Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Medida será feita em sistema de revezamento, com presença de 50% dos alunos em cada sala de aula.
Votorantim (SP) retoma as aulas presenciais nas escolas municipais nesta quarta-feira (4). A medida será feita em sistema de revezamento, com a presença de 50% dos alunos em cada sala de aula.
O retorno às aulas presenciais vai beneficiar crianças e jovens matriculados no maternal um e dois, na pré-escola e no ensino fundamental - entre o primeiro e o quinto ano. A medida envolve crianças entre dois e dez anos.
Cada turma de alunos será dividida em duas. A primeira vai frequentar presencialmente as aulas durante uma semana. Já a outra ficará em casa e fará atividades impressas. Com o objetivo de evitar aglomeração no ambiente escolar, a inversão das turmas será feita a cada semana.
No maternal um e dois, o revezamento vai acontecer de forma diferente. Metade das crianças de uma sala de aula estará presente no período da manhã, enquanto a outra parte irá à escola no horário da tarde.
O município tem mais de 12 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. O retorno das aulas presenciais será feito em 57 instituições de ensino da cidade.
Apenas o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Sueli Gazolli Campos, no Jardim Serrano, terá o reinício adiado devido às manutenções realizadas na estrutura física do prédio. Dessa forma, os alunos vão continuar estudando com as atividades remotas.
As crianças matriculadas no berçário da rede municipal de ensino também não retornarão às atividades presenciais nesta quarta-feira. A expectativa é que essa retomada aconteça em setembro.
A retomada das aulas presenciais será feita obedecendo aos protocolos do Plano São Paulo. Assim, todos os funcionários e alunos terão a temperatura aferida e haverá álcool em gel em todas as instituições de ensino.
Na terça-feira (3), os diretores das 58 escolas municipais de Votorantim participaram de um encontro remoto com profissionais da Secretaria de Saúde. A conversa foi ministrada por uma médica sanitarista e por uma enfermeira da pasta.
O objetivo do encontro foi tirar dúvidas e estabelecer procedimentos sobre higiene e distanciamento social no ambiente escolar. Protocolos como limpeza no ambiente escolar, higienização de mesas, cadeiras, brinquedos e de possíveis surtos foram repassados aos profissionais da educação.
Reforço escolar
Em junho, o primeiro passo para o retorno às aulas presenciais foi dado com a implementação do reforço escolar. O projeto é conduzido por 65 professores em 25 escolas municipais da cidade. Os profissionais atuam com turmas reduzidas de alunos, atendendo aos protocolos sanitários relacionados à pandemia da Covid-19.
O trabalho de reforço escolar é voltado para os alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental e acontece durante o contraturno das aulas. O objetivo do projeto é recuperar a aprendizagem dos alunos sem aulas regulares desde março de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.