunda, a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade é de 76% na rede pública e 64% na rede particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.