A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 32 cirurgias eletivas durante a primeira semana do mutirão no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. Os procedimentos tiveram início em 1º de março e foram feitos em crianças e adultos.
O mutirão envolve cirurgias eletivas das especialidades de ginecologia, urologia, ortopedia, pediatria e vascular. Esses procedimentos estavam paralisados desde março do ano passado devido à pandemia do novo coronavírus.
Nesta segunda-feira (8) o mutirão teve sequência com sete cirurgias pediátricas. Uma delas envolveu o neto da auxiliar de enfermagem Simone Aparecida Vieira de Souza, 42 anos, moradora de Votorantim.
A criança, de 5 anos, foi submetida a uma cirurgia de fimose. Segundo Simone, o procedimento havia sido agendado em setembro de 2020.
Segundo a avó, todo o procedimento feito nesta segunda-feira foi rápido e eficiente. "O meu neto chegou ao hospital às 5h e a cirurgia foi feita às 8h30. Correu tudo bem", comenta.
Para suprir a demanda de pacientes à espera de uma cirurgia eletiva, a Unidade de Pronto Atendimento Materno Infantil - anexada ao hospital - deixou no início de março de atender temporariamente crianças e jovens de 0 a 13 anos de idade. A estrutura tem sido usada pelo hospital municipal com 11 leitos clínicos cirúrgicos. O espaço tem recebido pacientes pré e pós-cirúrgicos.
Segundo a Secretaria de Saúde, o novo espaço do hospital municipal não precisou de adequações e nem da aquisição de equipamentos. O trabalho tem sido desenvolvido por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da própria instituição de saúde.
Já o atendimento às crianças foi direcionado à UPA do Parque Jataí. Uma ala foi destinada especialmente aos pacientes de até 13 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.