quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Exposição fotográfica retrata as memórias de Votorantim


As 18 imagens ficarão expostas no Paço Municipal até 21 de janeiro de 2022

A exposição "Memórias da Cidade" foi inaugurada nesta quinta-feira (2) no saguão do Paço Municipal. A coletânea conta com 18 fotos sobre o cotidiano, a cultura, os costumes e a urbanização de Votorantim.

As imagens estão dispostas em totens e possuem textos explicativos. Algumas fotografias possuem um QR COde e, por meio dele, o visitante pode ter acesso a conteúdos extras.

Uma das imagens da exposição mostra o Salto Votorantim, nome histórico e geográfico da popular Cachoeira da Chave. O registro foi feito em 1885 por Julio Wieczerski Durski.

A fotografia é considerada um precioso registro histórico, pois é considerada a mais antiga imagem da cachoeira. Vale lembrar que Votorantim tem origem no termo tupi guarani "Ybytyra-tin", cujo significado aproximado é "Montanha Branca" - devido ao salto d'água.

A podóloga Raquel Pedro, 56 anos, esteve no Paço para acompanhar a abertura da exposição. Ela nasceu em Votorantim dois anos após a emancipação e disse ter "voltado ao tempo" ao ver uma foto da década de 1970 da Igreja Matriz e da estrada do Lageado. "Eu me lembro perfeitamente da construção, me veio à memória", conta.

Raquel também se emocionou na exposição porque o próprio pai, Darci Pedro, participou do movimento de emancipação político-administrativo de Votorantim. Ele foi um vanguardeiro.

A coletânea de fotos, integrante do Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni (Muvem), estará disponível para visitação no Paço Municipal até 21 de janeiro de 2022. Os dias e horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim