quinta-feira, 27 de maio de 2021

Votorantim inicia cadastro para pessoas entre 40 e 44 anos com comorbidades receberem a vacina contra Covid-19



O cadastramento também está aberto para pessoas com  transtorno do espectro autista (TEA) entre 40 e 59 anos, doença renal crônica estágio 3, síndrome nefrótica e doenças neurológicas crônicas
 
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o cadastro para pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades receberem a vacina contra a Covid-19. O processo deve ser feito de forma presencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). 
 
O cadastro também está aberto para pessoas com  transtorno do espectro autista (TEA) entre 40 e 59 anos. Essa população-alvo foi incluída no grupo com deficiência permanente, o qual recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 
 
Para receber a vacina, as pessoas as quais recebem o BPC precisam apresentar algum documento para comprovar a deficiência. Também é necessário ter em mãos o número do benefício.
 
Pessoas com doença renal crônica estágio 3, síndrome nefrótica e doenças neurológicas crônicas também estão incluídas nessa nova fase de cadastro. O mesmo ocorre com gestantes e puérperas com comorbidades.
 
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde receberá mais um lote de vacinas. Serão 1.990 doses.
 
A previsão da Secretaria de Saúde é iniciar a vacinação em pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades nesta sexta-feira (28). A aplicação será feita na praça Lecy de Campos, após lista elaborada pelo governo municipal.
 
Relatório
 
Pacientes com comorbidades, definidas pelo Ministério da Saúde, foram classificados como prioritários para receberem a vacina contra a Covid-19. Para disciplinar esse processo de cadastramento, a Prefeitura de Votorantim elaborou uma declaração médica para portadores de doenças contida no endereço eletrônico www.votorantim.sp.gov.br/comorbidades/.
 
O paciente atendido na rede particular (clínicas médicas ou hospitais) precisará preencher essa declaração. Já a pessoa com histórico de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) preencherá a declaração na UBS na qual faz acompanhamento.
 
Nas UBSs, o preenchimento do relatório será feito pelo médico da unidade de saúde, o qual atende o paciente com a comorbidade. No momento da vacinação será obrigatório a apresentação do documento preenchido e carimbado pelo médico responsável. A cópia ficará retida. A pessoa deverá apresentar também a identidade com CPF, além do comprovante de residência em Votorantim no nome do paciente.
 
Comprovação
 
O controle faz parte das orientações do Ministério da Saúde e também do acordo feito com o Ministério Público e a Prefeitura de Votorantim. 
 
O médico deverá preencher essa declaração médica para portadores de comorbidades somente se o paciente tiver enquadrado nas situações clínicas elencadas pelo Ministério da Saúde. A pessoa com qualquer outra comorbidade, diferente às previstas no relatório, precisará aguardar novas orientações sobre a vacinação.
 
A declaração consta no site da Prefeitura de Votorantim. É preciso que a pessoa baixe o documento em PDF, imprima e preencha todos os campos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim