quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Crise hídrica - Ministério Público e Polícia Ambiental fazem fiscalização sobre situação da represa de Itupararanga

Jornal Cruzeiro do Sul
MARCEL SCINOCCA

Operação montada nesta quinta-feira (2) está verificando vazão e situação das margens do local


ALÉM DE VIATURAS, OPERAÇÃO CONTA COM DOIS BARCOS DA POLÍCIA AMBIENTAL (CRÉDITO: MANUEL GARCIA)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), e a Polícia Ambiental, fazem nesta quinta-feira (2) uma operação para fiscalizar a situação da represa de Itupararanga.


A ação foi iniciada por volta das 5h30, quando as equipes da Ambiental deixaram a base, no Alto da Boa Vista, com destino a Itupararanga, em Votorantim, Dois barcos estão sendo usados na operação. “Vamos verificar se tem captação de água clandestina, que pode comprometer a qualidade da água do reservatório e eventuais crimes ambientais que possamos encontrar, em situação de flagrante”, afirma o promotor Antonio Domingues Farto Neto. Ele lembrou ainda da importância da redução da vazão realizada pela empresa que administra o local. “Isso preserva um pouco o reservatório”, avalia. A análise da vazão ocorreu antes da vistoria, feita às margens da represa.

“Realmente, a situação é alarmante e preocupaste”, afirma o capitão Felipe, que coordena a ação da parte da Polícia Ambiental, sobre o nível atual da represa. Ele também ressaltou a necessidade de conscientização sobre o consumo de água e energia elétrica. A ação também conta com a participação da Prefeitura de Sorocaba. André Moron, chefe de Gabinete do Executivo sorocabano, acompanha a fiscalização do MP e da Ambiental.

Após a expedição pelas margens de Itupararanga, cada instituição deverá fechar um relatório sobre o situação. Os documentos serão encaminhados para o Comitê de Bacias do rio Sorocaba e Médio Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim