CRUZEIRO DO SUL
ANA CLAUDIA MARTINS
SEDE DO GRUPO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE SOROCABA QUE FAZ A LOGÍSTICA LOCAL DE DISTRIBUIÇÃO DE DOSES PARA AS CIDADES DA REGIÃO. (CRÉDITO: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (10/2/2021))
As cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) aguardam mais informações e doses da vacina contra a Covid-19 para iniciar os preparativos da imunização de adolescentes, de 12 a 17 anos, contra a doença. A medida foi anunciada pelo governo estadual no último dia 11 de julho inicialmente prevista para começar a partir do dia 23 de agosto. Porém, na quarta-feira (28), o governo paulista anunciou a antecipação da vacinação contra o novo coronavírus para o próximo dia 18 de agosto.
O Cruzeiro do Sul questionou algumas cidades da RMS para saber como elas estão se preparando para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos.
A Prefeitura de Sorocaba informa que o município comemorou essa antecipação e, desde já, aguarda o envio dessas novas doses. “Tão logo chegarem, novas ações de vacinação já serão definidas e, em seguida, informadas à população e à imprensa”, aponta a gestão municipal.
A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informa que a imunização dos adolescentes será feita por meio de cadastro em site do município e agendamento para a aplicação das doses. O município informou, ainda, que o público total estimado em Araçoiaba de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, é de 2.580 pessoas. “Dependemos do número que receberemos do Estado para iniciar a vacinação no dia 18 de agosto”, informa.
A Prefeitura de Itapetininga informou, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, que aguarda a oficialização da ampliação do calendário de vacinação contra a Covid-19, por meio de Nota Técnica enviada pelo governo estadual, com as orientações e recomendações pertinentes ao novo público.
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, informa que para a vacinação de adolescentes será utilizada a mesma estratégia vigente para as demais faixas etárias, mediante agendamento. “A população estimada nessa faixa é em torno de 10 mil pessoas. O município segue as determinações dos planos nacional e estadual de imunização, assim como depende do recebimento de doses necessárias para a vacinação”.
3,2 milhões de adolescentes
De acordo com o governo estadual, a estimativa é vacinar 3,2 milhões de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, nos 645 municípios do Estado. “A inclusão deste público se deve à aquisição de lotes extras de imunizante para atender a demanda”, informa a Secretaria de Estado da Saúde.
Conforme o calendário estadual de vacinação contra a Covid-19, a partir de 18 de agosto, a imunização começa com a priorização dos que possuem deficiências e comorbidades. Este grupo deve ser inteiramente vacinado com pelo menos uma dose até o dia 29 de agosto.
Os demais adolescentes poderão se vacinar na sequência. Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos que têm idade de 15 a 17 anos. Na sequência, os que têm de 12 a 14 anos serão imunizados no período de 6 a 12 de setembro. (Ana Cláudia Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.