Theo Siqueira de Proença Singh, de Sorocaba (SP), é musicista desde os oito anos. No último ano, ele participou de 10 concursos internacionais e ficou entre os primeiros colocados em nove deles, tendo conseguido duas premiações em 1º lugar.
Menino de 13 anos ganha bolsa de estudos na Europa após participar de concursos internacionais de piano — Foto: Arquivo pessoal
Um menino de 13 anos de Sorocaba (SP) ganhou uma bolsa de estudos em uma escola da Inglaterra após ter participado de vários concursos nacionais e internacionais de piano. O embarque está marcado para a próxima quinta-feira (12).
Theo Siqueira de Proença Singh conseguiu a bolsa de estudos integral após chamar atenção da escola inglesa onde participou de um dos concursos. Ele concorreu com 107 pianistas de até 17 anos de todas as partes do mundo.
"Perguntaram se meu filho tinha interesse, porque ele era muito bom e estava entre os finalistas e ficaram encantados com a musicalidade dele. Além de técnicas, ele passa muita emoção quando toca. Ele é uma criança de altas habilidades, movido a desafios", conta a mãe, Adriane Singh.
A escola está fazendo uma parceria com uma marca de piano e, a partir deste verão, terá uma academia do instrumento dentro do colégio. Além da bolsa de estudos, Theo foi convidado a tocar na inauguração da academia, no dia 2 de setembro.
"A gente está nessa emoção, na correria de preparar ele para ir. Ele vai tocar uma música chamada 'Brasileira', um dueto com o professor da academia de música lá, e vai tocar uma das peças do repertório que ele tem estudado nesse último ano".
Na mesma semana em que recebeu o convite, saiu o resultado do concurso, no qual Theo foi premiado em segundo lugar e ganhou £ 500, o equivalente a cerca de R$ 3,6 mil.
"Estou feliz e curioso. Nunca tive essa experiência, mas tenho certeza que vai dar tudo certo. Conversei com meus pais e estou curioso. Tenho uma noção de como tudo vai ser, mas ainda não tenho certeza. Acho diferente", conta o jovem ao G1.
Grande passo
Com uma mistura de emoções, a família sabe que este é um grande passo para um menino muito novo e o orgulho prevalece.
"É uma grande oportunidade para um brasileiro e eu entendo que ele está colhendo o que ele plantou", diz a mãe.
Adriane viaja com Theo até a Inglaterra, onde fica até setembro. Depois volta ao Brasil, pois tem um outro filho de 11 anos. Como a escola é um internato, os encontros entre eles vão acontecer aos fins de semana.
O pequeno pianista está confiante, pois batalhou muito até chegar aqui. "Não adianta esperar cair do céu, tem que trabalhar. Sempre ouço: 'nossa você é talentoso'. Sim, eu tenho um dom, mas é com muito estudo. Não espere os sonhos irem até você, tem que conquistar. O que eu faço não é nada perto dos professores que eu tenho", comenta Theo.
Théo Singh foi o único brasileiro premiado em concurso internacional — Foto: Adriane Singh/Arquivo pessoal
Quem faz parte dessa história também se orgulha de uma maneira muito especial, como a professora Marisa Rosana Lacorte.
"Ele ganhou essa bolsa por conta do piano e eu fiquei muito feliz. É uma coisa de sonho e tenho muito orgulho de fazer parte dessa fase. Vou sentir falta, porque não tenho alunos, tenho filhos e netos", relata.
"Eu aposto muito que ele vai ter um futuro no mundo da música, mas eu deixo muito livre para que ele não se sinta obrigado a seguir isso, que ele vá sempre com o coração dele", finaliza a mãe.
Desde a barriga da mãe
Menino de 13 anos ganha bolsa de estudos na Europa após participar de concursos internacionais de piano — Foto: Arquivo pessoal
Theo é musicista desde os oito anos, quando se apaixonou pelas aulas de música e o piano virou seu instrumento favorito. No entanto, ao G1, a mãe conta que a história do menino com a música é ainda mais antiga.
"A história dele com a música começou dentro da barriga, na gravidez, ouvindo música clássica. Voltamos para Sorocaba quando ele tinha dois anos e ele começou a fazer aula de musicalização infantil no Conservatório Rogério Cury. Com sete anos, foi época de escolher um instrumento e ele optou pelo piano", relata.
A primeira audição de piano foi aos sete anos, tocando "Star Wars Theme". A paixão pela música se intensificou aos oito anos, quando Theo encontrou uma professora em Votorantim (SP) que despertou ainda mais o amor dele pelo instrumento.
Morador de Sorocaba é premiado em concurso internacional na Espanha — Foto: Adriane Singh/Arquivo pessoal
A primeira premiação veio um ano depois, em 2017, quando o menino tinha apenas nove anos. Theo ficou em terceiro lugar no 26º Concurso de Piano da Faculdade e Conservatório Souza Lima, em São Paulo (SP)
Já a primeira conquista internacional chegou aos 11 anos, quando ele ganhou um prêmio de musicalidade e duas bolsas para estudar um mês na Espanha e em Nova Iorque.
Sonhos cancelados
Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitos dos sonhos do pequeno pianista tiveram que ser cancelados. A mãe conta que contratou a professora Marisa, de Santo André (SP), e o menino começou a fazer aulas online.
"Foi um grande desafio, mas ele entende que é um requisito para avançar etapas. Em pouco tempo, ele fez um progresso muito bom, ele é muito estudioso", conta a professora.
Theo Singh fazia aulas online de piano na pandemia com a professora Marisa Rosana Lacorte — Foto: Arquivo pessoal
Mesmo em casa, Theo voltou a participar de concursos, mas tudo online. Os vídeos eram gravados pela mãe e os resultados começaram a ser surpreendentes.
"Ele ficou em 6º lugar no concurso da Itália, 4º lugar no concurso da Malásia, de Viena ele pegou o 3º lugar, 2º na Academia Europeia de Música e 1º dos Jovens Talentos Musicais de Londres. No último ano, o Theo participou de dez concursos internacionais e em nove esteve entre os primeiros colocados, tendo duas premiações em 1º lugar. É muito orgulho", comenta a mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.